COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Enaltecido com o sucesso alcançado na abertura da Expo Indústria Maranhão 2019, a maior feira multissetorial do Nordeste, o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, destacou a importância da feira para o futuro da indústria do Maranhão.  “A Expo Indústria é um marco entre um passado sombrio e um futuro promissor”.  No registro, Baldez com Zé Filho (ex-governador do Piauí e presidente da FIEPI) e Raimundo Coelho (Sebrae)
Enaltecido com o sucesso alcançado na abertura da Expo Indústria Maranhão 2019, a maior feira multissetorial do Nordeste, o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, destacou a importância da feira para o futuro da indústria do Maranhão. “A Expo Indústria é um marco entre um passado sombrio e um futuro promissor”. No registro, Baldez com Zé Filho (ex-governador do Piauí e presidente da FIEPI) e Raimundo Coelho (Sebrae)
A Faculdade ISL Wyden foi palco de dois eventos gratuitos voltados para acomunidade em um mesmo dia. Enquanto o professor Cidinho Marques proferiauma palestra com o tema “Inteligência Emocional e Felicidade”, para umauditório lotado de empresários, profissionais liberais e alunos, do outrolado da instituição a empresária Lou Marques comandava mais uma etapa doWonder Woman, projeto de impacto social organizado pela faculdade emparceria com a AME ( Associação de Mulheres Empreendedoras do Maranhão) ecom o Instituto de Cidadania Empresarial, que oferece às mulheres dacomunidade, cursos de especialização ofertados na própria ISL Wyden, com oobjetivo de capacitá-las a otimizar seu negócio, e com isso valorizar oempoderamento feminino, deixando-as também menos vulneráveis à violênciadoméstica. Na foto, o registro do encontro do casal no intervalo dosdois eventos, caminhando juntos pelos corredores da Faculdade ISL-Wyden
A Faculdade ISL Wyden foi palco de dois eventos gratuitos voltados para acomunidade em um mesmo dia. Enquanto o professor Cidinho Marques proferiauma palestra com o tema “Inteligência Emocional e Felicidade”, para umauditório lotado de empresários, profissionais liberais e alunos, do outrolado da instituição a empresária Lou Marques comandava mais uma etapa doWonder Woman, projeto de impacto social organizado pela faculdade emparceria com a AME ( Associação de Mulheres Empreendedoras do Maranhão) ecom o Instituto de Cidadania Empresarial, que oferece às mulheres dacomunidade, cursos de especialização ofertados na própria ISL Wyden, com oobjetivo de capacitá-las a otimizar seu negócio, e com isso valorizar oempoderamento feminino, deixando-as também menos vulneráveis à violênciadoméstica. Na foto, o registro do encontro do casal no intervalo dosdois eventos, caminhando juntos pelos corredores da Faculdade ISL-Wyden

TREs em Natal
O desembargador Cleones Cunha, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, o diretor-geral André Menezes Mendes e a assessora de comunicação Danielle Cavaignac participam em Natal, da 77ª edição do Colégio de Presidentes de TREs, que se encerra hoje.
Na pauta, assuntos como o segurança da informação, proteção de dados, integração de sistemas, regulamentação de intimações via aplicativos, inovação como motor propulsor de eficiência e sustentabilidade na Justiça Eleitoral, entre outros, como deliberação acerca de temas que serão apresentados pelos diretores-gerais e assessores de comunicação, que estão reunidos em encontros paralelos.
A solenidade de abertura, realizada ontem à noite, no plenário do TRE-RN, contou com a conferência do ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, do TSE, acerca de desafios da legislação eleitoral.

Projeto Judô
Com a presença da judoca, Adryelly Karolynny Santos Pereira, o Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE/MA) lança neste sábado, em São Mateus, a nova fase do projeto Judô São Mateus do Amanhã.
Adryelly já conquistou várias medalhas no Campeonato Brasileiro Sub21, nos Jogos Universitários do Brasil e já chegou a ser convocada para a seleção brasileira.
Nessa nova etapa, 100 crianças e adolescentes passam a ser atendidas com práticas esportivas de judô.

