PED 2019

Sem adversário, Lobato é reeleito presidente estadual do PT do MA

Encontro aconteceu no último sábado e não teve participação dos grupos da chapa encabeçada pelo adversário de Augusto Lobato, Francimar Mello

Carla Lima/Editora de Política

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Em encontro marcado por conflitos, Augusto Lobato se reelegeu presidente estadual do PT com facilidade
Em encontro marcado por conflitos, Augusto Lobato se reelegeu presidente estadual do PT com facilidade (PT Lobato)

O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) do Maranhão, Augusto Lobato, foi reeleito no último fim de semana durante encontro que teve a participação somente das alas ligadas ao deputado Zé Inácio e ao próprio Lobato. Seu adversário, Francimar Melo, não participou da eleição interna da legenda.

Marcada por recursos e decisões da Executiva Nacional, o Processo de Eleição Direta (PED) do PT foi finalizado no último sábado, 9. Disputavam 260 votos dos delegados eleitos na etapa municipal do processo Augusto Lobato e Francimar Melo.

No entanto, devido a conflitos ocorridos em outubro na etapa municipal do PED, no Maranhão, o encontro ocorreu sem a participação de duas forças políticas da legenda. Os grupos do vereador Honorato Fernandes, que foi reeleito presidente municipal do PT de São Luís, e do deputado federal Zé Carlos não participaram do processo.

Em nota, os grupos disseram que a Direção estadual do PT definiu a realização do encontro em cima da hora não dando tempo hábil para as chapas se organizarem para participar do processo.

“Em reunião realizada no último dia 6, a maioria da CEE [Comissão Eleitoral Estadual] decidiu cumprir a determinação da CEN [Comissão Eleitoral Nacional] de forma esdrúxula: fez a convocação do Encontro em cima da hora, com o objetivo de dificultar a participação das chapas vitoriosas no Processo de Eleições Diretas, e sem levar em consideração a realidade saída das urnas nos 175 municípios”, diz trecho da nota dos grupos de Zé Carlos e Honorato Fernandes.

Sem a participação dos grupos que formam a chapa encabeçada por Francimar, Augusto Lobato disputou sozinho a presidência estadual do PT e foi reeleito.

O encontro do último fim de semana também definiu que até a data da posse, todas as chapas que participaram do PED, de acordo com o número de votos obtidos por cada uma, devem indicar os membros para a Direção Estadual. Com isto, deverão indicar os membros somente as alas ligadas ao presidente reeleito.

Conflito

A confusão em torno da eleição interno do PT ocorre desde a etapa municipal. Com alegações de que houve fraude no processo eleitoral em, pelo menos 40 cidades, o grupo do presidente Augusto Lobato e do deputado Zé Inácio entraram com recursos para anular parte das urnas desses municípios que inclui São Luís.

Em uma guerra de recursos com direto a mudança de vencedor para presidente municipal do PT na capital, o vereador Honorato Fernandes conseguiu consolidar a vitória após análise da Executiva Nacional sobre a anulação de seus votos e as acusações de fraudes no PED.

O vai e vem de decisões da Nacional levou a direção estadual a não realizar a etapa estadual do PED no fim de outubro.
Novos recursos foram direcionados a Executiva Nacional e a decisão foi de que o encontro deveria ser realizado no dia 9.

Com isso, a direção nacional comandada por Augusto Lobato definiu não contabilizar votos de parte dos 175 municípios onde teve votação da etapa municipal, o que prejudicou a eleição de delegados que votariam no fim de semana.

Devido a isto, Honorato Fernandes e Zé Carlos se abstiveram de participar do encontro.

Mais

Decisão será da Nacional

A eleição interna para escolha do presidente estadual do PT no Maranhão deverá ser decidida pela Executiva Nacional da sigla. Recursos deverão ser impetrados contestando a validade do encontro estadual. A decisão final sobre o PT no Maranhão deverá ser dada antes da realização da etapa nacional para a escolha do presidente nacional petista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.