COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
EM PARIS, o empresário José Pires de Castro firma com sua empresa de contabilidade Real, o conceito em ser uma especialista para atendimento a clientes no seguimento de petróleo e gás. Depois de visitar as instalações da Oil Group, ele jantou com os diretores da Oil Group, Entepouse, Axens, Seinc/MA e Márcio Felix, ex-Secretário Executivo do Ministério de Minas e Energia / Óleo e Gaz, nos Governos Temer e Bolsonaro
EM PARIS, o empresário José Pires de Castro firma com sua empresa de contabilidade Real, o conceito em ser uma especialista para atendimento a clientes no seguimento de petróleo e gás. Depois de visitar as instalações da Oil Group, ele jantou com os diretores da Oil Group, Entepouse, Axens, Seinc/MA e Márcio Felix, ex-Secretário Executivo do Ministério de Minas e Energia / Óleo e Gaz, nos Governos Temer e Bolsonaro

Orquestra Sinfônica
O Conexões Musicais, projeto de responsabilidade social da Orquestra Sinfônica Brasileira, que conta com o incentivo da empresa Eneva, passará por cinco municípios do interior do Maranhão: Pedreiras, Trizidela do Vale, Lima Campos, Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes.
A programação acontecerá de 25 a 29 de dezembro.
Os municípios da região do Médio Mearim receberão, pela primeira vez, apresentações do Quinteto de Metais da OSB, formado por Nilson Coelho, Jessé Nascimento, Eliezer Conrado, Ricardo Santos e Elber Ramos.
O Quinteto apresentará ao público um programa composto por obras de Pixinguinha, Ary Barroso, Gilberto Galiardi, entre outros compositores.

Dias de Ativismo
A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” começou ontem.
O objetivo é sensibilizar e compartilhar conhecimento e práticas para prevenir e eliminar a
violência contra mulheres e meninas em todo o mundo.
No Maranhão, o movimento é realizado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão, com o projeto “Marias em Ação”, idealizado pela desembargadora Ângela Salazar.

Ventos sobre tela
Inspirado em detalhes da cultura popular maranhense, o artista plástico Nelson Maia apresenta a exposição “Mistérios e ventos sobre tela”, em cartaz no Espaço de Artes Márcia Sandes, na Procuradoria-Geral de Justiça, no Calhau, até 29 de novembro.
Ao todo, são 14 quadros em estilo abstrato, a maioria pintada com a técnica óleo sobre tela.
As fitas e as penas dos chapéus dos brincantes do bumba meu boi e as caretas ou máscaras dos cazumbás são algumas das inspirações de Nelson Maia para compor os traços das telas.

Ventos sobre tela 2
Com cinco exposições individuais no currículo, Nelson Maia começou a pintar aos 18 anos, retratando o casario colonial de São Luís.
“No começo, eu buscava inspiração na arquitetura do Centro Histórico. Hoje, não é mais o objeto do meu trabalho, mas os aspectos do Maranhão continuam sendo a minha principal referência”, ressalta o artista que vai participar brevemente de uma mostra coletiva com outros nomes nordestinos, no Congresso
Nacional, em Brasília.

Passeio Serenata
Os personagens históricos de São Luís voltam hoje a invadir as ruas do Centro Histórico da Capital,
em mais uma edição do Passeio Serenata, uma realização da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur).
O ponto de concentração é a Praça Benedito Leite, às 19h.
Com o tema “A Poesia Revive”, o enredo do Passeio Serenata atravessará gerações, apresentando personagens como o poeta
Gonçalves Dias e Ana Jansen a todos que acompanharem o evento, que contribui de forma significativa para que turistas e maranhenses
conheçam a cidade.
Não só os pontos turísticos, mas também os artistas, a cultura e a história local.

