Oportunidade

Curso gratuito à distância vai abordar dramaturgia negra

Itaú Cultural abre inscrições para curso EAD Dramaturgia Negra: A Palavra Viva; formação é voltada a estudantes de artes cênicas de todo o país

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
(T)

São Paulo - O Itaú Cultural abre na quarta-feira (13), as inscrições para o curso de ensino à distância (EAD) Dramaturgia Negra: A Palavra Viva, que acontece entre janeiro e março de 2020, direcionado a estudantes de teatro de todo o país. Inspirado pela convocatória a­_ponte, que nos dois últimos anos mobilizou este público com o chamamento para a inscrição de espetáculos criados no ambiente da academia, o Núcleo de Artes Cênicas do instituto busca estreitar o contato com esse segmento. Desta vez, a proposta é possibilitar discussões e estudos a respeito da dramaturgia com foco multicultural, refletindo sobre influências desde o teatro egípcio até a dramaturgia negra contemporânea, além das heranças indígenas-afro-brasileiras.

As inscrições estão abertas até o dia 19 e a lista de selecionados será divulgada no dia 13 de dezembro, no site www.itaucultural.org.br. Com 40 vagas, o curso utiliza uma plataforma online, o que possibilita a participação pessoas de qualquer parte do país. A seleção será feita através de carta de interesse e de currículo. No momento da inscrição o estudante deverá anexar o comprovante de matrícula da instituição de ensino relacionada às artes cênicas à qual é vinculado.

Aulas

Formada pela SP Escola de Teatro e com 15 textos encenados, a dramaturga Dione Carlos comanda o EAD Dramaturgia Negra: A Palavra Viva. O cronograma do curso é composto por um período de ambientação do aluno na plataforma digital, seguido pela sequência de quatro aulas que incluem vídeo-aula, aula escrita e leitura. A interação segue, ainda, por meio de um fórum entre alunos, uma vídeo conferência com a professora e a escrita de cenas curtas, com devolutiva do corpo pedagógico.

A série de aulas tem como temáticas As Matrizes Negras da Dramaturgia, Entre Teatros e Dramas: Universos Cênicos, Teatro Brasileiro: Indígenas e Negros como os Primeiros Atores e Dramaturgias e Escrevivências. Nesse percurso, os alunos pesquisarão, ainda, as influências predominantes nas obras de três dramaturgas contemporâneas: Fernanda Júlia Onisajé, da Bahia, Viviane Juguero, do Rio Grande do Sul, e Cristiane Sobral, do Distrito Federal.

Serviço

O quê

Inscrições para EAD Dramaturgia Negra: A Palavra Viva

Quando

De 13 a 19 de novembro de 2019

Onde

Pelo site www.itaucultural.org.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.