Editorial

Mudanças na preferência nacional

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

O brasileiro, não é de hoje, gosta de estar com a aparência em dia, isto é, faz qualquer sacrifício para que esteja com boa aparência física, nem que precise entrar num centro cirúrgico para corrigir com cirurgia plástica este ou aquele probleminha que lhe tira o sono. Tanto que o país é o segundo em cirurgia plástica, perdendo só para os Estados Unidos. E parece que essa necessidade de intervenção cirúrgica ocorre em qualquer idade.
Pelo menos é isso o que mostra o censo divulgado recentemente pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). O levantamento traz muitas revelações e surpresas. Uma dela é o aumento de procedimentos em pessoas com 65 anos ou mais. No ano de 2016, houve um aumento de 5,4% nas cirurgias entre este público. Já em 2018, este número saltou para 6,6%.
Outro detalhe importante é que, na faixa entre os 36 a 50 anos, também houve um importante aumento: em 2016, o crescimento foi de 34,2%, enquanto no ano passado, foi de 36,3%.
Entre as revelações, a de que a preferência nacional está mudando e o foco das brasileiras também. Elas estão dando atenção maior aos seios e não mais ao bumbum. Por isso, entre as cirurgias estéticas, o aumento de mama foi a com mais procura em 2018, somando 18,8%. Em seguida, está a lipoaspiração, com crescimento de 16,1%. A gluteoplastia (aumento dos glúteos) somou apenas 0,8%.
No campo dos procedimentos não-cirúrgicos, a toxina botulínica, o famoso botox, se destacou, com incremento de 95,7%. Na sequência, o preenchimento, que registrou aumento de 89,6%. Entre as cirurgias reparadoras, a de tumores cutâneos teve um crescimento de 40,9%, considerado alto se compararmos ao segundo lugar, o procedimento pós-obesidade, com aumento de 11,6%. No ano de 2018, houve um aumento de 25,2% nas cirurgias estéticas e incremento de 9,3% nas reparadoras.
Geograficamente, o Sudeste foi a região com maior percentual de intervenções no país: 51,1%. Depois, está o Sul, somando 19,9%. As regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste tiveram o mesmo crescimento de 14,5%.
Vale destacar que o levantamento aponta também os 10 procedimentos que são mais populares no Brasil. A lista inclui aumento de mama, lipoaspiração, cirurgia das pálpebras (Blefaroplastia), rinoplastia (para harmonizar o nariz com os traços do rosto), abdominoplastia (melhora o aspecto da região da barriga), lipoenxertia facial, redução de mama, facelift (para suavizar os sinais do envelhecimento facial), aumento de glúteos e elevação do seio (mastopexia).
A necessidade de fazer a cirurgia pode ser por causa de problemas estéticos ou mesmo de saúde. Mas, é importante que não seja feita por imposição de modismos ou cobrança social algo parecido. Que todas as mudanças físicas venham sempre para melhorar a autoestima e alavancar o amor próprio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.