Prevenção

Ações de combate à raiva são intensificadas em Caxias

Atividades educativas e vigilância em propriedades rurais estão sendo realizadas desde o mês de julho pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Agentes de controle de endemias participam de palestra
Agentes de controle de endemias participam de palestra (palestra endemias)

CAXIAS - As ações de combate à raiva estão sendo intensificadas em Caxias desde o mês de julho, após a identificação de um caso positivo da doença em uma raposa. As atividades educativas e de vigilância em propriedades rurais estão sendo realizadas pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged/MA), por meio da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV), em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) do município.

Uma das atividades mais recentes ocorreu segunda-feira (18), quando foi ministrada uma palestra para 16 agentes de combate a endemias, que atuam em várias comunidades do município. A fiscal Estadual Agropecuária e Médica Veterinária da ULSAV Caxias, Larissa de Carvalho Bessa, orientou os agentes quanto à prevenção e identificação de casos suspeitos, para que eles possam levar mais informações aos moradores da região.

No mês de outubro, quando houve a confirmação da morte de um bovino causada pela raiva, os órgãos de saúde e defesa agropecuária montaram estratégias para atuar nas 19 comunidades onde foram relatados casos de ataques de raposas a humanos e animais. Além de palestra sobre o Plano Nacional de Combate à Raiva Humana, foram realizadas blitz educativa, em parceria com servidores da UVZ Caxias e com a Polícia Rodoviária Federal e vigilância ativa em propriedades rurais.

Segundo o médico veterinário e fiscal agropecuário da Aged em Caxias, Eduardo Leite Braga, é muito importante esse esforço conjunto para envolver a comunidade na prevenção e combate à raiva. “Ações dessa natureza são essenciais, pois, de posse de conhecimento, a população pode participar ativamente com medidas de prevenção e controle de enfermidades. Dessa forma, chegamos juntos ao objetivo final que é a saúde pública”, destacou.

A raiva é uma doença causada pelo vírus do gênero lyssavirus, que atinge mamíferos, inclusive os humanos, podendo levar a morte. A transmissão ocorre por meio da saliva dos animais infectados. Após a transmissão – que pode ocorrer pela mordida, arranhadura ou mesmo a lambida do animal -, há um período de incubação de até 45 dias no ser humano, quando começam a aparecer os sintomas. A melhor maneira de prevenir a raiva é por meio da imunização de cães e gatos, já que a enfermidade é quase 100% letal.

Principais sintomas:

- mal-estar geral
- pequeno aumento de temperatura
- anorexia
- cefaleia
- náuseas
- dor de garganta
- entorpecimento
- irritabilidade
- inquietude
- sensação de angústia

Fonte: Ministério da Saúde

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.