Dança

No ritmo da dança krump

Dançarinos internacionais ministram oficinas esta semana no Centro Cultural Vale Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Kid Eyez começou a dançar os ritmos africanos aos sete anos
Kid Eyez começou a dançar os ritmos africanos aos sete anos (kid eyes)

São Luís - Duas oficinas da dança krump, ministrada pelos dançarinos estrangeiros Queen Buckhype e Kid Eyez ocorrem esta semana no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM – Praia Grande). As aulas fazem parte da finalização da segunda etapa do projeto Dança Aqui, que durante seis meses teve como residentes sete grupos de dança de rua do Maranhão. Amanhã e sexta as aulas serão abertas ao público. No sábado, o trabalho será específico com os grupos do Dança Aqui. As aulas acontecem de 16 às 18h. São mais de 80 participantes.

O krump nasceu nos guetos de Los Angeles por volta do ano 2000, criada por Ceasare Willis (Tight Eyez). É uma dança de movimentos rápidos, que se organiza nas disputas entre as famílias (grupos). No Brasil, chegou por volta de 2006, em São Luís existem vários grupos, tendo como pioneiros os pesquisadores e dançarinos Gilvan dos Santos e Rafael Sousa.

Yara Traore, conhecida como Queen Buckhype, começou a dançar incentivada pelo tio, que levou o Krump para Hamburgo, cidade onde ela nasceu, na Alemanha. Dança desde 2012, e hoje é um ícone do movimento krump mundial. É integrante da crew feminina Bad Attitude. Ano passado venceu a European Buck Session – EBS Female 2018. Esta é a primeira vez que Queen vem ao Brasil.

Kwame Osei, o Kid Eyez, começou a dançar os ritmos africanos aos sete anos. Depois vieram os estilos ligados ao hip hop, como o locking e o popping, antes de chegar ao krump. Durante quatro anos estudou com Tight Eyez, tornando-se um dos pioneiros do krump na Europa e um dos mais bem-sucedidos dançarinos do estilo. Ao longo da carreira, trabalhou com figuras importantes do hip hop mundial e diretores de videoclipes, participou de comerciais e fez performances e turnês com diversos artistas. É líder do movimento krump alemão e organizador da European Buck Session(EBS), um dos maiores eventos internacionais de krump. Tem como meta compartilhar ao redor do mundo sua experiência na dança e encorajar as pessoas a transformarem energia negativa em positividade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.