Celebração

Para valorizar a música maranhense em todas as vertentes

Abertura da Festa da Música no Maranhão acontece hoje, às 20h, com homenagens a artistas, grupos e instituições na entrega do Prêmio Papete

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Cantor Fauzi Beydoun participará do evento
Cantor Fauzi Beydoun participará do evento (Fauzi Beydoun)

São Luís - A música produzida no estado está sendo celebrada com a realização da primeira edição da Festa da Música no Maranhão (FMM19). A programação começou ontem, no Estaleiro Escola (Sítio Tamancão), com as oficinas de ritmos afros, ministrada por instrutores do Grupo Gdam, e de fabricação de eco-instrumentos, com o professor de música e luthier Ricardo Wayland. Hoje, acontece a abertura oficial do evento, às 20h, no Blue Tree Towers Hotel, no Calhau, para convidados.

Na ocasião, serão homenageados artistas, grupos e instituições com o Prêmio Papete. A escolha dos indicados foi o resultado do trabalho minucioso da equipe de curadoria da FMM19, formada por Josias Sobrinho, Gilberto Mineiro (jornalista, pesquisador, crítico musical, diretor do Teatro João do Vale e apresentador do programa “Cia. da Música”, da Rádio Universidade FM) e Pedro Sobrinho, jornalista, DJ e apresentador do programa “Plugado”, da Mirante FM.

A noite será marcada pelo “Show da FMM19”, com a Orquestra Guajajaras e convidados. O mesmo show, que reúne artistas de diferentes gerações, será apresentado na sexta-feira, na Praça Nauro Machado. Nomes como Zé Américo Bastos, Tribo de Jah, Gerson da Conceição (in memoriam), Patativa, Maestro Nonato (in memoriam), Betto Pereira, César Nascimento, além do “Festival BR135” e programas “Santo de Casa” (Rádio Universidade FM) e “MPM” (Rádio Mirante FM) estão na lista de homenageados.

O idealizador e produtor do evento, o cantor, compositor e radialista Emanuel Jesus, justifica a realização da FMM19. “A música é um dos segmentos mais significativos da chamada economia criativa. Uma das linguagens mais presentes no Maranhão, que se destaca pela qualidade e diversidade, que a torna única e plural. Esse projeto, além de promover um encontro e fomentar a cena da música, quer resgatar a memória e reconhecer trabalhos e iniciativas, por meio de um prêmio que honra o nome de quem tanto fez pela música e a cultura desse estado”.

Na praça

Na sexta-feira, a programação também acontecerá na Praça Nauro Machado, com a Feira da Música, a partir das 9h. Serão estandes com lançamentos de artistas e serviço de registro de música pela Biblioteca Nacional, por meio da Biblioteca Pública Benedito Leite; exposição do músico e artista plástico Betto Pereira; mostras da Escola de Música Lilah Lisboa e Maple Bear São Luís, além da Vila do Chorinho, uma praça temática de alimentação.

A programação contará com apresentações musicais variadas, incluindo a Banda Filarmônica do Estaleiro Escola, grupo Cantinho do Choro, Forró do Mel, Sexteto Musicar (SESC), Kadu Ribeiro e banda, grupo musical da Maple Bear São Luís, entre outros. Além disso, um bate-papo sobre produção, arranjo e carreira acontecerá no Anfiteatro Betto Bittencourt, às 16h, com o maestro, arranjador e acordeonista Zé Américo Bastos, seguido de uma “Jam Session”.

O evento será encerrado com uma grande festa, a partir das 18h, na Praça Nauro Machado. Quem comanda a abertura é o Aconselho_DJs formado por Lucas Neiva, Caio Jordan e Eric Felix, seguido do Bloco Afro Gdam e do “Show da FMM19”com a Orquestra Guajajaras e os artistas César Nascimento, Betto Pereira, Fauzi Beydoun, Anastácia Lia, Andrea Frazão, Alexandra Nícolas, Zé Olhinho (Boi de Santa Fé) e Regiane Araújo. O show de Fauzi Beydoun e banda encerrará o evento com grandes clássicos da Tribo de Jah.

Serviço

O quê

Abertura da Festa da Música no Maranhão

Quando

Hoje, às 20h

Onde

Blue Tree Towers Hotel (Calhau)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.