Segurança

Rua Grande tem reforço policial com proximidade do Natal

Mais de 60 militares estarão, a partir da próxima segunda-feira, 18, realizando o policiamento a pé na área do centro comercial da capital

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Policiamento será reforçado na Rua Grande para garantir tranquilidade nas compras de Natal
Policiamento será reforçado na Rua Grande para garantir tranquilidade nas compras de Natal (Rua Grande)

O policiamento ostensivo da área do centro de São Luís vai ganhar um reforço de mais de 60 policiais militares a partir da próxima segunda-feira, 18, com a maior movimentação do comércio, por causa da proximidade do período natalino e das compras de fim de ano. Um dos principais focos desse trabalho continua sendo a Rua Grande, considerada o maior centro do comércio popular da Ilha. Neste local, geralmente, transitam mais de 110 mil pessoas diariamente e durante a época de festas, o número pode ser superior a 180 mil.

Na região da Rua Grande há policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar, recebendo apoio dos integrantes dos Batalhões de Turismo, do Tiradentes e a presença de guardas municipais. De acordo com o comandante do 9º Batalhão, tenente-coronel Wellington Silva, o planejamento do policiamento ostensivo para ser realizado durante esse período do ano destinado a essa área, já foi traçado em parceria com o comandante do Policiamento de Área Metropolitana I, coronel Francisco Alexandre.

Conforme o tenente-coronel Wellington Silva, o novo planejamento designou um reforço de mais de 60 militares para realizar o trabalho a pé nessa área da capital e vai contar com o apoio de quatro viaturas e das motocicletas do Batalhão Tiradentes no decorrer da manhã e tarde. “Teremos um policiamento reforçado a pé e motorizado, com o objetivo de proporcionar segurança para as pessoas que farão suas compras na Rua Grande”, disse o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar.

Ele ainda informou que nessa área da cidade há o sistema de videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e das câmeras de vigilância dos pontos comerciais. “As câmeras contribuem com o serviço da polícia, pois, ajudam a identificar meliantes”, declarou.

O tenente-coronel também comentou que a maioria das ocorrências dessa localidade continua sendo o furto e roubo. As pessoas, que vão fazer compras durante a época festiva, devem evitar o uso de bolsas grandes, exposição de celulares, evitarem saque de valor muito alto e não devem pedir auxílio a estranhos, principalmente, quando estiverem em agências bancárias.

O vendedor ambulante Márcio de Jesus, de 45 anos, disse que a presença de miliares na área da Rua Grande, durante esse período do ano, é de suma importância para coibir assaltos. “Muitas pessoas andam pela Rua Grande, principalmente, no fim do ano, então, é necessário esse reforço policial”, comentou.

Ana Clara Diniz, de 23 anos, também declarou que nessa localidade deve ter um policiamento reforçado durante o período da noite, devido muitas lojas funcionarem até mais tarde nestes últimos dois meses do ano.

NATAL FELIZ

A polícia realizou a Operação Natal Feliz no decorrer da época natalina do ano passado. Só na área central da cidade contou com o trabalho de mais de 120 militares.
Neste período, os policiais recém-formados foram distribuídos a pé, em motos e também nas viaturas. Além da Rua Grande, houve reforço policial nos bairros do João Paulo, Cohatrac, São Cristóvão, Cohab, São Francisco, Vila Luizão, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Maiobão e nas proximidades de grandes shoppings, localizados nas avenidas São Luís Rei de França, Daniel de La Touche e Carlos Cunha.

SAIBA MAIS

Rua Grande pode ser considerada uma das ruas mais antigas de São Luís, tendo sua marcação em mapas desde o ano de 1698. É a rua mais movimentada e responsável por praticamente toda a fama de um dos maiores centros comerciais da Ilha, tendo como seu primeiro nome, Caminho Grande, Rua Oswaldo Cruz e mais comumente descrita, a Rua Grande.

DICAS DE SEGURANÇA

- Evite levar muito dinheiro quando for às compras;
- Priorize o uso de cartões;
- Evite usar joias;
- Não exponha celular e bolsas;
- Evite andar com documentos que não for utilizar na hora da compra;
- No caso de perda ou extravio de documentos, pois, o ideal é acionar à polícia;
- Não circule em ruas, becos ou avenidas desertas;
- Em caso de roubo, não reaja e chame os militares

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.