Artigo

Mentira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

O olhar firme, ouvidos atentos e a certeza que a verdade é boa, mas a mentira e a alegria egoísta do momento tem mascarado o mundo assolando em série o que poderia ser as consequências da veracidade, verdade que liberta, que cura, e logo no início da bíblia está a mais perfeita criação de Deus e numa sinopse percebe-se como origens o propósito do Criador para o homem no aspecto material e espiritual e quando trazemos para a atual arte humana e de repente vem como choque, ver pessoas mentindo, caluniando meramente pelo prazer da vingança, desforço que amarra e mata, e com certeza numa sequela destruidora, quem as pratica não escapará da maldade contida no coração.

Estudamos e entendemos com o sábio rei Salomão que não vale a pena o curto prazo das mentiras quando o mesmo escreve: “A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará”. (Provérbios 19:5). “Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal. A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos”. (Provérbios 6:16-19). “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite”. (Provérbios 12:22). “Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume”. (Provérbios 30:8).

O Apostolo Paulo preocupado com a mentira em carta escreve para os Efésios: “Por isso deixai a mentira, falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros”. (Efésios 4:25).

Os efeitos de um planeta negro de pessoas e condutas, muitas ações de alguns nos deixam tristes, e refletimos como agiríamos nas situações num olhar de o que os levou a tais atitudes. Então, mesmo com esforço pensamos porque alguém agiu de tal forma, pois alguma coisa levou-o a pensar de forma maldosa e mentirosa. Seria o mau-caratismo ou apenas as situações e pressões que as fazem medíocres?

De um lado alguém se esforça para ser verdadeiro e do outro alguém friamente mente. A compreensão é de que cada um dar o que tem principalmente se for intrínseco da pessoa. Talvez pensemos que companhias não destroem o próximo, mas se formos nos basear nas verdades bíblicas a clareza da escrita nos ensina: “Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido. O mal perseguirá aos pecadores, mas os justos serão galardoados com o bem. O homem de bem deixa uma herança aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é depositada para o justo”. (Provérbios 13:20-22).

Chocados por reações infaustas e nos crucificamos por alguém, mas sem nada aguardar façamos o bem sem esperar retorno, pois a sabedoria e a bondade têm sido trocadas pelo individualismo e a maldade.

Plantamos uma árvore frutífera esperamos seus frutos e desfrutamos, mas pode ser que em meio ao seu crescimento algum inseto tente destruí-la desde a raiz e se não atentarmos para descobrirmos e matar o mal que sorrateiramente quer matá-lo poderemos perdê-la, pois permaneçamos vigilantes aos que querem traiçoeiramente chacinar desde a raiz nossos sonhos construídos de esforços e verdades. Somos os próprios agricultores nessa plantação, e da nossa dedicação seremos os frutos que nós mesmos plantamos.


Aldinha Blume
Chanceler master, comendadora e membro da Academia Arariense de Letras
E-mail: aldablume2@gmail.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.