Estado Maior

Foi recado?

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

A saída do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da prisão levou aliados de todos os graus a se manifestarem nas redes sociais. Sempre com mensagem de apoio. No entanto, no Maranhão, um petista foi na contramão e aproveitou o momento “Lula Livre” para criticar o PT e o ex-presidente da República.
O autor da crítica foi o irmão do governador Flávio Dino (PCdoB), Sálvio Dino Júnior. Advogado e refiliado ao Partido dos Trabalhadores desde o ano passado, ele escreveu no Twitter que o PT não tem mais condições de “hegemonizar a esquerda”. Sálvio foi além: disse que o PT precisa “passar o bastão” para novas lideranças.
Ao ser confrontado por amigos petistas de que Lula é a maior liderança da esquerda no Brasil, o irmão do governador fez questão de lembrar que o ex-presidente está inelegível e já tem 74 anos.
As declarações de Sálvio Dino vem num momento em que a possibilidade do seu irmão se tornar o candidato a presidente da República da esquerda diminui com a liberdade de Lula, que em seus discurso após saída da prisão, já fez várias referências ao ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.
Para os observadores da cena política, as declarações de Sálvio Dino Júnior são mais do que somente uma manifestação pessoal – como o próprio afirmou nas redes sociais. Há quem diga que o irmão assumiu para deixar o recado do governador Flávio Dino, que não deve recuar de seu objetivo de disputar a Presidência da República.

Reaparecendo
O prefeito licenciado de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), reapareceu em vídeo no último fim de semana. Ele aparece andando sozinho.
Dutra teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em setembro deste ano. Ficou internado até o fim de outubro quando sua esposa, Núbia Dutra, o tirou do hospital sem alta médica.
De lá para cá, os filhos do prefeito procuram por ele. Amigos próximos do casal dizem que Dutra está em São Paulo, fazendo fisioterapia.

Paradeiro desconhecido
O fato é que o paradeiro do prefeito e de sua esposa é desconhecido. Os filhos fizeram a denúncia à Polícia Civil, que investiga o local em que os dois estão.
Nathalia e Daniel Dutra acusam a madrasta de desrespeitar recomendações médicas e colocar a vida do pai deles em risco.
A “guerra” familiar ocorre desde a internação do comunista. Os filhos foram proibidos por Núbia de visitar o pai no hospital. Com isso, eles recorreram à Justiça para ter acesso a Dutra.

Manifestação
O governador Flávio Dino se manifestou sobre a fala do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Justiça, Sergio Moro, que chamaram o ex-presidente Lula de mentiroso.
Segundo o comunista, descumpre a Constituição e desafia o Supremo Tribunal Federal (STF) quem diz que Lula é “criminoso”.
Para o governador, a presunção da inocência somente pode deixar de existir com o transitado em julgado. Dino diz ainda que autoridades precisam dar exemplo e respeitar a Constituição.

Casa de ferreiro...
Este “conselho” dado por Dino deve ser seguido por um de seus auxiliares, Jefferson Portela, e o aliado, deputado federal Márcio Jerry (PCdoB).
Os dois são acostumados a se dirigir ao ex-delegado Tiago Bardal como criminoso ou condenado.
Na Câmara dos Deputados, durante a audiência na Comissão de Segurança, Jerry disse mais de uma dúzia de vezes que Bardal era criminoso e condenado. Resta saber por que os dois não respeitam a Constituição.

Combinação
O deputado estadual Adriano Sarney (PV), em sua coluna semanal, falou sobre o Plano Diretor de São Luís, cuja revisão deverá ocorrer ainda este ano.
Segundo o parlamentar, é necessário que a capital combine “uma atividade econômica portuária que integre as comunidades locais de forma sustentável”.
Adriano se referiu a isso porque um dos pontos mais polêmicos do texto do novo Plano diretor diz respeito à redução de 40% da zona rural de São Luís.

DE OLHO
R$ 18,3 milhões
é o valo
r gasto, em 2019, pelo governo do Maranhão com a gestão ambiental.

Mais confusão
O conflituoso processo eleitoral do PT ainda está longe de chegar ao fim. No último fim de semana, o grupo de Augusto Lobato bancou um encontro que teve somente a participação da ala do presidente e do deputado estadual Zé Inácio.
Com isso, Augusto Lobato foi facilmente reeleito, já que os grupos de Honorato Fernandes e Zé Carlos decidiram não participar da eleição interna.
Fernandes e Zé Carlos deverão levar para a Executiva Nacional mais este caso. Em Brasília, o PT nacional já vem resolvendo questões de fraudes e irregularidades da eleição interna.

E MAIS

• O Sistema de Segurança do Maranhão volta a anunciar 70% de redução da criminalidade na Grande São Luís. Os números, contudo, não condizem com a percepção geral da população.

• O deputado Juscelino Filho (DEM-MA) será o centro das atenções em Brasília nesta semana, com a análise do pedido de cassação de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) no Conselho de Ética da Câmara.

• A primeira de oito audiências públicas que debatem a alteração, revisão e atualização do Plano Diretor de São Luís ocorreu na noite da última sexta-feira, 1º.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.