COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
ANA KARIN Andrade tomando um chá com Marly Mansur, uma das maiores locomotivas da tradicional sociedade paulistana, que no próximo dia 26 abrirá os salões de sua linda casa no sofisticado bairro Morumbí para homenageá-la com um almoço pela conquista do título de Embaixadora da Paz. Marly já agendou a primeira semana de dezembro para desfilar sua elegância em São Luís
ANA KARIN Andrade tomando um chá com Marly Mansur, uma das maiores locomotivas da tradicional sociedade paulistana, que no próximo dia 26 abrirá os salões de sua linda casa no sofisticado bairro Morumbí para homenageá-la com um almoço pela conquista do título de Embaixadora da Paz. Marly já agendou a primeira semana de dezembro para desfilar sua elegância em São Luís

Mistério?
Há anos me pergunto: o que foi feito das máquinas de escrever? Tampas de caneta Bic se perdem, guarda-chuvas se perdem e a gente sempre perde um único pé de meia, mas, tudo bem, tampas de caneta Bic devem estar nos vãos das calçadas, meias devem estar entupindo bueiros e guarda-chuvas estão com os malditos ladrões de guarda-chuvas.
E as máquinas de escrever? Para onde foram? Todas as casas tinham uma máquina de escrever, escritórios tinham dezenas delas, redações de jornal tinham centenas, e máquinas de escrever são objetos grandes e pesados e não são facilmente desmontáveis.
Um carro é mais fácil de ser desmembrado e reutilizado do que uma máquina de escrever. Para onde foram todas, utilizadas por mais de um século pela Humanidade? Existe algum cemitério de máquinas de escrever em algum lugar?
Alguém me desvende esse mistério, por favor.

Os mandões
A má distribuição do bolo tributário, há décadas, tornou-se uma evidência no país. Paradoxal é que a situação agrada a dois polos.
O governo federal, no andar de cima, recebe a maior fatia, 68 por cento, e comanda de forma imperial a distribuição.
Sucessivos presidentes e ministros exercem o poder de dizer sim ou não a pedidos que chegam a cada hora de governadores, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e secretários.
Vira um jogo político com a exigência de apoios.

Os mandões 2
No andar debaixo, a maioria de governadores e prefeitos em crise se sente confortável com uma esperança: mesmo que o rombo cresça, em algum momento o governo federal será o refúgio e o socorro.
Mera ilusão. Quando a União faz alguma negociação, cobra juros exorbitantes que afundam cada vez mais estados e municípios.
Depois, com a corda no pescoço, têm de fazer um acordo prejudicial de refinanciamento.
Desse jeito caminha a gestão pública brasileira.

A vida como ela é
Silvana Duailibe alcançou o tempo certo para apresentar seu primeiro livro, Espirais da Gente, uma coletânea de cotidianas crônicas divididas em 11 capítulos, formados por cinco a nove crônicas, que circulam pelo cotidiano comum doce e amargo do ser humano.
Não há receita pronta, mas é possível remediar, o resultado vai depender do quanto se tem de disponibilidade para mexer nas feridas.
Amores, filhos, casamentos, aparências, solidão, maturidade, dependência emocional, perdas, autoengano e outros temas, são conversados com certa intimidade, que chama a atenção do leitor, com chance de se identificar facilmente com as histórias narradas.
Espirais da Gente tem o selo da Clara Editora e ilustrações de Lucas Maciel, e será lançado no dia 28 de novembro, às 19h, no Espaço Cultural AMEI, no São Luís Shopping, com leituras de Aníbal Pinheiro, Juciana Sampaio, Sheila Martins, Alex Palhano e Cesar Boaes.

Urnas ficarão grisalhas
O amadurecimento da população, fenômeno que já pose ser observado também no Maranhão, tem um efeito relevante, mas pouco analisado até agora: os eleitores grisalhos tendem a ser mais conservadores. Com isso, os candidatos precisam mudar discursos e práticas em um território no qual os jovens já não são maioria – e serão menos ainda daqui para frente. Com cada vez mais peso político, essa massa de grisalhos que só cresce acordará em breve, exigindo do poder público políticas mais realistas e eficientes nas áreas da saúde, segurança, mobilidade urbana e educação.

