Justiça eleitoral

TRE cancela indiciamento de 4 ex-candidatas do PSL suspeitas de serem "laranjas"

O TRE-MG cancelou indiciamento de quatro ex-candidatas do PSL, que são acusadas pela Polícia Federal de serem "laranjas" nas eleições de 2018

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Ministro do Turismo  Marcelo Álvaro Antonio foi acusado de usar candidaturas laranjas nas eleições de 2018
Ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antonio foi acusado de usar candidaturas laranjas nas eleições de 2018 (MARCELO ALVARO ANTONIO)

Minas Gerais - O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) concedeu habeas corpus que cancela o indiciamento, pela Polícia Federal, das quatro ex-candidatas do PSL em Minas Gerais, suspeitas de terem atuado como "laranjas" nas eleições do ano passado. A decisão, na noite da terça-feira, 12, e divulgada por O Estado de São Paulo, foi por 4 votos a 2. A defesa das ex-candidatas alegou irregularidade da PF na condução do inquérito.

O esquema, afirma o Ministério Público Eleitoral, teria objetivo de desviar recursos de fundo público reservado a candidaturas femininas. Apontado por investigadores como participante do esquema, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio, à época presidente do PSL-MG, continua indiciado. O ministro nega as acusações.

Esta possível participação de um gestor ligado ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), em esquema ligado à inclusão de candidaturas, com o objetivo de contrair recursos públicos oriundos do fundo partidário estremeceu as estruturas do Executivo por várias semanas. Mesmo com a saída de Bolsonaro do partido e a fundação do Aliança pelo Brasil pelo gestor, o Governo não vê de forma positiva a suspeita.

Apesar dos rumores e investigações, por enquanto, Bolsonaro não cogita substituir o ministro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.