Espetáculo

Programação diversificada marca a Semana do Teatro na capital

Hoje, roteiro do evento será no Teatro Arthur Azevedo e no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, que receberá as apresentações da Mostra Praia Grande de Cenas Curtas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Cena do espetáculo "Malassombros"
Cena do espetáculo "Malassombros" (Malassombros)

São Luís - A programação da 14ª Semana do Teatro de hoje está diversificada. Serão quatro apresentações pela Mostra Praia Grande de Cenas Curtas, que ocorre no Teatro Sesc Napoleão Ewerton (Calhau), às 16h, além do espetáculo "Malassombros", da Cia. Teatro de Retalhos, de Pernambuco, que subirá ao palco do Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol), às 20h. O festival seguirá com programação gratuita durante toda semana até o dia 24 de novembro.

Uma das novidades desta edição é a Mostra Praia Grande de Cenas Curtas, que contempla jovens atores e produções teatrais de curta duração. Serão exibidas quatro pequenas montagens de grupos maranhenses selecionados pela curadoria artística do festival. São elas: “Ofício: o trabalho do ator antes da cena”, da Cia Chão de Cozinha; “Violências Tristes, Momentos da Vida Diária”, do grupo Os Sobreviventes; “Existe Muita Coisa que Não te Disseram na Escola”, do Coletivo 171; e “Cabra Marcado pra morrer”, da Poli. Cia de Teatro.

Em “Ofício: o trabalho do ator antes da cena”, a Cia Chão de Cozinha faz um convite ao espectador para adentrar dentro do processo de preparação de um artista, instigando o público a refletir o teatro e a profissão do ator/atriz. Já na apresentação do grupo Os Sobreviventes, “Violências Tristes, Momentos da Vida Diária” traz à discussão o drama das diversas formas de violência presentes no dia a dia.

A terceira encenação, intitulada “Existe muita coisa que não te disseram na escola”, do Coletivo 171, visita, por meio da poesia, canto e dança as experiências de uma mulher em descobrir-se negra, revelando a força que reside e resiste em um corpo e uma alma marcada pelo preconceito. E por fim, a Poli. Cia de Teatro faz uma releitura do poema “João Boa Morte’, de Ferreira Gullar, que retrata a luta de classes, expondo em “Cabra marcado pra morrer” a face da dominação e o ainda atual festejo da miséria que sorri na exploração. “O cabra” é encenado em jogo narrativo e foca na dureza das imagens para evidenciar as relações de abuso contemporâneas.

Para fechar a programação do terceiro dia do festival, a Cia Teatro de Retalhos (PE) traz o espetáculo “Malassombros – Contos do além sertão”, que resgata, de forma lúdica, as histórias que povoam o imaginário do sertão brasileiro. No enredo, o público conhece Dona Nina, uma típica anfitriã que recebe todo mundo em seu terreiro para contar suas histórias. Mas não é qualquer história. São contos de arrepiar os cabelos. Com a ajuda de Seu Biu e Zé das Cangas, seus simpáticos e atrapalhados vizinhos, nossa anfitriã pode acabar arrancando, também, umas boas risadas. Além da apresentação, o grupo ainda ministrará o workshop “Que palhaçada é essa?”, das 14h às 16h, na Sala do Coro, no Teatro Arthur Azevedo.

Serviço

O quê

Programação Semana de Teatro

Quando

Hoje, às 16h

Onde

Teatro Sesc Napoleão Ewerton (Calhau), às 16h, e Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol), às 20h

Ingressos gratuitos na bilheteria do teatro mediante 1kg de alimento não perecível, com retirada a partir das 14h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.