Política | Alcântara

Roberto Rocha emite parecer favorável a acordo Brasil-EUA

Em seu voto, Rocha destaca que o texto acordado entre os dois países "está em consonância com os anseios da comunidade científica nacional"
Gilberto Léda08/11/2019 às 10h24
Roberto Rocha emite parecer favorável a acordo Brasil-EUAAgência Senado

O senador Roberto Rocha (PSDB-MA) divulgou nesta sexta-feira, 8,. parecer favorável ao Acordo de Salvaguardas Internacionais (AST), assinado entre Brasil e Estados Unidos para lançamentos a partir do centro espacial de Alcântara, no Maranhão.

Segundo o tucano, o documento já foi apresentado à Comissão de Relações Exteriores do Senado e está pautado para ser apreciado pelo colegiado na próxima terça-feira, 12.

Em seu voto, Rocha destaca que o texto acordado entre os dois países "está em consonância com os anseios da comunidade científica nacional"

"No mérito, o texto acordado está em consonância com os anseios da comunidade científica nacional, com as aspirações do meio acadêmico brasileiro afeto ao tema, com os interesses da Força Aérea Brasileira, com o entusiasmo do setor aeroespacial do país e, de modo destacado, com o impulso do povo brasileiro sobretudo dos meus coestaduanos. Isso porque todos os mencionados se beneficiarão, de tal ou qual maneira, do Acordo em análise", diz ele.

Antes de chegar ao Senado, o AST foi aprovado na Câmara dos Deputados. Foram 329 votos a favor e 86 contra.

O texto tramitou na forma do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 523/19, que será votado ainda pelo Senado.

O governo Bolsonaro argumenta que o acordo vai viabilizar comercialmente o centro de Alcântara. O interesse dos EUA na base decorre da sua localização, na linha do equador, que reduz o consumo de combustível de foguete, tornando os lançamentos mais baratos.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte