Culinária

Evento em São Luís apresenta o melhor da gastronomia maranhense

O evento, promovido pelo Enchefs Maranhão, será marcado pela abertura do projeto "Joias da Nossa Terra". Será um encontro de vários chefes de cozinha de São Luís e do interior maranhense

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Chefs participam do projeto Joias da Nossa Terra; Chefs Ana Lula e Danilo Dias
Chefs participam do projeto Joias da Nossa Terra; Chefs Ana Lula e Danilo Dias

OUTROS EVENTOS

O Enchefs Maranhão também promoverá, nos dias 28 e 29 de novembro, na Praça de Alimentação do Golden Shopping, Calhau, um evento gastronômico. Na ocasião, os chefes de cozinha exibirão suas habilidades e mostrarão as riquezas da gastronomia maranhense. Ocorrerão concurso profissional, fórum gastronômico, concurso acadêmico e aula show. A entrada será 1kg de alimento não perecível.

“Um ponto interessante é a inclusão social, pois o evento contará com intérpretes de Libras. Isso é muito importante em todos os setores, não apenas na gastronomia, porque valoriza o outro nessa interação entre as pessoas”, comentou Rafael Bruno.

CULINÁRIA MARANHENSE

A gastronomia maranhense é extremamente rica e cheia de influências culturais das mais diversas, como europeus, negros e índios. O resultado dessa receita são pratos com ingredientes exóticos que fazem da culinária do estado algo único e saboroso. Os mais conhecidos pratos típicos do Maranhão são arroz de cuxá, que tem como ingrediente principal a vinagreira, uma erva bem típica da nossa região, e dificilmente encontrada em outros locais; e a panelada, preparado com o intestino, pés e miúdos de boi, e geralmente servida com arroz branco, farinha, pimenta e limão.

No Maranhão, também é típica a juçara, que é ingerida com acompanhamento de farinha, açúcar, camarão seco ou até mesmo carne de sol, dependendo da preferência. E o beiju, de origem indígena. É feito com a farinha da tapioca e pode ser recheada com praticamente qualquer coisa. Geralmente, é apreciado na primeira refeição do dia com manteiga e uma xícara quente de café. É típico, ainda, o doce de espécie, uma iguaria muito apreciada, sobretudo em Alcântara. O doce é a base de coco, e também leva farinha de trigo, açúcar torrado e cravo. Tornou-se uma tradição na cidade ao ser distribuído pelos moradores durante a Festa do Divino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.