EXAME NACIONAL

Aulão na preparação para último dia de provas

Segundo dia do exame avaliará conteúdos de Ciências da Natureza e Matemática; Grupo Mirante realiza, neste sábado, segundo aulão presencial para revisar conteúdos mais pertinentes

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Alunos do Upaon-Açu revisam em sala de aula; neste sábado haverá Aulão de reforço para a prova
Alunos do Upaon-Açu revisam em sala de aula; neste sábado haverá Aulão de reforço para a prova (Upaon-Açu)

Às vésperas do exame, escolas e cursinhos realizam aulas de revisão dos conteúdos mais cobrados nas provas do principal vestibular do país. No Upaon-Açu, o plano letivo dos alunos do terceiro ano foi modificado, seguindo o cronograma do Enem, com o objetivo de deixar os estudantes mais seguros.

“Reforçar competências e habilidades já trabalhadas durante o ano e em anos anteriores, de maneira pontual [assistindo somente às aulas das áreas para as quais farão as provas neste domingo] costuma deixar o aluno mais seguro e mais focado, visto que estão revendo assuntos já estudados. Daí eles conseguem perceber que o conteúdo já é conhecido e isso acaba trazendo mais segurança para os vestibulando”, disse, Débora Puça, diretora pedagógica do ensino médio da Escola Upaon-Açu.

Outra iniciativa dedicada aos candidatos do exame é o aulão presencial do Enem, promovido pelo Grupo Mirante, em parceria com a Escola Upaon-Açu, Curso One Pré-Vestibulares e Faculdade Pitágoras. O projeto é realizado desde o ano passado, nos sábados anteriores ao exame, trabalhando os conteúdos relacionados a cada dia de prova. Neste sábado, 9, a partir das 8h45, no Cinesystem, do Rio Anil Shopping, professores fazem revisões de Biologia, Química, Física e Matemática e, de acordo com o gerente de comunicação do Grupo Mirante, Gustavo Santana, a expectativa é de mais um dia de sala cheia.

“No sábado passado tivemos uma boa participação, a sala do cinema estava lotada e esperamos a mesma audiência neste sábado. Teremos uma atividade de alongamento e, em seguida, as tão esperadas aulas de revisão, então o ideal é que todo mundo chegue cedo. Nós esperamos que o projeto tenha ajudado bastante, vemos que tem uma grande adesão. Oferecer essa oportunidade de revisar conteúdos com professores maravilhosos para estudantes que muitas vezes não têm condição de pagar e, quem sabe, ajudá-los a ter êxito na prova é o que nos motiva”, contou Santana.

Além dos estudos, candidatos precisam estar atentos aos horários e normas para não serem eliminados. As regras do Enem para o segundo dia de exame são as mesmas do primeiro. Os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h, no horário de Brasília. A duração do exame, no entanto, será menor, os participantes terão 5 horas para resolver as questões.

Horário e transporte
Mas é preciso ter atenção e confirmar se os relógios utilizados estão sincronizados ao horário de Brasília pois, neste ano, não houve adesão ao Horário de Verão e, ainda assim, alguns dispositivos eletrônicos acabaram adiantando os relógios em uma hora, o que pode causar confusão.

Em São Luís, a população terá acesso à frota integral de ônibus durante o segundo dia de provas exame. De acordo com a Prefeitura, a ação visa garantir mais tranquilidade aos candidatos, tanto na ida para os locais de prova, quanto na volta para casa. Também serão reforçadas as linhas de ônibus Campus/Terminal Praia Grande, Campus/Praça Deodoro/Terminal Praia Grande, Uema/Ipase e Terminal BR-135. As empresas do Sistema de Transporte Urbano de São Luís deverão operar nos horários de 7h às 19h, com frota total operante programada para os dias úteis.

Além disso, também será concedida a gratuidade no transporte público para estudantes que farão as provas neste domingo. Para ter acesso à gratuidade, os estudantes deverão passar normalmente o cartão eletrônico de meia passagem nas roletas no dia das provas, mas o valor da passagem não será descontado. O serviço será válido a partir da 0h até as 23h59 de domingo.

Terão acesso ao benefício os estudantes de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Imperatriz, Davinópolis, Governador Edison Lobão e João Lisboa. O acordo foi firmado entre o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET), empresas Ratrans que são responsáveis pelo transporte público em Imperatriz e Davinópolis e a Zanchettur, que atua em João Lisboa.