Zero Flaci
É hoje, na loja da Cosmobeauty, o curso “Zero Flaci”, voltado para esteticistas, fisioterapeutas e profissionais da área de estética e saúde.
O treinamento será das 9h às 18h, com carga horária de 8h.
O Zero Flaci é um revolucionário tratamento que tem por objetivo atuar em uma das maiores disfunções estéticas corporal que é a flacidez. E o objetivo desse tratamento é acabar com a flacidez tissular e muscular usando técnicas avançadas e produtos de altíssima qualidade.
O curso será ministrado pela renomada fisioterapeuta Giovanna Kaadi (Goiânia), Coordenadora da Pós Graduação em Estética pela Universidade Premier (Goiânia).

Um enigma
O enigmático pedido do presidente do STF, Dias Toffoli, para que o Banco Central lhe repassasse todos os dados de pessoas físicas e jurídicas – cerca de 600 mil – objeto de relatórios do Coaf, o antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras, mereceu uma reação da Procuradoria-Geral da República.
Em nome dos cidadãos, impotentes a esse movimento do STF, o procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu na sexta-feira, a revogação da decisão de Dias Toffoli.
O ministro porém negou o pedido e decidiu ampliar o pedido de mais informações sigilosas sobre contribuintes de todo o País ao Banco Central.

TRIVIAL VARIADO

A 1ª Jornada de Estudos sobre Imaginário, Memória e Formação Docente da Ufma será nos dias 27, 28 e 29 desse mês, no auditório central do Campus do Bacanga. Na programação tem o espetáculo teatral e musical “Um Tributo a Cazuza” com a Cia. Teatral Riba-Mará e o Prof. Dr. João de Deus, no dia 28.

Em visita às novas obras de expansão do Hospital do Câncer Aldenora Bello (HCAB), os conselheiros Zildêni Falcâo e Nan Sousa, acompanhados da diretoria do Maracap, doadores e familiares de pacientes, conheceram os novos equipamentos, instalações e benefícios que serão gerados com a ampliação do hospital, gerenciado pela Fundação Antonio Dino.

Pós-doutorada em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a professora Li-Chang Shuen Cristina Silva Sousa assumiu a direção do Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proec).

Há equívoco dos candidatos que apostam na prática da redução de gastos públicos como argumento para se reeleger. Não é o que a grande maioria dos eleitores espera.

Como dizem os camelôs nas esquinas ao tentarem vender seus produtos: não requer prática nem habilidade. Qualquer senador ou deputado federal pode tomar a iniciativa de pedir resposta à pergunta: quais as estatais rentáveis e as que dão prejuízo ao governo federal? A mesma indagação pode ser feita por deputados estaduais a seus governos.

Guga Fernandes e José Pires de Castro deram um tempo nas badalações sociais de São Luís e foram conferir o auge do outono em Paris, a estação mágica. Na próxima semana estarão de volta contando as novidades.

A ex-governadora Roseana Sarney passou o fim de semana curtindo a atmosfera paradisíaca da Ilha de Curupu, para refrescar a mente e a alma.

O deputado estadual Duarte Jr foi participar do Smart City Expo World Congress, o maior evento de cidades inteligentes do mundo, que ocorre de 19 a 21 de novembro em Barcelona, na Espanha. O objetivo é conhecer experiências bem sucedidas nas áreas de inovação e melhorias sociais desenvolvidas por cidades de todo o mundo.

Com a chegada do fim do ano, o Senado, a Câmara dos Deputados, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais publicarão relatórios do que fizeram. Como sempre, vão se vangloriar da produção de leis, muitas inúteis e contraditórias.

Em tempo: toda vez que isso ocorre, vale lembrar a frase do Cardeal Richelieu, que viveu de 1585 a 1642, e foi figura influente do governo do rei Luiz XIII, da França: “Fazer uma lei e não mandar executar é autorizar a coisa que se quer proibir. Adapta-se sem tirar uma letra às fábricas de normas mantidas por parlamentares brasileiros.


