Show

Grupo de música e capoeira da cidade de Bacabal se apresenta na Ilha

Grupo Capoeira Zâmbi é a atração de amanhã no Centro Cultural Vale Maranhão, com entrada gratuita

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Grupo Capoeira Zâmbi é atração no Centro Cultural Vale
Grupo Capoeira Zâmbi é atração no Centro Cultural Vale (capoeira zâmbi)

São Luís - Um grupo de Bacabal se apresenta amanhã, às 19h, no Centro Cultural Vale Maranhão dentro do projeto Pátio Aberto. O Capoeira Zâmbi traz o berimbau como destaque de suas apresentações e em São Luís apresenta o show “Acordes do Arame ao Som da Cabaça”. A entrada é gratuita.

No repertório estão músicas que vão desde as representantes da capoeira, passando por sucessos da Música Popular Brasileira e maranhense, passando por composições como “Samango”, de Mestre Canjiquinha e “Miudinho”, de Mestre Suassuna. “Serão 15 peças musicais, entre clássicos da música popular maranhense e nacionais. Teremos toque básicos também da capoeira brasileira. Vamos encerrar com uma roda aberta. Somos ponto de cultura e desenvolvemos um trabalho social na cidade Bacabal há mais de 30 anos com oficina de capoeira, maculelê, jongo e show com os berimbaus”, pontua Mestre Pintam líder do grupo.

O grupo bacabalense traz ainda na bagagem toadas de bumba meu boi, xotes e samba de Angola. A apresentação será encerrada com uma roda de capoeira. O Capoeira Zâmbi é formado por vocalistas, tocadores de berimbau (gunga, médio/viola, violinha), percussionistas (atabaque, agogô, pandeiro) e flautista. A regência é do mestre de ritmos Antônio Machado, o Mestre Pinta.

"Falar da musicalidade da capoeira é falar do berimbau, instrumento que é símbolo da capoeira e que foi introduzido no final do século XIX. Antigamente as rodas de capoeira eram ritmadas apenas pelo atabaque. Logo que o berimbau foi introduzido, se tornou o protagonista e roubou a cena. O berimbau hoje comanda a roda de capoeira e o capoeira, conhecedor dos seus fundamentos, joga conforme o ritmo tocado”, diz Mestre Pinta.

Ele ressalta que as canções de capoeira tem os assuntos mais variados, algumas são sobre histórias de capoeiristas famosos, algumas de lavadeiras, sobre a roda, amor, a vida, alegria. “As canções são xulas, ladainhas, quadras, corridos. O nosso show tem o foco de divulgar a musicalidade da capoeira de forma diferenciada, despertando sonhos, sensações, conexões com a rítmica contemporânea, navegando na escala evolutiva de tons e notas musicais. Procuramos harmonizar acordes únicos que só o berimbau pode proporcionar”.

Serviço

O quê

Show do grupo Capoeira Zâmbi

Quando

Amanhã, às 19h

Onde

Centro Cultural Vale Maranhão – Praia Grande

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.