Música

Cidades maranhenses recebem apresentação do Quinteto de Metais da OSB

Pedreiras, Trizidela do Vale, Lima Campos, Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes receberão concertos do projeto Conexões Musicais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Quinteto de Metais da OSB se apresentará em cinco cidades
Quinteto de Metais da OSB se apresentará em cinco cidades (Quinteto Metais OSB)

São Luís - Esta semana, cinco municípios do Maranhão recebem o Conexões Musicais, projeto de responsabilidade social da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). Pedreiras, Trizidela do Vale, Lima Campos, Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes, municípios da região do Médio Mearim receberão pela primeira vez apresentações do Quinteto de Metais da OSB.

Criado em 2017, o Conexões Musicais tem como objetivo criar uma rede de interação em cidades do interior, promovendo o acesso à cultura e à informação. No Maranhão, o projeto conta com o incentivo da Eneva, empresa brasileira integrada de geração de energia que atua na região.

Formado por Nilson Coelho e Jessé Nascimento (trompete), Eliezer Conrado (trompa) e Ricardo Santos e Elber Ramos (trombone), o Quinteto de Metais da OSB apresentará ao público um programa composto por obras de Pixinguinha, Ary Barroso, Gilberto Galiardi, entre outros compositores. Todas as apresentações terão entrada gratuita e começarão às 19h30.

Neste sábado, os integrantes do quinteto ministram workshops para músicos e estudantes de música moradores dessas cinco cidades, na Escola Carlos Martins, em Pedreiras. Os participantes terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos com instrumentistas de uma das principais orquestras do país, gratuitamente. Serão aulas de trombone, trompete e trompa.

Em setembro deste ano, educadores da rede pública de ensino desses municípios tiveram a oportunidade de participar do “Orquestra em Sala”, que representou o primeiro contato da OSB com essas comunidades. Na ocasião, professores foram capacitados para replicarem a seus alunos os conhecimentos adquiridos sobre o universo da música de concerto, o funcionamento de uma orquestra sinfônica e o trabalho dos músicos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.