SAIBA MAIS

O que levar para a prova

Documento obrigatório

Não esqueça seu documento de identificação com foto em nenhum dos dias da prova. É obrigatório que você apresente a sua carteira de identidade antes de entrar na sala em que você fará a prova. Os documentos aceitos para a prova são: RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte e carteira de trabalho. Se você perdeu seus documentos ou foi roubado, é preciso que você apresente um boletim de ocorrência na hora de fazer a prova. Você não poderá usar como identificação certidão de casamento ou de nascimento nem carteirinhas de estudante ou de clubes.

Caneta só se for preta

Preta é a única cor de caneta aceita no Enem. Por isso, não leve nenhuma outra cor de esferográfica. A tradicional azul deve ficar em casa nesse dia. Além disso, a sua caneta preta deverá ter um tubo de carga transparente, para evitar colas. Leve mais de uma caneta para a prova. Caso uma delas falhe, você terá uma segunda de sobra para não passar nenhum tipo de angústia durante a prova. Lembre que você não poderá pedir uma caneta emprestada para o colega que estará sentado ao seu lado. Qualquer comunicação com outro candidato pode resultar na anulação da sua prova

Um lanchinho é importante

Como você passará muito tempo fazendo a prova, o ideal é que você leve algum tipo de alimento para a sala. Por isso, opte por levar alimentos prontos e que são fáceis de consumir. Banana, maçã, chocolates, barras de cereal e bolachas são ideais para a realização do exame. Além disso, é importante que você se mantenha hidratado durante toda a prova. Por isso, não esqueça de levar também uma garrafa de água. Porém, lembre-se de levar o líquido em uma garrafa transparente e sem rótulo, para que não seja impedido de ficar com ela pelos fiscais.

Celular desligado

O ideal é que o aparelho fique em casa no dia da prova. Assim, você não correrá nenhum risco. Porém, se você faz muita questão de levar o celular, lembre-se de desligá-lo antes de entrar para a prova. Dentro da sala, você deverá colocá-lo em um envelope, lacrá-lo e colocá-lo embaixo da mesa em que fará o exame. Lembre-se que, neste ano, as exigências em relação aos celulares mudaram. Se ele tocar, vibrar ou emitir qualquer som, você poderá ser eliminado na hora. O fiscal tem autonomia para retirar sua prova e pedir para que você saia da sala.

Roupas confortáveis

Sempre lembre que você passará muitas horas fazendo a prova. Por isso, procure ir com roupas e calçados confortáveis. Porém, você precisará deixar algumas peças do vestuário em casa. Não é permitido que o estudante use nenhum tipo de roupa que cubra o cabelo e as orelhas. Então, não entre para a prova usando boné, chapéu, viseira, gorro ou óculos escuros.

Nova prova

O estudante que se sentiu prejudicado no Enem poderá informar o Inep, pela Página do Participante, entre os dias 11 e 18. Cada caso será analisado e o participante poderá ter direito a fazer a prova novamente.

Podem ter direito à reaplicação, de acordo com o edital do exame, aqueles que foram afetados por problemas logísticos. São considerados problemas logísticos fatores como desastres naturais que prejudiquem a aplicação devido ao comprometimento da infraestrutura do local; falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural; e erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que leve ao comprovado prejuízo do participante.

Os estudantes que sentiram alguma indisposição ou problema de saúde e tiveram que sair da sala onde estava sendo aplicada a prova não terão direito à reaplicação, segundo as regras do exame. O resultado da solicitação poderá ser consultado, também, na Página do Participante. A reaplicação do Enem 2019 acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro, para quem tiver o pedido aprovado.

Os casos de participantes que não fizeram o exame no primeiro domingo por motivos que não são previstos no edital podem receber os esclarecimentos pelos canais de comunicação do Inep. O Fale Conosco do instituto pode ser acessado pelo telefone, no número 0800 616161, ou por computador, por meio do autoatendimento.

Declaração

Os candidatos que precisarem comprovar presença no dia de prova do Enem para, por exemplo, justificar falta no trabalho, devem imprimir a Declaração de Comparecimento Personalizada, disponível na Página do Participante. A declaração do segundo dia de prova pode ser acessada desde ontem (4) e deve ser impressa e entregue ao aplicador no dia do exame.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.