Asilo

Após renúncia, Evo Morales deixa a Bolívia rumo ao México

Em publicação em uma rede social, o líder disse que "dói abandonar o país por razões políticas".

Folha de S. Paulo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
(Evo Morales)

O ex-presidente da Bolívia Evo Morales, que renunciou à Presidência neste domingo (10), após ser pressionado por intensas manifestações e pelas Forças Armadas, embarcou num avião rumo ao México na noite desta segunda-feira (11).

Em publicação em uma rede social, o líder disse que "dói abandonar o país por razões políticas". Ele prometeu voltar em breve com "mais força e energia".

O México concedeu asilo a Evo nesta segunda —de acordo com o chanceler do país, Marcelo Ebrard, o ex-mandatário havia aceitado uma oferta do presidente Andrés Manuel López Obrador.

Segundo o chanceler, o governo mexicano considera que a "vida e a integridade" do boliviano correm perigo. Mais cedo, ele havia dito que Evo "solicitou formal e verbalmente asilo político em nosso país".

O México já havia oferecido asilo a Evo no domingo (10) e anunciou ter recebido 20 integrantes do Legislativo e do Executivo da Bolívia em sua embaixada em La Paz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.