Em reforma

Obras de reforma do mercado do São Francisco confirmadas para janeiro

Serviço integra programa São Luís em Obras, implantado pela Prefeitura Municipal, que abrange ainda outras frentes na capital; mercados do Coroadinho, da Cohab e da Praia Grande já estão sendo reformados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Obra no mercado das Tulhas segue, com substituição dos telhados e a demolição do piso
Obra no mercado das Tulhas segue, com substituição dos telhados e a demolição do piso (Mercado das Tulhas)

Tão aguardada pela população, a obra de reforma do Mercado do São Francisco está confirmada para ser iniciada em janeiro do próximo ano. A confirmação foi feita pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior nesta quarta-feira, 20, durante início das obras de pavimentação de vias do bairro Ipase de Baixo. A reforma de mercados e a pavimentação de vias integram o pacote de serviços do programa São Luís em Obras que inclui, ainda, a requalificação de espaços públicos, reformas de escolas, unidades de saúde, construção de Ecopontos e intervenções, viárias, entre outras frentes de serviço.

A data de início da obra do Mercado do São Francisco também foi pauta de reunião realizada na última segunda-feira , 18, realizada a pedido da Prefeitura de São Luís, que reuniu representantes do Ministério Público, da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e feirantes que atuam no mercado. Os promotores de Justiça Cláudio Guimarães e Cláudio Cabral participaram da audiência.

A Prefeitura de São Luís já tem o projeto pronto e os recursos em caixa para a execução das obras de reforma do Mercado do São Francisco. Para que os serviços sejam executados, os feirantes terão de deixar o espaço e se mudarem, de forma temporária, para espaço provisório organizado pelo Município. A mudança acontecerá próximo do início das obras.

Novo mercado
O secretário Ivaldo Rodrigues explicou que o mercado ganhará uma estrutura totalmente nova e que atenda a todas as normas sanitárias e de acessibilidade, garantindo um espaço digno para feirantes e consumidores. “A exemplo do que está sendo feito nos mercados, cujas obras já estão sendo realizadas, toda a parte estrutural será modificada e um novo mercado do São Francisco será construído e entregue dentro do prazo para a população, garantindo maior segurança alimentar. Por determinação do prefeito teremos um espaço digno para a comercialização de produtos alimentícios, trazendo conforto e comodidade aos trabalhadores e aos clientes”, destacou Ivaldo Rodrigues.

O mercado do São Francisco vai integrar um conjunto de reformas que a Prefeitura está realizando em mercados da capital por meio do programa São Luís em Obras, e que garantirão novo aspecto urbanístico a estes espaços.

Outros mercados
No Mercado do Coroadinho, primeiro a ser contemplado com o programa, já foram realizados os serviços de demolição de toda a estrutura antiga. Estão em andamento os trabalhos de fundação da construção no novo mercado, com a execução das estacas. A reforma do espaço beneficiará mais de 100 trabalhadores que comercializam seus produtos na área e toda a população que frequenta e compra produtos comercializados na feira.

Na Cohab, as equipes estão dando continuidade aos serviços de demolição e remoção dos entulhos. De acordo com o projeto arquitetônico, a nova construção permitirá melhor aproveitamento da área do lote, mantendo o número de boxes existentes, redistribuindo os espaços internos, setorizando os ambientes e criando fluxos que permitam uma circulação organizada e contínua.

A exemplo do que está sendo feito nos mercados, cujas obras já estão sendo realizadas, toda a parte estrutural será modificada e um novo mercado do São Francisco será construído e entregue dentro do prazo para a população, garantindo maior segurança alimentar”Ivaldo Rodrigues, secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento

No Mercado das Tulhas, na Praia Grande, estão sendo realizados serviços como a substituição dos telhados e a demolição do piso. A obra do mercado prevê também a recuperação do sistema de esgoto e de abastecimento de água, além da reforma dos banheiros. O projeto de manutenção e reparação da edificação segue padrões rígidos para manter os elementos construtivos originais do espaço, conservando um bem cultural que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Os serviços de reforma e ampliação que serão executados nos mercados de São Luís incluem acessibilidade às pessoas com deficiência; iluminação e ventilação natural; reestruturação de piso, revestimentos, teto e banheiros; revisão hidráulica, elétrica e sanitária; harmonização com o entorno; atendimento às normas reguladoras brasileiras; flexibilização e reorganização dos espaços de trabalho com a unificação das estruturas físicas existentes; instalação de equipamentos de segurança contra incêndio; inclusão de elementos que possibilitarão o manuseio e armazenagem adequados de alimentos, bem como o armazenamento de água e o descarte de resíduos sólidos.

O PROGRAMA

O programa São Luís em Obras é o maior programa de infraestrutura executado em São Luís nas últimas décadas. Foi idealizado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior, com o objetivo de ampliar a infraestrutura urbana da cidade. No momento, estão sendo executadas 32 frentes de serviços em áreas como pavimentação, reformas de escolas e unidades de saúde, construção de equipamentos sociais, construção de ecopontos e galpões de triagem de materiais recicláveis, requalificação de logradouros públicos, como Parque do Bom Menino, Praça da Bíblia, Fonte das Pedras, além da reforma total do Estádio Nhozinho Santos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.