Longa-metragem

Música e violência na periferia piauiense em documentário

"A Irmandade", que relata os conflitos na periferia de Teresina, de diferentes perspectivas, será exibido hoje e amanhã, no Cine Lume

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Documentário é dirigido por Juscelino Ribeiro
Documentário é dirigido por Juscelino Ribeiro (Documentário)

São Luís - “A Irmandade”, documentário dirigido por Juscelino Ribeiro e produzido por Alexandre Mello, da Framme Produções, será exibido hoje e amanhã, às 14h e 19h10, no Cine Lume (Renascença II). O filme mostra os conflitos violentos e morais vividos pela população das periferias de Teresina (PI) em meio a disputas de grupos rivais na região. A sessão contará com debate com a participação do diretor e do produtor sobre o filme. Juscelino Ribeiro e Alexandre Mello estarão juntos após o término da exibição do longa para um bate-papo. Amanhã, o debate será realizado mais uma vez, com a presença do produtor Alexandre Mello.

O documentário de longa-metragem conta a história de três jovens que usam a música para superar os problemas da violência nas comunidades carentes onde vivem. Dois são filhos de policial militar e a pressão se intensifica quando eles passam a denunciar situações de abuso e violência por parte de alguns policiais militares específicos que atuam na região do Promorar, bairro localizado em Teresina.

O filme mostra o triste relato da violência entre gangues, na visão dos jovens, de pais e parentes de jovens que sofreram com toda essa situação e na visão da Polícia. E as ações que cada um tomou diante dos conflitos territoriais para mudar essa realidade. O roteiro do filme, de Juscelino Ribeiro e Alexandre Mello, foi executado por uma equipe de profissionais majoritariamente piauienses durante quatro anos, em várias fases.

A primeira delas foi o premiado curta-metragem “Deixa a Chuva Cair”, onde Juscelino, junto com a Framme, ganharam o edital “Jovem Doc Brasil”, em primeiro lugar no Nordeste. Durante os anos de 2013 a 2015, os índices de mortes violentas no Promorar causaram uma elevação no índice de homicídios de Teresina, colocando a capital entre as cinco mais violentas do Brasil. Isso chamou a atenção da Globo News, que levou a proposta dos produtores Alexandre Mello e Paulo Fontenelle a Globo Filmes.

Todos os lados

No filme, são mostrados todos os lados dessa história: o de quem pratica os crimes, o de quem tenta combatê-lo, o de quem sofre com ele e que ações toma diante das tragédias. Apesar de mostrar uma situação de abuso e truculência policial, o filme mostra não só a versão dos jovens, mas também a da Polícia e seus esforços para mudar isso.

O secretário de Segurança Pública de Teresina, Fábio Abreu, é um dos entrevistados, já que atuava como capitão da Rone (Ronda Ostensivas de Natureza Especial) no Promorar durante os confrontos. Iniciativas de policiais militares, como o Pelotão Mirim, que atua junto a crianças e adolescentes da região, dando noções de disciplina e civilidade, reconhecidas pela comunidade, também tem destaque no filme. Ao fim, apesar da violência, o filme traz luz e esperança para quem o assiste.


Serviço

O quê

Exibição do documentário “A Irmandade”

Quando

Hoje e amanhã, às 14h e 19h10

Onde

Cine Lume (Renascença II)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.