Sonoridade

Música entre amigos em concerto na capital

Série Concertos Sesc Partituras apresenta hoje, às 19h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton o Duo entre Amigos, com Rui Mário e Daniel Cavalcante

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Rui Mário e Daniel Cavalcante
Rui Mário e Daniel Cavalcante (Duo)

Uma seleção sofisticada de composições para surpreender e emocionar o público. É assim a série Concertos Sesc Partituras, que apresenta o Duo Entre Amigos, formado pelos maranhenses Rui Mário e Daniel Cavalcante hoje, às 19h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton (Calhau). Na abertura do evento, os alunos do grupo de trompetes Sesc Musicar farão um passeio por diversos estilos musicais e mostrarão o resultado de muita dedicação ao longo do ano.

Formado em 2018 pelos músicos maranhenses Rui Mário e Daniel Cavalcante, o Duo Entre Amigos teve início a partir da ideia de compor músicas para uma formação não convencional no âmbito da música instrumental: trompete e acordeon. Da união desses dois instrumentos musicais, com inúmeras possibilidades sonoras ao seu dispor, surge uma sonoridade muito peculiar e composições autorais. A gravação já está em fase final e o Duo pretende lançar álbum ainda este ano nas principais plataformas digitais.

“São músicas inéditas. Trata-se de um projeto que começou por acaso. Nós começamos, primeiramente, com uma única música e, depois, surgiu a ideia de fazer um disco completo. Foi aí que iniciamos a parceria. Começamos a buscar meios de como se apresentar e foram surgindo os editais. São mais ou menos 10 músicas que apresentaremos, variando entre canção, choro, frevo e baião”, antecipou Rui Mário.

O grupo de trompetes Sesc Musicar é formado por alunos do curso de trompete do projeto de mesmo nome, que participam de aulas de aperfeiçoamento do instrumento e prática de bandas. O repertório vai da música erudita à música popular, dando ênfase aos ritmos brasileiros como samba, baião, xote, forró, maracatu, frevo, choro e bumba meu boi.

O Sesc Partituras é um projeto sem fins lucrativos que tem como objetivo preservar, difundir e democratizar o acesso ao patrimônio musical brasileiro. É uma biblioteca virtual de partituras de compositores brasileiros digitalizadas por meio de programas de editorações.

O acervo do projeto contempla exclusivamente obras de compositores brasileiros de várias gerações, desde o período colonial até os dias de hoje, e está aberto a contribuições. Para participar, o compositor ou pesquisador deve entrar em contato pelo e-mail musica@sesc.com.br. Podem ser enviadas composições e arranjos (domínio público ou de própria autoria) de vários gêneros, inclusive partituras não convencionais.

Serviço

O quê

Concertos Sesc Partituras

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Teatro Sesc Napoleão Ewerton (Calhau)

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.