Aliança pelo Brasil

Monteiro deixa PSL e deve coordenar novo partido de Bolsonaro no MA

Saída do militar deve iniciar debandada na legenda e implodir partido no estado

José Linhares Jr.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Proximidade de Monteiro ao presidente Bolsonaro deve garantir coordenação da nova legenda no MA.
Proximidade de Monteiro ao presidente Bolsonaro deve garantir coordenação da nova legenda no MA. (coronel monteiro)

MARANHÃO - O coronel reformando José Monteiro confirmou a O Estado que deve deixar o cargo de secretário-geral do PSL e abandonar a legenda. A informação foi passada ainda na terça (12) logo após o anúncio do presidente Jair Bolsonaro de fundar uma nova legenda, a Aliança pelo Brasil.
“O desafio de construção de um partido verdadeiramente conservador ao lado do presidente Bolsonaro é uma opção que não se pode recusar”, disse Monteiro.
A decisão de Monteiro deve esvaziar o PSL no estado. Antes da entrada do militar, a legenda possui algumas dezenas de filiados e cerca de cinco executivas municipais. Nos últimos meses, capitaneados pelo coronel, membros do movimento Endireita Maranhão entregaram milhares de fichas de filiação e ajudaram a estruturar o partido em mais de 200 municípios.
Pré-candidato à Prefeitura de São Luís, Monteiro não teme que a falta de regulamentação inviabilize sua participação na disputa. “Temos em mente um desafio muito maior. Se ele exigir sacrifício, iremos nos manter firmes”, disse.
O anúncio de fundação de um novo partido também beneficiou militantes bolsonaristas que desconfiavam da condução do partido pelo vereador Chico Carvalho. Causava mal-estar na legenda as acusações de envolvimento de Carvalho no chamado “laranjal” do PSL. Além disso, também pesam contra o presidente supostas manobras para inviabilizar candidaturas e beneficiar protegidos.
Nos próximos dias o Coronel Monteiro deve iniciar as reuniões para a criação de comitês para a coleta de assinaturas. Para iniciar o processo de regularização, a legenda precisa de cerca de 500 mil assinaturas em, pelo menos, nove estados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.