Música

Vozes afinadas à espera do Natal em São Luís

Coral São João, formado por 35 coralistas, ensaia para entoar, nos concertos de fim de ano, canções que carregam mensagens de paz, amor e fraternidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Coral São João durante apresentação
Coral São João durante apresentação (Coral São João )

São Luís - O clima natalino, aos poucos, vai tomando conta da cidade. Nos bastidores, os grupos de canto coral estão na concentração para suas apresentações em diversos espaços, incluindo igrejas e praças públicas. É o caso do Coral São João, um dos mais tradicionais e o segundo mais antigo do Maranhão.

O Coral São João fará cerca de 12 apresentações no período natalino. Segundo o regente, Fernando Mouchrek, uma delas será na tradicional cantata organizada pelo Governo do Estado na Praça Dom Pedro II, dia 23 de dezembro, em frente à Igreja da Sé, com a participação de cinco corais adultos, um infantil e quatro solistas, entre eles, Alessandro Batista e Regina Oliveira.

No repertório, canções que carregam uma mensagem de paz, amor e fraternidade entre as pessoas, com destaque para o cancioneiro internacional, cujas peças também são executadas com arranjos e versões próprios. São peças “Noite Feliz”, “Holy Night” e “Last Christmas”. “O evento terá a participação de cantores populares figurando como Maria, José e os três reis magos. Com certeza, será um evento muito bonito e que incrementará o nosso calendário de fim de ano”, disse.

Os ensaios do coral acontecem até o Natal. São 35 coralistas, os quais, também, contribuirão com suas vozes para o também já tradicional concerto do sopranista Fernando de Carvalho, dia 24 de dezembro, na Igreja da Sé. “No dia 18 de dezembro, teremos, ainda, o concerto na Igreja de São João, às 19h, sob a coordenação do padre Heitor Moraes, com a presença de convidados especiais”, informou Fernando Mouchrek.

Recentemente, o São João apresentou o show “Retrospectiva”, em Londrina (PR), durante um festival internacional de corais, do qual participaram os percussionistas Arlindo de Carvalho, Angélica Marques ao piano, Robertinho Chinês no cavaquinho e Luiz Júnior do Maranhão ao violão. O mesmo concerto foi apresentado no Teatro do Sesc e o coral pretende reeditá-lo em São Luís, embora ainda esteja definindo dada. “São 22 músicas e fazemos um passeio pela história do coral de 1977 até 2019”, frisou o regente.

Fernando Mouchrek revelou que a expectativa do grupo para o fim deste ano é grande. Afinal, o São João é um dos mais de 50 grupos de canto coral que transformam a paisagem da cidade, apresentando-se em diferentes locais. “Todos nós que fazemos parte de corais somos apaixonados por esta época do ano, quando podemos levar o nosso canto para as igrejas, praças, teatros, empresas e por aí vai. É uma época mágica, na qual prevalece a fraternidade e o amor entre as pessoas. A cidade se enfeita de luzes e é bonito de se ver. No entanto, é preciso que as políticas públicas deem uma atenção maior para que a festa seja mais grandiosa, assim como acontece em outros estados do Brasil”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.