Gás natural

Eneva inicia exploração de novas áreas na Bacia do Parnaíba

Blocos foram adquiridos na rodada 14 do leilão da ANP, em 2018 e com a nova campanha exploratória, a empresa espera expandir os ativos na região, onde já opera

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Campo de produção de gás natural de Gavião Branco, operado pela Eneva na Bacia do Parnaíba
Campo de produção de gás natural de Gavião Branco, operado pela Eneva na Bacia do Parnaíba (Eneva)

São Luís - Maior operadora privada de gás natural no Brasil, a Eneva começou este mês campanha exploratória de novos blocos na Bacia do Parnaíba. As áreas foram adquiridas na rodada 14 do leilão Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em 2018. Com o trabalho, a empresa espera expandir os ativos na região, onde já opera o Complexo de Parnaíba, com quatro usinas. Vale lembrar que em agosto deste ano a Eneva iniciou o projeto de Parnaíba V, com investimento de R$ 1,3 bilhão, caracterizado como um projeto de eficiência energética por não consumir nenhuma molécula adicional de gás.

O gerente de Interpretação da companhia, Frederico Miranda, explica quais serão os próximos passos da campanha, que se encontra na etapa de aquisição sísmica. “Todo o trabalho de exploração começa com a aquisição dos dados sísmicos para definição dos futuros prospectos e potenciais descobertas de gás, estendendo assim a vida do Complexo Parnaíba ou mesmo possibilitando a implementação de novos projetos na região”, detalha.

Essa etapa se subdivide em várias atividades começando pela permissoria, que é obter a autorização dos proprietários das terras para acesso às áreas onde serão feitos os registros sísmicos. A seguir, a empresa realizará as fases de topografia, perfuração, carregamento, registro e recuperação de áreas. “Depois disso, os dados serão processados e interpretados pela equipe de Interpretação da Exploração. Este trabalho deve ser concluído entre o final de 2020 e início de 2021”, acrescenta Miranda.

De acordo com o gerente de Interpretação, a campanha apresenta vários desafios, desde a definição do programa sísmico, com o desenho das linhas que serão adquiridas, parametrização do próprio levantamento (espaçamento e quantidade das cargas, espaçamento dos registradores e tipo de equipamento a ser utilizado), até a própria aprovação dos investimentos necessários.

“Esse trabalho pode resultar em novas descobertas a curto e médio prazo, contribuindo para a continuidade do ciclo exploratório e garantindo a reposição de reservas de gás, combustível fundamental para o crescimento da Eneva”, completa Miranda.

Mais

Projeto prioritário

O Ministério de Minas e Energia classificou o Parque dos Gaviões, no Complexo de Parnaíba (MA), operado pela Eneva, como projeto prioritário para o governo. O enquadramento como projeto prioritário permite à companhia investir na exploração e produção de gás na Bacia do Parnaíba, promovendo a interiorização do desenvolvimento para o interior do país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.