Alex em São Luís
Quem desembarca hoje nesta Capital, para uma curta visita de negócios, é o empresário holandês Alex Vancauwenbergh, que
possui negócios na área de navegação em Mônaco. Ele e o irmão Christophe, que já
estão com um braço de seus negócios no Brasil, em parceria com o empresário maranhense Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, comandam a maior empresa de navegação do Principado de Mônaco.
À noite, Alex será festejado com jantar no restaurante Cabana do Sol.

TRIVIAL VARIADO

Ministro do Supremo Tribunal Federal pode muito, mas não pode tudo. A prova é que o presidente do STF, Dias Toffoli, errou feio ao requerer acesso a informações sigilosas de mais de 600 mil pessoas e precisou voltar atrás às vésperas de um importante julgamento.

Para decidir se os órgãos de investigação podem ou não ter acesso a esses dados sem autorização da Justiça, Toffoli não precisa chafurdar no sigilo alheio. Essa manobra do presidente da Corte só serviu para tumultuar ainda mais um julgamento marcado pelo componente político.

De um lado, procuradores afirmando que, sem rápido acesso a esses números, as investigações contra a corrupção e lavagem de dinheiro estarão prejudicadas. De outro, o filho do presidente da República e outros tantos poderosos. Flávio Bolsonaro foi beneficiado com uma liminar do próprio Toffoli, que suspendeu as investigações.

O Aliança pelo Brasil, partido do presidente Jair Bolsonaro, nasce com apoio de forças que se mantiveram silenciosas por décadas. Quando o programa for divulgado, o leque poderá aumentar.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que pretende pôr em votação na próxima semana o pedido de urgência para que o plenário vote a proposta do pacote anticrime. Chegou ao Congresso em fevereiro deste ano e pega poeira em alguma prateleira, enquanto a população sofre com a violência crescente.

Está no forno a reforma do governo federal que pretende reestruturar o setor público, incluindo estados e municípios. O projeto vai rever a estabilidade dos funcionários, alcançando os que ingressarem futuramente.

Outros itens: acabar com as diferenças entre as categorias, igualando as regras para promoções; enxugar o número de planos de cargos e aumentar o estágio probatório (hoje, são três anos) para oito ou 10.

A reforma administrativa não é um capricho deste momento. Em 1967, o decreto-lei 200 tentou dar racionalidade ao serviço público e conter inchaços. O texto se referia a temas como planejamento, coordenação, descentralização, delegação de competência e
controle financeiro.

Está circulando a mensagem pedindo para salvar a data de 12 de dezembro para a festa de comemoração dos 60 anos do ex-deputado Joaquim Haickel. Sua mulher Jacira está preparando um bela comemoração no Blue Tree São Luís.

A guerra verbal entre Lula e Bolsonaro tem um único efeito: levar às páginas dos clássicos da literatura do medo.

Prefeitos entrarão no ano derradeiro para comprovar que venceram as eleições e não foram derrotados nas gestões.

No ano eleitoral, prestará um serviço à causa pública quem espalhar faixas com a advertência aos candidatos: “Não permita que a sua boca o faça pecar.” (Eclesiastes 5.6).

Com o martelo batido por Rodrigo Maia na instalação da CPI do Vazamento de Óleo, a expectativa, agora, é que ela seja instalada hoje ou na semana que vem para que os trabalhos possam ser iniciados.

DE RELANCE

O desafio da experiência
Quantas vezes você já deixou de comprar um produto porque foi mal atendido em uma loja? Ou já parou de frequentar um restaurante devido ao mau atendimento? E aquele site de compras que nunca mais visitou por ser lento ou difícil de navegar? É, sem dúvidas quando a experiência do cliente com uma marca não é boa, os impactos podem ser bem prejudiciais. Segundo a Accenture – empresa multinacional de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing – 66% dos consumidores trocam de empresa por causa de um atendimento ruim. Já 84% dos consumidores dizem que suas expectativas não foram superadas em sua última experiência de atendimento, de acordo com a Harvard Business Review (HBR).

