Evento

Seminário Nacional de Bombeiros será no Maranhão

Evento, inédito em São Luís, acontecerá no período de 12 a 14 de novembro

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

O XIX Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom) será iniciado na próxima terça-feira (12), no Multicenter Sebrae, em São Luís. O evento, que mobiliza militares de todo o país, é considerado a maior reunião de bombeiros da América Latina e estima um público de mais de 2.500 pessoas.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o coronel Edgard Estevo da Silva, fará a palestra inaugural do evento e apresentará um relato do Serviço Integrado dos Corpos de Bombeiros Militares na Operação Brumadinho, realizada este ano, após o rompimento daquela barragem, em janeiro.

Bombeiro de Aço
O Seminário abrange o Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático, que testa a capacidade dos competidores em simulações de resgate em piscina e no mar, incluindo percursos de 50m, 100m individuais e revezamento. Na quarta-feira (13), o encontro promoverá a prova Bombeiro de Aço, um circuito que simula atividades de bombeiro em um cenário de combate a incêndio com salvamento de vítima. Uma das mais importantes competições entre bombeiros brasileiros, a prova técnica avalia critérios como agilidade, força e resistência simultaneamente e elege os bombeiros mais completos em nível nacional.

Outro marco do evento é a Certificação de Cães, teste do qual participam animais treinados pelas próprias corporações. O objetivo é garantir que eles atendem requisitos como obediência e destreza, por exemplo, para que estejam oficialmente aptos a integrar as buscas e resgates militares.

Uma feira com fornecedores de equipamentos de segurança pública de todo o Brasil será montada no local. Uma oportunidade para os participantes do evento conhecerem a evolução em tecnologia e inovação dos materiais elaborados para o segmento. Na programação, estão previstas ainda palestras que abordam temas desafiadores para a categoria, além da apresentação de trabalhos científicos. A programação completa está disponível em www.senabom2019.com.br.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.