Seleção de pessoal

IEL dá dicas de recrutamento em contratações de fim de ano

Quando não se aplica bons critérios nessa etapa do processo de contratação, inúmeras falhas podem ocorrer e comprometer tanto a produtividade da empresa, quanto prejudicar o desenvolvimento da carreira do profissional

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Recrutamento é uma das etapas de seleção desenvolvida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) no Maranhão
Recrutamento é uma das etapas de seleção desenvolvida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) no Maranhão (recrutamento)

Investir no capital humano é um grande diferencial para as empresas alcançarem bons resultados. Diante desse fator, realizar um recrutamento e seleção eficaz ajudará os gestores a encontrar os colaboradores certos para cada vaga, que atendam às necessidades exigidas para o posto de trabalho. Quando não se aplica bons critérios nessa etapa do processo de contratação, inúmeras falhas podem ocorrer e comprometer tanto a produtividade da empresa, quanto prejudicar o desenvolvimento da carreira de um profissional.

Nos últimos meses do ano, no Maranhão, assim como em outros estados brasileiros, alguns setores como comércio e indústria têm a necessidade de fazer contratações temporárias para atender a população nas compras de final de ano. Ainda nesses casos, é preciso dedicar a atenção necessária aos processos de recrutamento, pois, com a missão de reduzir custos e aumentar as margens de lucro, é muito comum se deparar com empresas que optam por contratar candidatos menos experientes em vez de investir em um bom capital humano.

Para Alexandro Henrique Correa Feitosa, psicólogo e analista de recursos humanos, mestre em Psicologia e especialista em Gestão de Pessoas, com 20 anos de atuação no mercado maranhense, o maior problema na seleção de candidatos em processos seletivos é a falta de mão de obra em plenas condições de atender o perfil desenhado para uma determinada vaga.

“Acredito que esse é o novo/velho problema, sobretudo, se essa vaga exigir competências que tenham a ver com os aspectos relacionados à gestão. Por outro lado, como estamos vivendo em um momento tecnológico, digamos assim, as mudanças ocorrem muito rapidamente e exigem dos profissionais essa percepção. Portanto, estar antenado com a tecnologia e com o contexto das empresas digitais, por exemplo, é algo que vem se tornando cada vez mais importante no perfil dos candidatos o que, para nós, que trabalhamos com recrutamento e seleção, acaba se tornando um diferencial interessante a ser observado nesses candidatos”, destacou Alexandro Feitosa.

Entretanto, para os candidatos, uma coisa não mudou: a necessidade de se ter um currículo objetivo e que se enquadre perfeitamente ao perfil do processo seletivo, o que os recrutadores chamam de currículo limpo.

Para a administradora de empresas, Ralliane dos Santos Brandão, 36 anos, que estava há um ano e três meses desempregada e passou por oito processos seletivos nesse período, o currículo realmente é um dos calcanhares de Aquiles para quem busca se recolocar no mercado.

“Como passei três anos em uma empresa e fui promovida, na época, não tive a preocupação em alimentar as informações referentes aos cargos. Quando me sentei para verificar e atualizar, percebi que havia que revisar e estudar como melhorar a minha apresentação. Foi quando descobri um grupo chamado Conexões, no LinkedIn. É um grupo voluntário que ajuda pessoas fora do mercado promovendo ciclos com conteúdo: Currículo, Entrevistas, Finanças, Língua Portuguesa, Finanças, Sites de Emprego, Inglês e Planejamento e Networking. E ao final recebemos um reconhecimento de participação, após respondermos algumas perguntas. Foram eles que me ajudaram a melhorar tanto o meu currículo, quanto à forma de pensar. Enxergar uma oportunidade melhorou minha autoestima, meu ânimo, neste momento”, enfatizou a administradora, que há dois meses foi contratada por uma indústria maranhense.

Recrutamento seguro
Para a analista de recrutamento e seleção do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade do Sistema Fiema, Isabelle Campelo, que trabalha especificamente nessa área, em um bom recrutamento, aspectos importantes como produtividade, competências emocionais e competitividade são levados em consideração. E embora existam diversas maneiras de simplificar o recrutamento, alguns casos exigem um pouco mais de atenção, como as vagas muito específicas ou que requerem um alto índice de qualificação profissional. Para esses cenários, uma boa alternativa é encontrar um especialista em recrutamento e seleção. Pode ser desde uma empresa terceirizada ou até mesmo rastrear em sua equipe um colaborador que tenha as qualificações necessárias para encabeçar um processo como esse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.