O desafio da experiência 2
Para corrigir e proporcionar uma experiência única a cada consumidor, muitos empresários já se preocupam com o customer experience, ou seja, era da experiência. Quer dizer que, nos dias atuais, a experiência e a relação que o cliente tem com uma marca são tão importantes quanto o serviço ou o produto que ela oferece. Apenas reconhecer a importância de proporcionar uma experiência singular ao cliente não é o suficiente. Para garantir resultados positivos e fidelizar o consumidor é necessário entender as etapas e como executar cada processo.

O desafio da experiência 3
Para ajudar a mudar esse cenário, o professor universitário e pesquisador na área de Customer Experience e User Experience, Fernando Coelho vai promover, no próximo dia 30, uma imersão com carga horária de 8 horas e apresentação de conceitos, cases de mercado, ferramentas, técnicas e prática permitindo aos participantes o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para experiência e fidelização do cliente. O workshop será voltado para profissionais de todas as áreas de vendas e/ou serviços que possuam interesse em melhorar a sua performance de atendimento e relacionamento com o cliente.

Niver de Samuca
Neste domingo, os bambas celebrarão o aniversário do vocalista Samuca, empresário do grupo de samba e pagode Os Parças, no BoraBar, ponto de encontro da ala jovem na Avenida Litorânea. A festa será regada a várias atrações e à energia contagiante dos rapazes. O evento terá início às 16h. Os Parças é, atualmente, um dos grupos do gênero mais festejados da cidade, sempre com agenda lotada aos fins de semana.

Late e Mia
De quinta-feira a domingo, sempre às 20h, permanece em cartaz, na Fanzine Teatro Bar, na Avenida Beira-Mar, o espetáculo “Uma late a Outra Mia”, da BemDito Coletivo. Este ano, a comédia teve sua primeira apresentação concedida via edital do programa Pátio Aberto, do Centro Cultural Vale Maranhão. Agora, realiza essa temporada, com produção maranhense independente, garantindo gargalhadas do início ao término, graças ao texto e dramaturgia assinada por Erivelto Viana. A direção e preparação de atores é de Urias de Oliveira.

Dois partidos em dois meses
O marco do presidente Getúlio Vargas não será suplantado. Como presidente da República, criou dois partidos. O Trabalhista Brasileiro, a 15 de maio de 1945, reunindo o povo que sempre o apoiou. Queria e conseguiu evitar o avanço dos comunistas sobre os sindicatos. O outro partido, o Social Democrático, surgiu a 17 de julho do mesmo ano. De linha centrista, congregou interventores por ele nomeados nos estados, representantes da elite econômica e política. A tarefa era enfrentar a oposição da União Democrática Nacional no Senado e na Câmara dos Deputados.

Furaram a boia de salvação
Não é preciso fazer enquete: todos os governadores têm saudades do tempo em que os bancos estaduais socorriam as finanças públicas em dificuldades. Os detentores do poder queriam personificar o rei Midas, personagem da mitologia grega, a quem era atribuída a capacidade de transformar em ouro tudo o que tocava. Virou uma tática criminosa para encobrir o déficit, sem que a sociedade percebesse. Foi tão frequente que os bancos com rombos imensos acabaram vendidos a troco de banana. No Maranhão, o BEM foi um deles.

Coleta de assinaturas
Para viabilizar a Aliança pelo Brasil, nova legenda do presidente Bolsonaro, são necessárias 491.967 assinaturas em ao menos nove Estados, todas validadas pela Justiça Eleitoral. O novo partido precisa de tem menos de cinco meses para ser constituído caso queira lançar candidatos nas eleições municipais de 2020. A defesa do presidente considera, no entanto, possível reunir as assinaturas e validá-las dentro do prazo legal. A nova sigla pretende propor que a coleta seja feita por meio digital, com base na criação de um aplicativo específico para isso.

Para escrever na pedra:
“Elegância é a arte de não fazer nada igual aos demais, parecendo que se faz tudo da mesma maneira que eles”. De Honoré de Balzac.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.