Prevenção

Força-tarefa realiza ação no Dia Mundial do Diabetes

Ação coordenada por O Estado chamará a atenção dos consumidores hoje, das 10h às 22h, no São Luís Shopping, em alusão ao Dia Mundial do Diabetes

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Equipe da Oftalmo Centro realizará exames de fundo de  olho durante  ação
Equipe da Oftalmo Centro realizará exames de fundo de olho durante ação (fundo de olho)

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 9 milhões de pessoas foram diagnosticadas com diabetes no Brasil e estima-se que o número de casos chegue a 13 milhões. Nos últimos 10 anos, o crescimento foi de 61%. Hoje, 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, uma ação coordenada por O Estado, com apoio do Oftalmo Centro e oferecimento das Óticas Carol, Cuidare, CRM-MA e SINCS, chamará a atenção sobre o assunto no São Luís Shopping, das 10h às 22h.

Segundo Raíssa Coelho, analista de Marketing do Grupo Mirante, trata-se de um projeto de suma importância, voltado para o diabético, com pré-consultas e exames gratuitos. “É uma iniciativa que realizamos pelo segundo ano e que é importante para a comunidade, uma vez que o diabetes atinge grande parcela da população no Brasil e no mundo. Quem for ao São Luís Shopping terá uma equipe a postos para as consultas, exames e para tirar todas as dúvidas”, disse Raíssa Coelho.

A ação, além da presença de profissionais de diferentes especialidades, incluirá testes de glicemia, aferição de pressão e exames de fundo de olho, aos cuidados da equipe do Oftalmo Centro. Esse exame analisa as condições do humor vítreo (líquido do olho), da retina, dos vasos sanguíneos (veias e artérias retineanas) e do nervo óptico.

Por meio dele, é possível identificar diversos tipos de doenças, como glaucoma, tumores na retina e, sobretudo, acompanhar a evolução de doenças sistêmicas, como é o caso do diabetes, hipertensão arterial, inflamações reumáticas, entre outras, que podem trazer danos irreversíveis aos olhos.

SAIBA MAIS

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do organismo. O diabetes pode provocar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte. A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.