Editorial

Jovens são alvo de vacinação contra sarampo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

A faixa etária que acumula o maior número de casos confirmados de sarampo, de acordo com o último boletim epidemiológico é a composta por adultos jovens entre 20 a 29 anos. E é exatamente esse o foco da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a doença, que foi lançada ontem em todo o país.

O quantitativo não é baixo. São mais de 9 milhões de adultos jovens não vacinados contra o sarampo ou com o esquema vacinal incompleto - que inclui duas doses da vacina. De olho nesse quantitativo, o Ministério da Saúde enviou 5,2 milhões de doses extras da vacina tríplice viral aos estados no mês de outubro. Além disso, há 2,3 milhões de doses, enviadas durante a primeira etapa da campanha, em estoque nos estados. Este mês, mais de 4 milhões de doses serão entregues pelos fornecedores, que serão enviados aos estados conforme a necessidade, totalizando 11,3 milhões de doses extras.

O objetivo desta etapa da campanha é claro: visa interromper a cadeia de transmissão do vírus em pessoas da faixa etária que ainda não tomaram as duas doses da vacina. É importante lembrar que o surto de sarampo ainda está acontecendo no Brasil. E a campanha direcionada ao público específico, segundo o Ministério da Saúde, reduz a possibilidade de aglomeração nas Unidades de Saúde em decorrência da procura da vacina. A iniciativa integra as ações do Movimento Vacina Brasil e o dia D acontecerá no dia 30 deste mês, data que marca o encerramento.

Também segundo o MS, 5.660 casos foram confirmados e 19 estados se encontram em transmissão ativa. A maioria dos casos (90,5%) estão concentrados em 176 municípios (27%) do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. De janeiro deste ano a 26 de outubro, 10.429 casos de sarampo foram confirmados em todo o Brasil. Os dados acumulados são de surtos da região norte do país, iniciado em fevereiro de 2018 e iniciado em São Paulo por um navio, em maio deste ano.

Um detalhe que vale à pena destacar é que, para facilitar o acesso do público-alvo, a vacinação pode ser oferecida em lugares estratégicos com maior concentração de pessoas, como centros comerciais, religiosos, praças, praias, rodoviárias, empresas, instituições de ensino, entre outros. Além disso, em áreas de difícil acesso, é possível organizar postos móveis. Como estratégia para fortalecer a vacinação, pode ser feita a abertura de postos aos sábados, domingos ou em horários ampliados.

O MS informa que o Brasil atingiu a meta de vacinação de sarampo de 2019 com 97% de cobertura vacinal em crianças de até 1 ano, resultando na melhor cobertura vacinal dos últimos cinco anos. Ao todo, 16 estados superaram o índice de 95% das crianças vacinadas. São eles: Alagoas, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Espírito Santo, Ceará, Paraná, Santa Catarina, Sergipe, Rio Grande do Sul, Tocantins, Goiás, São Paulo, Rondônia, Rio Grande do Norte e Paraíba. Outras 10 unidades da federação e o Distrito Federal ainda buscam superar a meta para evitar a doença. Quanto aos municípios, 34,5% (1.923) precisam de reforço para alcançar a meta de vacinação.

Então, vamos alertar conhecidos nessa faixa etária para que se imunizem. Até porque o Brasil precisa eliminar o vírus novamente. E só a vacinação possibilita isso.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.