Brilho do Coral
Sob a regência do maestro Fernando Moucherek e com a participação do brilhante percussionista Arlindo Carvalho, o Coral São João fez uma apresentação magistral no Festival Unicanto de Corais, que é realizado anualmente na cidade de Londrina, no Paraná, reunindo coros nacionais e internacionais em cinco dias de evento.
O coral maranhense brilhou e arrancou calorosos aplausos da plateia.
O Festival, devido sua performance e organização criteriosa, tem sido considerado um dos principais festivais de coros do país.
E goza do apoio das maiores entidades do gênero na América do Sul.

Noites com Jazz
Restaurante e casa de vinhos, a Oak Wine, de Demócrito Silva, além de ser uma das casas do gênero mais bonitas e charmosas desta região, prima pelo ambiente musical para os seus clientes.
Neste fim de semana, a partir de hoje, o saxofonista Henrique França dá o seu melhor recado musical, tocando uma seleção de clássicos da MPB, Jazz e Bossa Internacionais.
Como se tal não bastasse, também de quinta-feira a sábado, o Chef Júnior Belém é quem assina o cardápio de alta gastronomia da casa, que é sempre bem frequentada por figuras de grande charme de nossa sociedade.

Mulheres têm o que comemorar
O Senado Federal aprovou, ontem, por unanimidade, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que torna o crime de feminicídio imprescritível – ou seja, poderá ser julgado a qualquer tempo, independentemente da data em que tenha sido cometido – e inafiançável, quer dizer, a fiança é inadmissível. Além disso, também foi acatada uma emenda na qual determina que o estupro também vai passar a fazer parte desse rol. Agora, a PEC vai seguir para a Câmara dos Deputados.

TRIVIAL VARIADO

O professor doutor Natalino Salgado Filho tem recebido aplausos de todos os setores da sociedade por sua nomeação para mais um mandato como reitor da Universidade Federal do Maranhão.

No assunto: ninguém esquece o excelente trabalho realizado por Natalino nos dois primeiros mandatos. Competência e honestidade são
marcas dele.

Neste sábado será rezada missa de sétimo dia em memória de Sanclé Campos Lima, irmão da ex-primeira dama do Estado, Isabel Cafeteira.
O ato religioso será às 18h, na
Igreja de São João.

É grande a expectativa em torno do show de Altemar Dutra Júnior, dia 14, no Kitaro do São Luís Shopping.
O grande cantor estreia hoje em São Paulo o show Altemar canta Frank Sinatra. Parte do espetáculo será apresentado também em São Luís.

Está marcada para o dia 19 deste mês a promulgação da reforma da Previdência. Será o Dia da Bandeira e também Mundial do Xadrez. Foi o esporte mais praticado por senadores e deputados federais durante a tramitação do projeto. Após mais de nove meses no Congresso, veio o xeque mate.

A propósito: o Senado concluiu os debates, aprovando por 56 votos a favor e 11 contrários a inclusão de servidores estaduais e municipais na reforma. Uma tentativa de tirar os governos do déficit.

Foi em 1997, durante o governo FHC, que se tornou evidente a necessidade da reforma da Previdência, a partir do aumento do tempo de vida e a inexistência
de um fundo de reserva para aposentadorias e pensões.
Passaram-se 22 anos de muitos recuos e poucos avanços.

A Confederação Nacional dos Municípios esperneia com a possibilidade da fusão de prefeituras deficitárias. O motivo é claro: perderá receita de mensalidades que a sustenta. União, Estados e municípios estão quebrados, mesmo que o ditado tenha sido repetido com insistência por muitas décadas: fonte de onde só se retira um dia seca.

Quatro anos após o crime socioambiental de Mariana, Minas Gerais, ninguém ainda foi definitivamente punido. A 5 de novembro de 2015, ocorreu o rompimento da barragem da mineradora Samarco, que
matou 19 pessoas.

