Foragido

Acusado de estuprar uma idosa de 92 anos continua solto no MA

MP pede prisão do acusado; vítima é portadora de Alzheimer e o crime foi descoberto por meio de filmagem feita por familiares dela, em Tajaçuaba

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
José Ribamar Sousa, de 73 anos, está sendo procurado pela polícia
José Ribamar Sousa, de 73 anos, está sendo procurado pela polícia (estuprador)

São Luís - A polícia, até a noite de ontem, não havia localizado José Ribamar Sousa, de 73 anos, que é foragido da Justiça. A prisão dele foi solicitada pelo Ministério Público (MP) acusado de maus-tratos e de violentar sexualmente uma idosa, de 92 anos, que é portadora de Alzheimer. A empreitada criminosa foi descoberta no mês de julho deste ano, na residência da vítima, em Tajaçuaba, zona rural de São Luís.

O caso foi registrado na Delegacia do Idoso e também na Promotoria do Idoso, no São Francisco. O promotor de Justiça, Augusto Cutrim, informou que o ato bárbaro foi descoberto pelos familiares da vítima. Eles declararam que a idosa ficava agitada, na maioria das vezes, que José Sousa chegava perto dela.

No mês de julho, eles instalaram uma câmera escondida na residência da idosa e acabaram registrando a ação criminosa. As imagens mostram a vítima sendo atacada pelo acusado. Esse material foi entregue para a polícia e ao Ministério Público. “Foi oferecida a denúncia para o crime de estupro contra uma pessoa vulnerável, ou seja, que não pode oferecer resistência. Assim como crimes de maus tratos previstos no Estatuto do Idoso”, explicou o promotor.

Na fase de investigação, foi pedida a prisão preventiva e o acusado acabou tomando rumo ignorado. O promotor ainda comentou que qualquer mulher independente da idade pode sofrer abuso sexual e grande parte desses atos criminosos são cometidos por pessoas que frequentam a residência das vítimas. “Um idoso, de 73 anos, é acusado de ter cometido esse abuso sexual e teve como vítima uma anciã”, concluiu Cutrim.

Outro caso
A polícia prendeu ontem em flagrante Gardel da Cruz Correa, idade não revelada, de acordo com a polícia, acusado de estupro de vulnerável, em Codó. O delegado Rômulo Vasconcelos informou que a vítima foi um adolescente, de 14 anos, e já foi submetido a exames periciais.

O delegado também declarou que o detido confessou a autoria do crime e a prisão em flagrante vai ser convertida em preventiva. Ainda ontem, o acusado iria ser encaminhado para a Unidade Prisional de Codó onde vai ficar à disposição do Poder Judiciário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.