Eleições 2020

Inclusão do nome de Roseana movimenta cenário eleitoral de SL

Deputado estadual Roberto Costa foi quem anunciou a conversa interna do MDB para lançar candidatura da ex-governadora à Prefeitura de São Luís

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Do grupo de Roseana Sarney outros nomes como Victor Mendes e Adriano Sarney para disputa em São Luís
Do grupo de Roseana Sarney outros nomes como Victor Mendes e Adriano Sarney para disputa em São Luís (Roseana Sarney)

As declarações do deputado estadual Roberto Costa (MDB) sobre a possibilidade da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) de disputar a Prefeitura de São Luís, em 2020, voltou a movimentar a cena política na capital. O nome da emedebista se junta a outros 15 nomes que já foram postos como possibilidade de ser candidato a prefeito de São Luís no próximo ano.

As movimentações do MDB acontecem semanas antes do 1º encontro de lideranças do partido no Maranhão. Neste evento vem o presidente nacional da sigla, Baleia Rossi. A ideia do partido é fortalecer seus quadros com nomes competitivos para a disputa eleitoral em, no mínimo, 20 maiores cidades do Maranhão.

E entre as cidades está São Luís. O MDB já vinha trabalhando com a possibilidade de lançar o nome do ex-deputado Victor Mendes. Também foi aberto o canal de diálogo com o vereador Astro de Ogum (PL) e com o juiz federal Roberto Veloso, que já descartou se candidatar a prefeito em 2020.

A ex-governadora Roseana Sarney apareceu como possibilidade durante a semana passada. Ela não confirmou se entrará na disputa.

Para Roberto Costa, mesmo não consolidando a candidatura, a ex-governadora vai se inserir no debate. “Candidata, ou não, ela deve estar inserida nesse debate. Mesmo sem nunca ter administrado São Luís, Roseana pode ser considerada a melhor prefeita da história dessa cidade pela quantidade de obras estruturantes que destinou para cá nos seus governos”, disse.

Mais candidatos

Pelo grupo da ex-governadora Roseana Sarney há outros nomes já colocados para disputa. O deputado estadual e sobrinho da emedebista, Adriano Sarney (PV), já garantiu que será candidato a prefeito da capital.

Pode entrar ainda na disputa o PSD, comandado pelo deputado federal Edilázio Júnior. Há duas semanas confirmou que a legenda pretende lançar candidatura majoritária em São Luís. Segundo o parlamentar, o seu partido pretende ainda ter candidato em Imperatriz. Ainda não há nomes no PSD para a disputa.

Governistas

Pelo lado do grupo do governador Flávio Dino (PCdoB), as movimentações para as eleições municipais do próximo ano ficaram mais quietas. Mantém-se em conversas de bastidores o deputado Neto Evangelista (DEM), que os nomes da ala governista é o que já conseguiu se viabilizar em seu partido e que na pesquisa Escutec/O Estado apareceu mais posicionado.

Outros nomes como Rubens Pereira Júnior (PCdoB) é mantido como pré-candidato em seu partido, mas ainda enfrenta a possibilidade de perder o espaço para o companheiro de legenda, deputado Duarte Júnior.

Segundo o presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry, não estabelece o clima de disputa interna. De acordo com Jerry, o debate eleitoral dentro da sigla vem sendo feito “com naturalidade” e deverá ser comandado pelo vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro, que ficará a frente da direção municipal. O PDT, partido do atual prefeito Edivaldo Júnior, não tem avançado nos debates. O presidente estadual da sigla, senador Weverton Rocha, mantém a ideia de candidatura do presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho.

Mais

Em busca de espaço

O PDT tem ainda o deputado estadual Yglésio Moyses que busca espaço em outra legenda – já que o presidente pedetista descartou a possibilidade de ser o parlamentar o nome do partido em 2020 - para concretizar seu desejo de ser candidato a prefeito de São Luís. O caminho provável do ainda pedetista deve ser o Solidariedade.

Eduardo Braide aguarda agenda para filiação no Podemos

Depois de deixar o PMN, partido que se elegeu deputado federal, o caminho já definido do pré-candidato à Prefeitura de São Luís, Eduardo Braide é o Podemos. A O Estado, o parlamentar disse que aguarda definição de agenda da presidente nacional da sigla, Renata Abreu, para organizar o ato de filiação.

“Estamos dependendo da agenda da presidente para fechar a data correta de nossa filiação”, disse Braide.

Com o partido já definido, o deputado, que melhor aparece posicionado na pesquisa Escutec/O Estado, disse que avança nos diálogos para fechar alianças para 2020. No entanto, Braide garante que não há conversas sobre espaço para vice em sua eventual chapa.

“Estamos conversando com diversos partidos, mas não há conversa sobre vice. O momento ainda não é este até mesmo porque fechar com um ou outro partido o espaço de vice é fechar um espaço de diálogo”, afirmou

Já foram citados nomes como do presidente da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Thiago Diaz, o filho do senador Roberto Rocha (PSDB), ex-vereador Roberto Júnior, e um indicado do deputado Josimar de Maranhãozinho, que levar o PL para a aliança com Braide.

PT faz encontro estadual e inicia debate sobre eleições 2020

O Partido dos Trabalhadores (PT) vai realizar no Maranhão o encontro estadual para escolha da nova direção da legenda no estado. Com este processo, a sigla poderá iniciar o debate interno sobre candidatura própria para a Prefeitura de São Luís.

Estão na disputa pela presidência estadual do PT o atual presidente, Augusto Lobato, e Francimar Silva. Cerca de 260 delegados votarão.

O resultado do pleito interno da legenda é que dará o direcionamento do PT no pleito do próximo ano. Mas pelas forças internas, há duas alas que já defendem a candidatura interna: Honorato Fernandes, reeleito presidente municipal de São Luís, e deputado Zé Inácio.

Honorato Fernandes se reuniu com a presidente nacional do PT, deputado Gleisi Hoffmann, para tratar sobre candidatura própria. Por lá, ele recebeu apoio da petista e disse que na direção municipal daria início a um processo de diálogo entre as forças do partido para que um nome fosse apresentado.

O deputado Zé Inácio, na Assembleia Legislativa, falou da necessidade do PT lançar candidatura própria para o fortalecimento da legenda.

Sem antes se iniciado o debate interno, o PT já tem nomes que são cogitados para entrar na disputa. Entre eles o próprio vereador Honorato Fernandes, o deputado federal Zé Carlos e ainda o presidente da Agência de Mobilidade Urbana (MOB), Lawrence Mello.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.