DE RELANCE

Empreendedoras
O presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, fez questão de homenagear e prestigiar as mulheres empreendedoras maranhenses que participaram da sessão solene realizada ontem no Plenário Nagib Haickel, como parte da programação da Semana da Mulher Empreendedora, numa iniciativa da deputada Helena Duailibe, procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Empreendedoras 2
Baldez é testemunha da força empreendedora feminina e parabenizou as homenageadas em nome da sua irmã, Eulália das Neves Ferreira, também homenageada. Eis a lista das empreendedoras: a atleta Iziane Castro, a juíza Luzia Madeiro Neponucena e as empresárias Guga Fernandes, Isabela Murad, Daniela Andrade, Eulália das Neves Ferreira, Luzia Rezende, Patrícia Maranhão, Abadia Castelo Branco, Danielle Rodrigues Lima e Maria Izabel Pereira Rodrigues.

Olimpíada de Robótica
Um maranhense conquistou a medalha de prata nacional na modalidade teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica. Chama-se Marcus Vinícius Almeida, estudante do curso técnico em Eletromecânica do Instituto Federal do Maranhão, campus Açailândia. O campus também se destacou na olimpíada, recebendo 18 menções honrosas estaduais na modalidade.

Olimpíada de Robótica 2
A etapa teórica da OBR é dividida em 6 níveis, que vão desde o nível 0 até o nível 5, com duas etapas e voltado para estudantes do Ensino Médio ou Técnico. Todas as questões são construídas de forma a utilizar mais de um conteúdo, tornando-se interdisciplinares entre si e sempre possuindo, em sua construção, conteúdos relacionados à robótica nas mais diversas áreas, como indústrias, residências, pesquisas atuais, entre outros.

Comitiva do Taiwan
Coube ao empresário Alexandre Ataíde, diretor da Fiema, fazer as honras da casa durante a visita institucional à Casa da Indústria, de uma comitiva da Taiwan Trade Center (Taitra), organização semigovernamental, sem fins lucrativos, de promoção comercial e de investimentos que é patrocinada pelo governo taiwanês, para estimular o comércio exterior. A comitiva é formada pelo Gerente de Negócios do Taitra, Suen Sik Land e a Diretora do Taitra, Raquel Lu.

Comitiva do Taiwan 2
A visita dos taiwaneses foi para prospectar negócios, fortalecer parcerias e projetos comerciais e institucionais entre a indústria maranhense e Taiwan. Os estrangeiros apresentaram em vídeos institucionais um pouco do país e convidaram formalmente os empresários maranhenses a participar de uma grande feira promovida pelo Taitra em 2020 em Taiwan. Ontem, a comitiva de Taiwan participou de um encontro de oportunidades com os empresários maranhenses na Expo Indústria

Fecomércio na Expo Indústria
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), que é presidida por José Arteiro da Silva, tem presença destacada na terceira edição da Expo Indústria 2019, que será encerrada hoje no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís. Com estande no local, juntamente com os braços sociais do Sistema Fecomércio, o Sesc e o Senac, estão sendo desenvolvidas ações de saúde, gastronomia, oficinas e apresentações culturais.

Fecomércio na Expo Indústria 2
Considerada uma das maiores feiras multissetoriais da indústria do Nordeste, a Expo Indústria tem como objetivos promover a indústria maranhense e o uso dos seus produtos; fomentar a atividade industrial no Estado do Maranhão; fortalecer a cooperação entre as empresas e o público consumidor; disseminar as novas tecnologias da indústria maranhense; e promover a competitividade das indústrias maranhenses. A Fecomércio está presente com um espaço de orientação, discussão e esclarecimento aos empresários do comércio, e de apresentação das ações desenvolvidas pela entidade.

Para escrever na pedra:
“Contra a estupidez, os próprios deuses lutam em vão”. De Schiller.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.