DE RELANCE

Base de Alcântara e Educação
O acordo entre Brasil e EUA para o uso da Base de Alcântara, aprovado na semana passada pelo Senado, possibilitará as atividades de lançamento de satélites e foguetes para órbita da Terra a partir do CLA, e assegura a proteção de tecnologias pelos EUA. Quase 80% dos equipamentos espaciais do mundo possuem algum componente norte-americano.

Base de Alcântara e Educação 2
A base de Alcântara foi escolhida pela sua localização estratégica e econômica. Por ficar próxima ao Equador, os lançamentos da base consomem em média, 30% a menos de combustível, que os lançamentos realizados das bases norte americanas.

Base de Alcântara e Educação 3
Diante das oportunidades que passarão a existir, fazendo-se necessária a contratação de um novo tipo de profissional, o especialista em sistemas computacionais aplicados à engenharia aeroespacial, a Faculdade ISL Wyden sai na frente para formar mão de obra maranhense para a base e cria o MBA em Tecnologia Aeroespacial.

Base de Alcântara e Educação 4
O curso se destina a graduados em engenharias diversas e/ou profissionais de outros ramos com conhecimentos básicos nas áreas de programação e matemática, que tenham interesse no setor aeroespacial e que queiram ampliar sua gama de competências com ferramentas computacionais relacionada a processamento de dados, modelagem, simulação e controle de sistemas.

Base de Alcântara e Educação 5
A iniciativa partiu do CEO da faculdade, o educador Rodrigo Marques, que tem vivência profissional no Vale do Silício na Califórnia, e vem dinamizando a instituição com a realização de vários eventos no conhecimento tecnológico para a comunidade acadêmica local. Além do MBA em Tecnologia Aeroespacial, a ISL Wyden, sediou recentemente a Hackathon, evento organizado pela NASA, agência espacial dos Estados Unidos, que contou com a participação de várias cidades brasileiras, incluindo São Luís.

Base de Alcântara e Educação 6
Na Hackathon estudantes de várias instituições formam equipes para trabalhar de maneira intensiva na criação de soluções dentro do tema escolhido, a fim de resolver problemas reais, tudo em apenas 48 horas.

Base de Alcântara e Educação 7
Os desafios englobam 5 categorias de conhecimento: oceanos, Lua, planetas, estrelas e a Terra. Os problemas solucionados podem estar relacionados às missões espaciais da Nasa, como a Artemis III, que levará uma mulher à Lua em 2024, ou podem abordar ideias para conter o lixo espacial e o aumento do nível dos mares. As equipes vencedoras do ranking mundial participarão de uma viagem ao Centro Espacial John F. Kennedy da Nasa, nos Estados Unidos.

Cláusulas pétreas
Os que defendem uma nova Constituição, querendo fazer cartaz e entrar para a História, desconhecem o parágrafo 4º do artigo 60: “Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: 1 – a forma federativa de Estado; 2 – o voto direto, secreto, universal e periódico; 3 – a separação dos Poderes; 4 – os direitos e garantias individuais.” Tudo mais pode ser modificado quando houver maioria de votos no Congresso Nacional. Portanto, não há motivo para terra arrasada.

Cyborg no Sports Village
Muito concorrido o seminário sobre Jiu-Jitsu com Roberto “Cyborg” Abreu, um dos maiores nomes deste esporte na atualidade. O evento inaugurou com pé direito a Dojô James Adler Sports Village, a mais nova unidade de uma das mais tradicionais escolas de Jiu-Jitsu em São Luís. Cyborg é um dos atletas mais premiados da modalidade, sendo múltiplas vezes Campeão Mundial e um dos professores desse esporte mais requisitados para seminários em todo o mundo.

Para escrever na pedra:
“Num país de fugitivos os que andam na direção contrária parecem estar fugindo”. De T. S. Eliot.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.