Partidos

Deputados querem definir situações até o fim do ano

Alguns dos representantes negociam, nos bastidores, suas mudanças de sigla e os casos dos deputados Gil Cutrim (PDT) e Hildo Rocha (MDB) chamam a atenção

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Gil Cutrim e Hildo Rocha
Gil Cutrim e Hildo Rocha (Gil Cutrim )

Deputados que compõem a bancada maranhense no Congresso Nacional querem definir suas situações partidárias até o fim deste ano. Alguns dos representantes negociam, nos bastidores, suas mudanças de sigla e dois casos chamam a atenção: os deputados Gil Cutrim (PDT) e Hildo Rocha (MDB). Outro nome que também deverá oficializar sua mudança é Eduardo Braide, ainda no PMN, de acordo com o site da Câmara dos Deputados.

A situação mais complexa é a de Hildo Rocha. Atualmente emedebista, há dois meses, o parlamentar dava nos bastidores como certa sua saída para o PSL. No entanto, com a realização da convenção nacional da sigla e o pedido particular do presidente do MDB, Baleia Rossi (SP), Hildo decidiu recuar inicialmente na ideia.

Outro fator que travou as negociações de Hildo com o PSL foi Jair Bolsonaro. O presidente da República anunciou, na semana passada, sua desfiliação do PSL e incorporação no partido Aliança pelo Brasil. Hildo Rocha é um dos principais defensores das pautas do Executivo federal no Congresso atualmente e a ida ao antigo partido de Bolsonaro poderia significar ruptura no apoio, já que Bolsonaro saiu rompido do antigo partido.

A O Estado, Hildo Rocha disse que está no aguardo. “Por enquanto, segue sem novidade. Estamos ainda discutindo o assunto”, disse. O presidente estadual do PSL, Chico Carvalho, confirmou o convite à Hildo Rocha. Para o dirigente, a sigla ganharia com a incorporação de Hildo a seus quadros.

Quanto a Gil Cutrim, o parlamentar ainda aguarda manifestação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o seu pedido de requerimento de mandato. O parlamentar se esquiva, ao ser questionado sobre acordos com outras legendas. Apesar da negativa, O Estado apurou que alguns partidos, como DEM e SD, querem a filiação de Gil Cutrim a seus quadros.

O deputado disse que somente após parecer do TSE se posicionará sobre o tema. “Ainda estou esperando. Prefiro aguardar a manifestação da Corte para somente falar sobre o tema e meu futuro”, disse.

Gil Cutrim e outros colegas pedetistas respondem a processo administrativo interno por supostamente um descumprimento a fechamento de questão da legenda quanto à Reforma da Previdência. Enquanto a direção nacional do PDT orientou contra a aprovação da matéria, deputados (incluindo Gil Cutrim) votaram a favor.

Mais – Eduardo Braide já tem tudo certo há alguns meses para migrar para o Podemos. A mudança se deve pelo interesse que o parlamentar tem de aglutinar base de apoio para a sua campanha no ano que vem. Braide já anunciou que é pré-candidato a prefeito de São Luís em 2020.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.