COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
ELIZABETH Rodrigues e a irmã Ceres Murad, Reitora da UNDB Centro Universitário, parabenizando o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos após sua brilhante palestra em São Luís, que teve apoio da UNDB. Segundo Ceres, ter a oportunidade de ouvir de perto as ideias e reflexões do Prof. Boaventura é mais que um privilégio, é um convite inspirado à ação em prol de um mundo mais justo.
ELIZABETH Rodrigues e a irmã Ceres Murad, Reitora da UNDB Centro Universitário, parabenizando o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos após sua brilhante palestra em São Luís, que teve apoio da UNDB. Segundo Ceres, ter a oportunidade de ouvir de perto as ideias e reflexões do Prof. Boaventura é mais que um privilégio, é um convite inspirado à ação em prol de um mundo mais justo.
O CASAL Fabiola e Marcelo Brasil, Presidente do Grupo Potiguar, com as filhas Natália e Camila e o genro Caio Mendes, que acaba de abrir uma nova loja do grupo, na Av. dos Africanos
O CASAL Fabiola e Marcelo Brasil, Presidente do Grupo Potiguar, com as filhas Natália e Camila e o genro Caio Mendes, que acaba de abrir uma nova loja do grupo, na Av. dos Africanos
AS EMPRESÁRIAS Pollyana Barros e Petrúcia Dias comandam hoje a comemoração dos 20 anos de sua loja VOX, com uma balada no Rooftop do Executive Lake, na Lagoa
AS EMPRESÁRIAS Pollyana Barros e Petrúcia Dias comandam hoje a comemoração dos 20 anos de sua loja VOX, com uma balada no Rooftop do Executive Lake, na Lagoa

Palestra no Blue Tree
O português Boaventura de Sousa Santos, Doutor em Sociologia pela Universidade de Yale, é atualmente um dos mais aclamados pensadores e investigadores científicos em ação, com diversas pesquisas nas áreas de Sociologia do Direito, Sociologia Política, e muitos estudos em temas da pós-modernidade como a globalização, direitos humanos e democracia participativa, entre muitos outros.
Professor Universitário e escritor, Boaventura é responsável por influenciar diversas gerações de acadêmicos com seu trabalho.
E sua vinda a São Luís teve como foco a palestra sobre O Futuro dos Direitos Humanos, proferida por ele com mediação da Profa. Maristela Andrade, na última segunda-feira.
O evento contou com o co-patrocínio da UNDB Centro Universitário e da UEMA.
A Reitora da UNDB Ceres Murad prestigiou a palestra, na companhia da Pres. do Conselho de Administração do Grupo Dom Bosco Elizabeth Rodrigues e do Prof. Arnaldo Vieira, Coord. do Curso de Direito da UNDB.

Nova Potiguar
O Grupo Potiguar acaba de inaugurar sua quinta loja em São Luís, com abertura do home center localizado na Av. dos Africanos,
no Sítio Leal.
A nova loja possui 2.500 metros quadrados e oferece o mesmo padrão e todo o amplo mix das demais lojas Potiguar do Centro, Forquilha, Cohama e Cohafuma. De materiais de construção a itens para acabamento e decoração; móveis, utensílios, cama, mesa e banho, além de quadros, itens de iluminação e presentes em geral.
O Presidente do Grupo Potiguar Marcelo Brasil, no evento interno que marcou a benção da nova loja pelo Frei Wanderlan, fez questão de declarar que esse ponto tem um apelo emocional muito forte para ele. Pois ali, há anos, funcionou uma loja do Grupo Lusitana, do qual a família Brasil tem extrema admiração como exemplo
de ética comercial.
Com essa nova unidade já em funcionamento, o Grupo Potiguar fechará o ano de 2019 com um total de seis lojas, sendo cinco em São Luís e uma em Imperatriz.

Balada VOX
As empresárias Pollyana Barros e Petrúcia Dias à frente da VOX, casa especializada em moda masculina vão celebrar nesta sexta-feira, os 20 anos da loja, com uma Balada VOX/20 anos, “A voz do seu estilo”, no Rooftop do Executive Lake, na Lagoa.
A festa, que será para clientes convidados da VOX, contará com a animação de Kevin Ndjana (The Voice) e o Dj Diego Moura.
Presença confirmada também do estilista Ricardo Almeida um
dos nomes mais fortes em moda masculina no Brasil e que a loja Vox tem exclusividade em São Luís.

