Reinauguração

Todos querem o Nhozinho Santos de volta

Maranhão, Moto e Sampaio já mostraram interesse em jogar o Campeonato Maranhense no Estádio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
A imprensa esportiva em visita ao Nhozinho Santos
A imprensa esportiva em visita ao Nhozinho Santos (Vistoria Nhozinho Santos)

São Luís - Com a promessa do titular da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), Rommeo Pinheiro, de reinaugurar o Nozinho Santos no máximo até o início de dezembro de 2020, os times de São Luís já mostraram interesse em jogar o Campeonato Maranhense no Estádio. Com isso, a tabela básica do Estadual está com os jogos de São Luís sem local definido.

O presidente do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota, já disse que gostaria até de mandar muitos dos seus jogos da Série B 2020 no Nhozinho Santos. “Com a possibilidade de abertura do Nhozinho Santos o Sampaio poderá mandar muitos dos seus jogos lá, porque por ser central e ter menor a capacidade de pressionar os adversários é muito maior. O Castelão mesmo cheio é quase um campo neutro”, disse.

O atual presidente do Moto Club, Natanael Jr., também já manifestou interesse em jogar no Nhozinho Santos. “Será muito melhor que no Castelão, pois o torcedor fica mais perto do gramado e pode motivar mais a equipe”, comentou.

O presidente do Maranhão, Robson Paz, já foi obrigado a abrir apenas o setor das cadeiras cobertas do Castelão para um amistoso. “No Nhozinho Santos com certeza teremos menos despesas para jogar e por ser um lugar central facilita a ida do nosso torcedor”, afirmou

Em visita às obras nas cabines de rádio e TV, que estão em reforma, que acabou virando uma vistoria às obras de modernização do Estádio Nhozinho Santos, há duas semanas. O convite foi feito pelo secretário da Semdel, Rommeo Pinheiro, ao presidente da Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Maranhão (Aclem), Tércio Dominici, que o estendeu aos demais órgãos de imprensa.

“O Estádio deve ser entregue até o início de janeiro para já ser utilizado no Campeonato Maranhense 2020”. disse o secretário Romeo Amim

O secretário falou das melhorias que estão sendo feitas nas cabinas de rádio e TV do Nhozinho Santos, que darão mais conforto aos profissionais de imprensa. “Vamos entregar as cabines modernizadas e com ar condicionado para facilitar o trabalho dos profissionais de imprensa e dar mais conforto”, explicou.

Quando questionado sobre a possibilidade de criação de mais cabines para a imprensa esportiva de outros estados, Rommeo Amim disse que a estrutura física do estádio não permite. “Para isso, teríamos que ampliar a marquise do setor coberto e isso, estava fora do projeto de reforma assim como fechar os cantos do estádio e poder ampliar capacidade de torcedores”, contou.

O gramado novo substituiu o conjunto de gramados que deformava o piso depois de cada jogo. A iluminação, que era bastante criticada, segundo o secretário, já foi substituída por uma de LED, que deixará o local muito mais iluminado que a anterior.

Também foram reformados: banheiros, vestiários e bares e agora o trabalho se concentra em fortalecer as bases do estádio para acabar com os riscos alertados em vistorias feitas pelo Corpo de Bombeiros e Ministério Público. Rachaduras e problemas infiltração foram resolvidos.

Por fim, mas não menos importante, placas de vidro laminado foram fixadas no lugar do antigo alambrado de arame, o que dá um visual moderno ao estádio central da cidade. As placas já foram até testadas e trincam, mas não estilhaçam evitando causar algum tipo de ferimento ao torcedor.

“A reforma foi ampla e completa na parte estrutural do estádio, tendo como prioridades a segurança e o conforto. É um estádio aconchegante onde o torcedor fica perto do campo. E sua reforma como torcedor é a realização de um sonho”, disse Rommeo Ami.

Quanto à terceirização da administração do estádio por um dos clubes da cidade foi rechaçada pelo gestor. “Nenhum clube se manifestou oficialmente e quem vai administrar o Estádio é a prefeitura.

O presidente da Aclem, Tércio Dominici, ficou satisfeito com o que viu. “A nossa grande preocupação é com os colegas da cronica esportiva e com a reformar terão mais comodidade e conforto para trabalharem”, completou.

O Nhozinho Santos está fechado há mais de três anos e poderia ser utilizado pelos três times de São Luís, Maranhão, Moto Club e Sampaio para jogos de pouco potencial de público.

História

O Estádio Municipal Nhozinho Santos localizado no bairro de Vila Passos, em São Luís, Maranhão foi fundado em 1º de outubro de 1950 (69 anos), com capacidade máxima de 11.429 pessoas. O estádio é de propriedade da Prefeitura Municipal de São Luís. Seu nome é uma homenagem a Joaquim Moreira Alves dos Santos, mas conhecido como Nhozinho Santos, quem introduziu a prática do futebol no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.