Aproveitando

Feriado da Proclamação da República teve diversão na orla da Grande Ilha

Muita gente aproveitou a folga para praticar esportes, curtir o sol e o banho de mar, ainda que impróprio em alguns pontos, nas praias de São Luís e São José de Ribamar

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Banhistas, aqueles que preferem apenas a areia e os esportistas do mar se divertiram ao sol nas praias
Banhistas, aqueles que preferem apenas a areia e os esportistas do mar se divertiram ao sol nas praias (praias)

Mar, sol e esportes na areia. Foi assim a sexta-feira para quem aproveitou o feriado da Proclamação da República na orla marítima de São Luís. A movimentação de banhistas começou cedo, pois muita gente queria aproveitar, ao máximo, as benesses da natureza. A maioria, no entanto, preferiu não arriscar a entrar na água, devido à polêmica da balneabilidade.

Na Praia de São Marcos, alguns banhistas procuraram as placas indicativas com as frases “própria” e “imprópria para o banho”, mas não conseguiram encontrar. Apesar de tudo, os homens do Batalhão de Bombeiros Marítimos ficaram a postos, circularam na areia e entraram na água, para evitar incidentes como afogamento. Segundo o major Munilson Rocha, os homens utilizam quadriciclos, viaturas e motos aquáticas para monitorar 20 quilômetros de praia.

Munilson Rocha disse que completaram sete meses sem ocorrências de afogamento com óbitos, mas que, mesmo assim, a atenção é sempre redobrada. “Nós, do Batalhão de Bombeiros Marítimos, estamos sempre atentos a qualquer incidente. Além disso, circulamos na areia orientando os banhistas quando percebemos essa necessidade. É uma satisfação para nós saber que nosso trabalho tem dado resultado”, disse o major.

Kitesurf
Enquanto alguns arriscavam-se no banho de mar, outros aproveitavam os ventos fortes para a prática do kitesurf, colorindo o céu com suas pipas multicores. A advogada Alana Viegas acompanhava de longe o namorado plainar sobre as ondas, enquanto a pipa era guiada pelo vento. “Ele adora e eu não tenho coragem de encarar. Já até tentei uma vez, mas desisti”, confessou.

O feriado foi de calor, mas o vento e o céu parcialmente coberto por nuvens ajudaram a amenizar a sensação. No calçadão, os adeptos da caminhada protegiam-se do sol com acessórios e doses generosas de protetor solar. Jefferson Lima, administrador de empresas, contou que seu hobby preferido em feriados prolongados é correr na praia, sempre usando chapéus, camisa com mangas longas e óculos escuros.

“Eu não abro mão de correr na praia, pois desde o ano passado que mudei meus hábitos e passei a me cuidar mais com exercícios físicos. Até a gripe deu trégua. Venho protegido, claro, com tudo o que tenho direito”, disse, sorrindo e enquanto conferia no relógio de pulso o tempo gasto na corrida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.