Encontro do PV
O Partido Verde no Maranhão realizou ontem um encontro estadual no Auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa, com transmissão ao vivo pelas redes sociais.
O evento, coordenado pelo presidente do PV no Maranhão, deputado estadual Adriano Sarney, contou com a participação do ex-deputado federal e ex-ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho.
Um dos objetivos do PV é o fortalecimento de ideias e seu posicionamento no cenário político em todo território nacional.
Em São Luís, o partido segue firme com o projeto de lançamento de uma candidatura própria para a
Prefeitura em 2020.

Missão em Portugal
O presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro e o diretor Comercial, Marcelo Rezende estão integrando a Missão Empresarial da Associação Comercial que foi a Portugal conhecer os modelos de negócios lusitanos, tendências locais e as práticas associativistas portuguesas. Essa é mais uma ação da CDL voltada ao intercâmbio de melhores práticas, e que visam beneficiar o comércio de São Luís com modernização de ações e novas ideias.


DE RELANCE

Na Rede Globo
O jornalista Giovanni Spinucci já está bem à vontade nas instalações da Rede Globo. A esposa dele, Maria Spinucci, postou uma foto em que o apresentador da TV Mirante aparece sentado na bancada e recebendo alguns direcionamentos do âncora, William Bonner. Ele apresentará o jornal neste sábado, ao lado da jornalista Aline Aguiar, da TV Globo Minas. E hoje, já conversará com os apresentadores do JN e assistirá às reportagens produzidas sobre os estados do Maranhão e Minas Gerais, que serão os penúltimos a brilhar na programação em homenagem aos 50 anos
do Jornal Nacional.

Arte com pés e boca
Exposição do artista plástico Lucas Luciano, que pinta com os pés e boca, entra em cartaz, na Galeria Celso Antônio de Menezes, espaço de arte do Fórum Desembargador Sarney Costa, na próxima segunda-feira.São 25 obras, com temáticas diversas, nas técnicas de acrílico e óleo sobre tela. A cerimônia de abertura será às 9h. E a exposição poderá ser vista até o dia 6 de dezembro. A galeria de arte está aberta para visitação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Nesse período, o público poderá conhecer as obras do único artista maranhense a integrar a Associação Internacional de Pintores com os Pés e Boca, entidade que apoia cerca de 800 artistas em 75 países.

Festival de Música
É neste sábado, na Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa da Jansen, o I Festival de Música “Ilha do Amor”, com entrada gratuita. Ao todo, foram selecionadas 12 obras musicais inéditas, de autores maranhenses. Aliás, a promoção de festivais de música no Brasil abre novas portas no cenário musical aos artistas, possibilitando um impulso significativo para suas carreiras, além de servirem como um verdadeiro incentivo ao exercício do seu poder criativo na construção e revelação de uma bela canção inédita.

Evento católico
São Luís recebe, neste fim de semana, na Praça Maria Aragão, o Festival Halleluya. A festa que acontece também em outras capitais do Brasil, como Fortaleza, Rio de Janeiro, Natal e Teresina, é considerada o maior festival de artes integradas católicas da América Latina. Em São Luís, a 18ª edição é promovida pela Comunidade Católica Shalom. A estimativa é reunir, aproximadamente, 30 mil pessoas nos três dias de evento, que terá na programação, artistas locais e nomes da música católica nacional. Além de shows, o evento oferecerá esportes radicais, cursos, bazar e espaços temáticos para melhor receber o público.

Troco de banana
Todos os governadores têm saudades do tempo em que os bancos estaduais socorriam as finanças públicas em dificuldades. Os detentores do poder queriam personificar o rei Midas, personagem da mitologia grega, a quem era atribuída a capacidade de transformar em ouro tudo o que tocava. Virou uma tática criminosa para encobrir o déficit, sem que a sociedade percebesse. Foi tão frequente que os bancos com rombos imensos acabaram vendidos a
troco de banana.

Exame de Desempenho
É neste domingo o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2019, em todo o Brasil, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Os portões serão abertos às 12h, horário de Brasília, e fecharão às 13h. As provas terão quatro horas de duração. Salve-se quem puder!

Memória Local na Escola
O projeto Memória Local na Escola, uma parceria da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Museu da Pessoa e o Instituto Avisa Lá, certificou ontem todos os educadores da rede municipal e moradores das comunidades entrevistados por estudantes de nove escolas que participaram do projeto. A solenidade de certificação aconteceu no auditório do Espaço Orienta, no Renascença. O objetivo do projeto é orientar professores e estudantes para o desenvolvimento de projetos de memória local com ênfase nas práticas de leitura, escrita e desenho, e no registro de histórias de vidas dos moradores.

Para escrever na pedra:
“É preciso muito tempo para tornar-se jovem”. De Pablo Picasso, um dos maiores gênios
da pintura universal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.