Oportunidade

Treinamento gratuito e viagens de intercâmbio para jornalistas e estudantes

Iniciativa é uma parceria entre a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil e a Agência Lupa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
(lupa agencia)

São Paulo - Um programa gratuito de treinamento em produção de conteúdo e técnicas de fact-checking, o FactCheckLab está com inscrições abertas desde a quinta-feira, dia 14. Jornalistas e estudantes de jornalismo das cinco regiões do Brasil que tenham alguma proposta de produção jornalística com uso de técnicas de checagem de fatos capaz de impactar suas comunidades podem se candidatar.

O programa, patrocinado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil e realizado pela Agência Lupa por meio do LupaEducação, oferecerá, ao final da etapa de capacitação, uma viagem de intercâmbio profissional aos Estados Unidos, com todas as despesas pagas, para vencedores dos cinco projetos que se destacarem – um de cada região do país.

“Capacitar jornalistas é fundamental para uma imprensa livre e independente, componente essencial para uma democracia próspera. Ficamos entusiasmados em apoiar os workshops de checagem da Lupa já que buscamos sempre estreitar os vínculos entre Brasil e EUA”, conta a adida de imprensa do Consulado dos EUA no Rio, Sarah Saperstein.

Os treinamentos serão online em grupos fechados no Facebook e também presenciais nas seguintes capitais: Rio de Janeiro-RJ (região sudeste), Porto Alegre-RS (região sul), Salvador-BA (região nordeste), Brasília-DF (região centro-oeste) e Manaus-AM (região norte). Os aprovados receberão ajuda de custo para deslocamento e hospedagem na etapa presencial. Por conta da viagem de intercâmbio, é recomendável falar inglês, mas não é necessário o domínio da língua para participar do programa.

Como participar:

Os interessados devem preencher um formulário (Sympla) com dados gerais. É necessário também escrever uma proposta de conteúdo jornalístico com uso da modalidade fact-checking, como forma de resolver algum problema da comunidade ou região em que residem. No decorrer do programa, que terá duração de nove meses, os participantes serão orientados a transformarem suas propostas iniciais em projetos mais elaborados e financeiramente sustentáveis.

Cronograma:

As inscrições ficam abertas até dia 22 de novembro, às 23h59 ou até o limite de 200 inscrições por região. Nessa primeira fase, 30 propostas de cada região serão selecionadas. Em janeiro de 2020, esses candidatos passarão pela primeira etapa de capacitação. A partir daí, terão um prazo estipulado pela Agência Lupa para escreverem um pré-projeto com base na proposta inicial. Os vencedores dos 20 melhores pré-projetos de cada região seguirão de fato no programa. Os outros dez jornalistas e estudantes de cada região não contemplados vão compor uma lista de espera, caso algum participante desista do programa ou seja desclassificado. Ao longo de nove meses, cem profissionais e estudantes de todo Brasil terão a oportunidade de aprender gratuitamente sobre técnicas de checagem e produção de conteúdo jornalístico, para se capacitarem como agentes transformadores da sociedade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.