Mostra

Retratos e autorretratos em exposição aberta na capital

"O Mundo de Raoni Art", do artista plástico Raoni de Aquino, está em cartaz na Galeria Trapiche Santo Ângelo, reunindo 55 obras inéditas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Raoni de Aquino diz que é a primeira vez que a mostra é exposta desta maneira
Raoni de Aquino diz que é a primeira vez que a mostra é exposta desta maneira (Raoni )

São Luís - Composta por 55 obras, entre retratos de figuras públicas, artistas e pessoas do círculo familiar, a exposição “O Mundo de Raoni Art”, do artista plástico Raoni de Aquino, está em cartaz na Galeria Trapiche Santo Ângelo (Praia Grande). A mostra inédita, que inclui dois autorretratros do artista, fica disponível ao público até o dia 6 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 14 às 19h. A entrada é gratuita.

“A exposição traz esse nome por conter elementos importantes para mim, coisas que tenho como hobbie, com é o caso do cinema, teatro, cultura popular, pessoas do meu convívio e artistas que fazem parte da minha vida, entre pintores, bailarinos, teatrólogos, cineastas e atores. Nessa exposição, faço referência a tudo isso. São coisas bem particulares, que estou vivendo e absorvendo”, contou o artista.

Uma das obras em exposição é a réplica da Monalisa, de Leonardo da Vinci. Assim como a original, ele a pintou em madeira, a partir de uma foto da obra no Museu do Louvre, e fez todo o envelhecimento da parte de trás do quadro para ficar ainda mais fiel. Ele acrescentou alguns elementos atrás a partir de pesquisas suas, tendo iniciado o trabalho em 2015 e finalizando a obra em 2017, porque optou fazer uma imersão a obra de Da Vinci.

Raoni de Aquino revela que é a primeira vez que a mostra é exposta desta maneira. “Eu queria, inclusive, esperar mais um pouco para trazer outros elementos de novos trabalhos que venho desenvolvendo e projetos que tenho em mente, como algumas esculturas produzidas com papelão e material reciclado, na qual construo maquetes de alguns espaços que estão sendo transformados em ruínas, e por isso há algumas obras aqui que retratam estas ruínas. Porém, veio esta oportunidade e quando vi o tamanho da Galeria Trapiche, entendi que era o momento certo, é um espaço amplo que achei ideal para trazer ‘O mundo de Raoni Art’”, completou.

Oficinas

As obras são de acervo pessoal. Algumas estão disponíveis para a venda. Durante o período de exposição, haverá laboratório com oficinas permanentes. Raoni de Aquino se colocou à disposição para quem tiver alguma dúvida sobre a técnica ou queira realizar algum trabalho em parceria com ele. Segundo ele, a proposta das oficinas será voltada para trabalhos cubistas, algo que ressalte os casarões de São Luís e figuras da atualidade.

Segundo a diretora da Galeria, Camila Grimaldi, este é um dos trabalhos selecionados pela Chamada Pública de Ocupação da Galeria, que tem boa aceitação por artistas de São Luís e de todo o Brasil. “A proposta é um estímulo à produção emergente em artes visuais, por meio da realização de exposições e divulgação de trabalhos artísticos, tanto individuais quanto coletivas, proporcionando à sociedade mostras relevantes e de qualidade reconhecida, além do intercâmbio entre artistas de São Luís com os de outras regiões”.

“O mundo de Raoni Art” é resultado da expressão artística do maranhense autodidata na área das artes plásticas, trazendo suas impressões de mundo e seu DNA de artista por meio de cores e formas que ultrapassam conceitos ou movimentos acabados. Na mostra, ele transmite um espaço misto e místico em que transita, cuja estética está marcada pelo seu instinto, pela desordem e pela explosão viva do movimento sobreposto. As obras são pinturas a óleo, com a preocupação estética de molduras robustas e outros elementos de acabamento.

Serviço

O quê

Exposição ‘O mundo de Raoni Art’

Quando

Até o dia 6 de dezembro

Onde

Galeria Trapiche Santo Ângelo, na Praia Grande

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.