Lançamento

Livro aborda vida do primeiro palhaço negro brasileiro

Publicada pela Estrela Cultural, obra "Grande Circo Favela", é uma história lúdica e repleta de ensinamentos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Uma das ilustrações do livro  "Grande Circo Favela"
Uma das ilustrações do livro "Grande Circo Favela" (palhaço negro)

São Paulo - O palhaço está triste por perder seu picadeiro! Mas agora, pela primeira vez, o circo chega à Favela do Meio, será que o sucesso e a alegria serão certeiros?. Inspirado na história de Benjamin de Oliveira, o primeiro palhaço negro brasileiro, conhecido como Beijo Moleque, a obra "Grande Circo Favela", escrita pelo carioca do subúrbio Otávio Júnior e publicada pela Editora Estrela Cultural, homenageia-o por meio do personagem Mingau.

Nessa incrível narrativa, o autor apresenta ao pequeno leitor a menina Ju. Ao lado de seu mais novo amigo, o palhaço Mingau, ela vai em busca da realização de seus sonhos e dos de Mingau, que havia trocado toda a alegria por tristeza após a falência do circo no qual trabalhava. Sentindo-se perdido, ele perambula pela cidade até chegar à favela do Meio onde mora a garotinha. Juntos, os dois decidem alegrar toda a comunidade.

Com uma escrita cativante e emocionante "Grande Circo Favela" surpreenderá a todos. Repleto de ensinamentos sobre a vida, o escritor convida os jovens a refletir sobre questões como amizade, confiança e respeito. Ao final, o leitor se depara com uma incrível revelação sobre superação e solidariedade.

Sutil e encantador, o livro conta com as ilustrações de Roberta Nunes. Além de enriquecer as páginas, enchendo os olhos de cor e alegria, os desenhos levam as crianças a exercitar a imaginação e vivenciar o conto de uma maneira única, tornando a leitura ainda mais prazerosa.

Sobre o autor

Carioca do subúrbio, Otávio iniciou oficialmente suas pesquisas relacionadas à promoção da leitura em 2007. Criou o projeto "Ler é 10 - Leia Favela" para permitir que crianças de comunidades carentes tenham acesso ao livro e à leitura. Atualmente, estuda práticas educativas, aprendizagem criativa, games e narrativas audiovisuais. Escreve contos, roteiros de histórias em quadrinhos e poemas infantojuvenis. Sonha em criar um parque de diversões educativo e uma biblioteca futurista.

Sobre a ilustradora

Roberta Nunes é carioca, designer gráfico, ilustradora e, atualmente, cursa especialização em literatura infantojuvenil na Universidade Federal Fluminense. Gosta de dar forma às histórias, como em "Que cabelo é esse, Bela?", de Simone Mota; e no quadrinho "Água do feijão", que ganhou o concurso realizado pela Festa Literária das Periferias em parceria com o consulado da França.

Ficha Técnica
Título: Grande Circo Favela
Autor: Otávio Júnior
Ilustração: Roberta Nunes
Indicação: A partir dos 6 anos
Páginas: 32
Preço: R$39.90

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.