Vida | Prevenção

Força-tarefa realiza ação no Dia Mundial do Diabetes

Ação coordenada por O Estado chamará a atenção dos consumidores hoje, das 10h às 22h, no São Luís Shopping, em alusão ao Dia Mundial do Diabetes
Evandro Júnior / O Estado14/11/2019
Força-tarefa realiza ação no  Dia Mundial do DiabetesEquipe da Oftalmo Centro realizará exames de fundo de olho durante ação (Divulgação)

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 9 milhões de pessoas foram diagnosticadas com diabetes no Brasil e estima-se que o número de casos chegue a 13 milhões. Nos últimos 10 anos, o crescimento foi de 61%. Hoje, 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, uma ação coordenada por O Estado, com apoio do Oftalmo Centro e oferecimento das Óticas Carol, Cuidare, CRM-MA e SINCS, chamará a atenção sobre o assunto no São Luís Shopping, das 10h às 22h.

Segundo Raíssa Coelho, analista de Marketing do Grupo Mirante, trata-se de um projeto de suma importância, voltado para o diabético, com pré-consultas e exames gratuitos. “É uma iniciativa que realizamos pelo segundo ano e que é importante para a comunidade, uma vez que o diabetes atinge grande parcela da população no Brasil e no mundo. Quem for ao São Luís Shopping terá uma equipe a postos para as consultas, exames e para tirar todas as dúvidas”, disse Raíssa Coelho.

A ação, além da presença de profissionais de diferentes especialidades, incluirá testes de glicemia, aferição de pressão e exames de fundo de olho, aos cuidados da equipe do Oftalmo Centro. Esse exame analisa as condições do humor vítreo (líquido do olho), da retina, dos vasos sanguíneos (veias e artérias retineanas) e do nervo óptico.

Por meio dele, é possível identificar diversos tipos de doenças, como glaucoma, tumores na retina e, sobretudo, acompanhar a evolução de doenças sistêmicas, como é o caso do diabetes, hipertensão arterial, inflamações reumáticas, entre outras, que podem trazer danos irreversíveis aos olhos.

SAIBA MAIS

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do organismo. O diabetes pode provocar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte. A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte