COLUNA SOCIAL

Os escondidos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a prisão em segunda instância, o tema ganhou força no Congresso Nacional e propostas para considerar legal o encarceramento antes da última instância já tramitam na Câmera dos Deputados e no Senado.
Os deputados e senadores do Maranhão - em sua maioria - ainda escondem suas posições.
De forma geral, os que escondem (até o momento) apoiam o governo de Flávio Dino no Maranhão e votam a favor do presidente Jair Bolsonaro, em Brasília.
De repente, pode ser somente coincidência a postura dos “duplos” sobre um tema tão polêmico, que tem mais peso da política do que das questões jurídicas em si.
Mas, em uma análise mais refinada dos fatos, sabe-se que é desgastante para os “duplos” ir de encontro com o que defende o aliado Flávio Dino no Maranhão, ao passo que pesa demais demonstrar isto abertamente ao preço de ferir a relação (sempre desconfiada) com o Palácio do Planalto.
De posição com martelo batido, da bancada do Maranhão estão os deputados Hildo Rocha(MDB), Pastor Gildenemyr (PL), João Marcelo de Souza (MDB) e Edilázio Júnior (PSD). O senador Roberto Rocha também já expõe o que pensa.
Resta saber como vão se posicionar os demais quando a matéria chegar (se chegar realmente) ao plenário da Câmara e do Senado para análise e votação.

Desculpa
Os deputados maranhenses aliados de Flávio Dino e Bolsonaro já até estudam a possibilidade de depositar na conta do partido ou se ausentarem de uma possível votação sobre a segunda instância.
Esta seria a saída para evitar o desgaste que poderá acontecer se confrontadas as posições antagônicas que os parlamentares adotam em relação ao Maranhão e ao Palácio do Planalto.
Na lista dos “duplos” estão, por exemplo, Pedro Lucas Fernandes (PTB), André Fufuca (PP), Cléber Verde (PRB), Juscelino Filho (DEM) e Gil Cutrim (PDT).

Atentos
Deputados da oposição ao governo do Estado na Assembleia Legislativa estão atentos a qualquer chegada de proposta do Palácio dos Leões sobre aumento de imposto.
O motivo é a previsão maior de arrecadação em 2020 comparado a 2019. Como ocorreu no ano passado, o governo enviou primeiro a proposta de Lei Orçamentária com aumento em arrecadação.
No mês seguinte, enviou o pacote que previa aumento de alíquotas de ICMS. Oposicionistas estão de olho se a cena vai ser repetida.

Sem comentário
O governador Flávio Dino (PCdoB) não fez qualquer comentário sobre as declarações do ex-presidente Lula e a postura do PT em 2020 e 2022.
Segundo o petista, o partido não pode ser apoio de outra legenda. E disse ainda que o PT vai polarizar nas eleições de 2022.
Dino preferiu não comentar nada, mas sabe que, na prática, o ex-presidente Lula o joga para escanteio no campo da esquerda.

Declarações
As declarações de Lula vieram dias depois do que publicou o irmão do governador maranhense, Sálvio Dino Júnior.
Advogado e membro do PT do Maranhão, Sálvio disse que o PT precisa passar o bastão para outras lideranças por não mais conseguir hegemonizar a esquerda.
Lembrando que Sálvio Dino fez questão de ressaltar a idade do ex-presidente (74 anos) e a inelegibilidade dentro do que prevê a Ficha Limpa para dar sustento ao seu argumento de que Lula e o PT passaram.

Debate
Os vereadores de São Luís estão nas comunidades dos bairros da capital para debater sobre o novo texto do Plano Diretor proposto pela Prefeitura.
Já foram feitas quatro audiências públicas para discutir o texto que tramita na Câmara Municipal de São Luís.
O tema mais polêmico está sendo a redução da área da Zona Rural em 40%. Ou seja, pelo novo Plano Diretor, quase a metade da área que hoje é rural passará a ser urbana, que tem implicações econômica e sociais.

Desconforto
Causou desconforto na direção estadual do PT a aproximação do presidente municipal da legenda em São Luís, vereador Honorato Fernandes, com a presidente nacional da sigla, Gleisi Hoffmann.
Como há uma guerra evidente no PT do Maranhão, os gestos de qualquer petista são vistos como provocação.
Honorado Fernandes foi um dos únicos petistas do Maranhão que estiveram em Salvador para evento da Executiva Nacional do partido.

DE OLHO

R$ 9,9 bilhões é o valor das despesas do governo estadual – já pagas – até o início de novembro de 2019.

E MAIS

• Fica cada vez mais claro a disputa interna entre os comunistas Rubens Pereira Júnior e o deputado Duarte Júnior.

• O campo principal de batalha dos dois membros jovens do PCdoB é a rede social. Até partida de futebol é motivo para evidenciar a disputa.

• Disputa esta, na verdade, que Duarte Júnior tenta manter acesa, já que a posição do PCdoB e do governador Flávio Dino é favorável unicamente a Rubens Júnior.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.