COLUNA

O Maranhão tem pressa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

Todos os caminhos que deveriam ser seguido se cumpriram no Congresso Nacional para que a Base de Alcântara pudesse ser usada comercialmente depois de quase 40 anos de existência e pouco resultado como defende parte do governo Bolsonaro e de seus aliados.
Em uma condução relâmpago, o Senador aprovou parecer de Roberto Rocha (PSDB) na Comissão de Relações Exteriores e dentro do debate, os membros aceitaram a tramitação em regime de urgência da proposta.
Com isto, o AST entrou em pauta no plenário e foi votada.
Para a coluna, o senador Roberto Rocha disse que o debate ideológico não teve vez no Senado, até porque o “Maranhão tem pressa”.
E dentro do que defende o tucano, com a decisão do Senado, fica a cargo do Poder Executivo terminar o processo que autoriza a exploração da Base de Alcântara.
A partir daí, a população do Maranhão terá somente que acompanhar se tudo o que defenderam seus representantes é correto e se vai se consolidar, afinal, o maranhense tem pressa por uma oportunidade de vida melhor.

Célere
A dedicação dos senadores, segundo Roberto Rocha, foi para diminuir o impacto que foi a tramitação do Acordo de Salvaguaras Tecnológicas na Câmara dos Deputados.
Por lá, a proposta passou quase três meses mesmo com pedido de urgência. No Senado – a Câmara Alta da República – o processo não chegou a duas semanas.
Sem ideologia, segundo o senador maranhense, a proposta tramitou de forma célere e agora vai depender da Presidência da República para fechar todo o processo e Alcântara entrar no mercado Areoespecial.

Clonagem
Parece que virou moda a clonagem de contados de deputados federais no Maranhão. Depois de Eduardo Braide (Sem partido) foi a vez de Josimar de Maranhãozinho.
Nos dois casos, os criminosos pediam dinheiros a familiares, amigos e apoiadores dos parlamentares.
Tanto Braide quanto Josimar emitiram nota

Reconduzido
O PCdoB do Maranhão vai se reunir em sessão plenária nos próximos dias 22 e 23 de novembro deste ano. O comando da direção estadual será escolhido.
As notícias dão conta de que o deputado federal Márcio Jerry será reconduzido ao cargo de presidente da legenda sem problemas.
Assim, o governador Flávio Dino manterá sua hegemonia dentro do partido, tendo seu braço direto mantido no comanda da sigla.

Mais um capítulo
Parece nunca chegar ao fim a situação familiar do prefeito licenciado de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB).
Por meio das redes sociais, a filha do gestor, Nathalia Dutra, informou que o pai já está em São Paulo internado em um hospital.
Tudo foi “obra” de um deputado federal (sem nome revelado) que foi procurador por uma suposta crise de saúde do prefeito.
Como uma espécie de acordo com o deputado, Nathalia Dutra e seu irmão, Daniel, não mais questionarão ou buscarão a Justiça.

Medo
E Nathalia Dutra fez questão de dizer nas redes sociais que não faria mais cobranças por medo. Ela até se comparou ao caso Marielle, vereadora do Rio de Janeiro assassinada.
Nathalia Dutra falou de forças políticas que “dominam o sistema” e que ela não poderia enfrentar e, por isso, temer pela sua vida.
O fato é que a história familiar e política de Dutra demonstra uma desestruturação que se aflorou no pior momento de sua vida, durante um grave problema de saúde.

Prerrogativa
O secretário estadual de Segurança Pública, Jefferson Portela, alegou que o caso do ex-delegado Tiago Bardal está dentro do que prevê a legislação estadual.
Mesmo não tendo sido julgado pelo Poder Judiciário, Pardal estava passivo de uma decisão do governador Flávio Dino, que tem a prerrogativa de (dentro de um processo administrativo) exonerar ou não um servidor.
“Ele foi condenado na esfera administrativa. A competência para assinar a demissão é privativa do Governador. O processo tramitou na Corregedoria e depois foi apreciado pelo Conselho de Polícia Civil. Só após isso o ato de demissão foi assinado pelo Governador”, disse Portela.

DE OLHO

R$ 12,1 bilhões é o valor da arrecadação do Maranhão até início do mês de novembro deste ano. Em 2018, a arrecadação chegou a mais de R$ 17,5 bilhões

E MAIS

• A notícias de que o presidente da República, Jair Bolsonaro, deixará o PSL foi recebida com tranquilidade pelo presidente estadual da legenda no Maranhão, vereador Chico Carvalho.

• Segundo ele, a espera dos membros do PSL no Maranhão era de que o conflito entre Bolsonaro e o presidente nacional da sigla, Luciano Bivar, fosse resolvido.

• Como não chegou-se a uma solução, segundo Chico Carvalho, o PSL maranhense vai manter o trabalho que vem desenvolvendo para 2020.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.