Entrevista

"O mundo mudou e a gente precisa se reinventar"

Presidente da ABRH-MA, Edilson Lira, ressalta o impacto da transformação digital no futuro do mercado de trabalho no país

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Edilson Lira, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-MA)
Edilson Lira, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-MA) (abrh)

A quarta revolução industrial - e a sua transformação digital - está interagindo com outros elementos socioeconômicos e criando uma mudança significativa nos modelos de negócios em todo o mercado. Essa realidade já está impactando os postos de trabalho e exigindo uma reinvenção dos profissionais no mercado, incluindo também gestores de recursos humanos.
Nos próximos dias 21 e 22 de novembro, acontece em São Luís, o XI COMARH – Congresso Maranhense de Recursos Humanos com o tema “Convergindo Pessoas e Negócios no Mundo Digital”, que contará com a presença de líderes globais e nacionais para conversar sobre novas tecnologia e como ela impacta na área de gestão de pessoas e recursos humanos.
O Estado conversou com exclusividade com o presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-MA) e também Consultor de Pessoa, Edilson Lira, para entender como a transformação digital impactará no futuro das profissões.

A tecnologia ameaça os empregos hoje no Brasil e no mundo?
Não podemos enxergar os recursos tecnológicos como uma ameaça ao seu trabalho. Eles precisam ser vistos como aliados, as tecnologias são uma ajuda para você desempenhar as suas funções de maneira mais produtiva. E pode ter certeza que, por mais que a sua carreira pareça distante da transformação digital, de alguma maneira ela será impactada. O nosso papel enquanto profissionais é enxergar quais as tecnologias impactam nas nossas tarefas e usá-las a nosso favor.

Muito se fala em automatização das atividades, como será o impacto de forma real nos negócios?
Todos os negócios, independentemente do segmento, estão automatizando os seus processos, digitalizando os seus conhecimentos e documentos e explorando a atmosfera digital. Basta olhar a quantidade de negócios online que estão surgindo, a crescente presença das marcas no ambiente virtual e o uso cada vez mais frequente dos recursos digitais dentro dos diversos ambientes de trabalho. Num futuro bem próximo veremos robôs e pessoas dividindo o mesmo espaço, as pessoas tomando decisões estratégicas e os robôs realizando o trabalho mais operacional. O mundo mudou e a gente precisa se reinventar.

Além de exigir mudanças das profissões antigas, a transformação digital também é a responsável pelo surgimento de novas carreiras?
Com a transformação digital os empregos não irão acabar, as profissões irão desaparecer. Hoje, há uma procura enorme por profissionais que há pouco tempo não tinham tanto destaque ou as pessoas nem imaginavam que existiriam. Hoje temos profissionais como influenciador digital; professor online; desenvolvedor de softwares; profissional de marketing digital; gestor de mídias sociais, entre outras.

Como convergir pessoas e negócios no mundo digital?
Essa resposta teremos no XI COMARH. O congresso este ano recebe nomes importantes da área de recursos humanos com atuação no eixo nacional para refletir práticas de gestão associadas a tecnologia, cultura organizacional, employee value proposition, legislação trabalhista, performance e produtividade, entre outros assuntos relevantes para o futuro das organizações. Estamos trazendo um time gabaritado de dirigentes e gestores brasileiros que estão utilizando todo potencial da tecnologia para gerar os melhores resultados na condução de estratégias, práticas e talentos nas empresas. Não é possível hoje pensar em gestão sem a utilização de tecnologia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.