Tecnologia

Congresso de RH discute negócios no mundo digital em São Luís

O evento será encerrado nesta sexta-feira, 22, com várias palestras e apresentações em estandes; produtos inovadores, como óculos de realidade virtual, estão sendo exibidos no local do congresso

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Paula Salomão falou sobre a participação das pessoas e dos negócios no mundo digital
Paula Salomão falou sobre a participação das pessoas e dos negócios no mundo digital (Paulo Soares)

SÃO LUÍS - Em sua 11ª edição, está acontecendo em São Luís o Congresso Maranhense de Recursos Humanos (XI COMARH), promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos Maranhão (ABRH/MA) com parceria do Grupo Mirante. A abertura ocorreu ontem,21, no Residencial Recepções. Com o tema “Convergindo pessoas e negócios no mundo digital”, o evento tem o propósito de mostrar que a tecnologia é uma aliada nas profissões, mas o protagonismo continua sendo do ser humano.

A abertura aconteceu às 14h, com o discurso do presidente da ABRH/MA, Edilson Mariano de Lira, e de outras autoridades presentes no evento. Em seguida, começou a primeira palestra do congresso, que foi ministrada por Paula Salomão, pós-graduada em Novas Tecnologias para a Educação e o Treinamento, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ). Ela falou sobre a participação das pessoas e dos negócios no mundo digital.

Durante a tarde e noite, ocorreram outras palestras, como a de Guilherme Bara, que enfatizou o tema “Construção de uma cultura inclusiva para atrair os melhores talentos”. Outro palestrante, Paulo Fernando, falou sobre as oportunidades e benefícios da nova legislação trabalhista para as organizações. Ele é juiz federal, da 5ª Vara do Trabalho de São Luís, com pós-graduação em Direito Constitucional, e coordenador geral da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/MA).

Encontro de profissionais

Segundo Edilson Lira, o congresso está reunindo mais de 500 profissionais de Recursos Humanos, entre diretores, gerentes de empresas e outros cargos. “A proposta é contribuir com esses gestores no sentido de capacitar, de gerar reflexão, e mostrar que, embora seja um mundo tecnológico, o protagonismo é das pessoas. A gente não tem tecnologia, não tem evolução e inovação sem as pessoas”, pontuou o presidente da ABRH/MA.

Ele frisou que a tecnologia, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não extingue profissões. Para o presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos Maranhão, o ambiente virtual gera novos empregos. “Não conseguimos mudar essa realidade. O papel das empresas, dos gestores, é educar as pessoas para que possam competir nesse cenário. Essa engrenagem precisa andar, tendo o ser humano, claro, como protagonista principal”, destacou Edilson Lira.

Estande de empresas

Além das palestras, a programação do XI COMARH, que está acontecendo das 14h às 20h, também inclui estandes de várias empresas, de ramos distintos, que estão apresentando seus produtos e serviços inovadores para o público. E vários workshops, com profissionais de renome, como economistas conhecidos internacionalmente. “É um grupo que vai contribuir e gerar um bom debate. O objetivo é agregar valor à capacitação e contribuir para a mudança positiva na mentalidade coletiva”, salientou Edilson Lira.

O presidente da ABRH/MA observou que o propósito é disseminar o conhecimento e incentivar a inovação nas empresas que atuam no Maranhão. A expectativa é que, nos dois dias do evento, que será encerrado hoje,22, circulem pelo local cerca de 1.200 pessoas.

Para quem participou do primeiro dia do congresso, o dia foi muito útil em termos de conhecimento do que há de interessante no mundo digital. “É a realidade. O virtual deve ser aliado, nunca um inimigo. Precisamos entender isso, porque existe muita desinformação sobre as novas tecnologias”, declarou a estudante de Recursos Humanos, Ana Teresa Silva.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.