Gastronomia

Seis pratos concorrem no Concurso de Receitas Culinárias do Mesa Brasil Sesc

O concurso é resultado de oficinas de aproveitamento integral de alimentos, ministradas pela equipe do Programa nas entidades

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Premiação acontece no no dia 14 de novembro, às 15 horas, no Sesc Turismo
Premiação acontece no no dia 14 de novembro, às 15 horas, no Sesc Turismo (receitas)

Que tal elaborar pratos saborosos, recheados de nutrientes e com custo quase bem abaixo da média? Esse é o objetivo das instituições sociais participantes da 12ª edição do Concurso Mesa Brasil Sesc. Ao todo criaram seis deliciosas receitas e concorrem ao troféu no dia 14 de novembro, às 15 horas, no Sesc Turismo.

Com ingredientes comuns, uma pitada de criatividade e receitas bem práticas, as merendeiras de instituições sociais atendidas pelo Programa Mesa Brasil Sesc no Maranhão incrementam o cardápio de crianças, adolescentes e jovens de diferentes bairros da capital.

O concurso é resultado de oficinas de aproveitamento integral de alimentos, ministradas pela equipe do Programa nas entidades, que ensinaram a merendeiras, voluntárias e presidentes a arte de transformar alimentos que geralmente vão para o lixo em ricas refeições.

Concurso de Receitas
As receitas participantes serão avaliadas por uma banca de jurados convidados para o concurso, que vai degustar as receitas das instituições que concorrem nesta edição. Para a escolha das três receitas classificadas, os critérios utilizados são: apresentação, sabor, consistência, criatividade, custo/benefício, praticidade e valor nutricional. Os ganhadores do concurso serão contemplados com premiações doadas pelos parceiros do Programa Mesa Brasil Sesc.

A iniciativa tem como objetivo estimular a criatividade dos participantes, representantes de instituições assistidas pelo Programa Mesa Brasil, na criação ou adaptação de receitas nutritivas que favoreçam a utilização integral de alimentos que perdem seu valor comercial e que seriam potencialmente descartados.

Enquanto Programa de Segurança Alimentar e Nutricional do Sesc, o Mesa Brasil Sesc contribui também para a inclusão social, constituindo-se numa rede nacional de solidariedade contra a fome e o desperdício, que tem na parceria com diversos segmentos da sociedade a base de sustentação de todas suas ações, demonstrando na prática que a união de vários organismos sociais podem contribuir de maneira eficaz para minimizar as dificuldades que afligem o país, fazendo uma ponte que aproxima e une empresas e entidades sociais.

Receitas participantes
* Bife da casca da batata acompanhada de palitos de casca de abóbora – Escola Com. Trenzinho do ABC
* Farofa da casca da banana – Associação Centro de Operações Especiais Rede Solidária Batalhão de Trânsito Civil do MA/ ACOE
* Arroz nutritivo – Creche Escola Ideal
* Talo verde ao molho de inhame – Comunidade Terapêutica do Maranhão
* Torta salgada – Instituto Socio-educacional Jesuína
* Farofa de cuscuz com casca de banana – Creche Comum. Bom Jesus do Aflitos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.