COLUNA

O silêncio não vai ajudar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

O Maranhão tem mais da metade de sua população vivendo abaixo da linha da pobreza como mostrou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São 53% dos maranhenses vivendo na miséria. Este é o maior percentual de população nessa situação do Brasil.
Em relação a esse cenário negativo, o estado recebeu indiferença do governador Flávio Dino (PCdoB). Não houve qualquer manifestação do comunista sobre o assunto.
Certamente, há dificuldade para justificar a posição do Maranhão no ranking brasileiro. E não há como dizer que a culpa é da crise nacional, já que esta existe para todos os estados da federação. O Rio Grande Sul, por exemplo, que sofre com uma crise fiscal, tem o menor percentual de miseráveis no estado. Então, crise econômica e o Governo Federal não podem ser os responsáveis pela probreza no Maranhão.
Culpar seus antecessores no governo também não cola mais tanto, porque o tempo do comunista no governo já alcançou cinco anos e, como os movimentos políticos nacionais, já não o permite culpar adversários pela penúria no estado.
Mas não será o silêncio do governador que fará os dados sobre a extrema pobreza do Maranhão sumirem. Investimentos eficazes que garantam o desenvolvimento do estado e que possibilitem a geração de emprego e renda, e serviços básicos como Saúde, Educação e Saneamento Básico, poderiam ser as ações imediatas do governo estadual para mudar o triste cenário.

Sem defesa
Na Assembleia Legislativa, os deputados estaduais repercutiram os dados sociais lastimáveis do Maranhão.
A oposição lembrou que a promessa em 2015, feita na sacada do Palácio dos Leões, foi a de que o Maranhão não mais daria motivo para notícias nacionais negativas. Mas isso não vem ocorrendo.
Os governistas preferiram falar de investimentos e mais investimentos do Governo Estadual, os quais, se ocorrem mesmo, não refletem em nada no cenário social do estado.

Calados
Nas redes sociais, o governador Flávio Dino se mostra ainda bem presente. Falou até do episódio desagradável que foi a agressão entre jornalistas em um programa de rádio, transmitido pela internet.
Mas os números sobre a extrema pobreza do Maranhão permaneceram recebendo a indiferença do comunista.
E não foi somente Dino que adotou o silêncio como estratégia. Seus principais aliados também preferiram fingir desconhecimento quanto aos indicadores apontados pelo IBGE.

Obstrução
O deputado federal Hildo Rocha (MDB) denunciou manobra dos aliados do governo do Maranhão na Câmara dos Deputados para proteger a gestão.
Segundo Rocha, os deputados estão obstruindo para evitar votação da Proposta de Fiscalização e Controle para apurar possíveis irregularidades na aplicação de empréstimo contraído pelo governo do Maranhão no BNDES.
“A obstrução demonstra preocupação, indica o pavor que o governo Flávio Dino tem de que o Tribunal de Contas da União (TCU) fiscalize a aplicação desses recursos”, disse Hildo Rocha.

Candidatura
A afirmação do deputado estadual Roberto Costa (MDB) sobre uma eventual candidatura da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) para Prefeitura de São Luís, em 2020, causou polêmica.
Costa afirmou que a ex-governadora tem importantes obras e serviços feitos na capital quando foi governadora do estado.
Já Roseana, não se pronunciou se aceitaria o desafio de entrar na disputa pelo Palácio La Ravadière no próximo ano.

Apuração
O Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão instaurou procedimento para apurar a situação das áreas atingidas pelo vazamento de óleo no litoral do estado.
O óleo chegou, segundo o MPF, ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com a retirada de cerca de 700 kg da praia de Travosa, no município de Santo Amaro.
A partir disso, foram oficiados o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), solicitando informações iniciais para a apuração.

Sem resultados
A Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados não saiu com muitas informações da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) após conversa com o procurador geral Luiz Gonzaga Coelho.
Luiz Gonzaga informou aos deputados que a investigação está em curso e que corre em segredo de Justiça.
Hoje, os deputados da comissão voltam a ouvir o ex-delegado Tiago Bardal e o delegado Ney Anderson Gaspar. A Comissão deve sair de São Luís sem muitos dados novos.

DE OLHO

R$ 2,3 Bilhões o valor do orçamento de São Luís previsto para 2020. A proposta de Orçamento do Município foi apresentada na Câmara na última quarta-feira, 6.

E MAIS

• Na próxima segunda-feira, 11, deverá ser iniciada a obra na feira da Cohab. O prazo para que os feirantes deixem o local é até o domingo e, no dia seguinte, as máquinas da Prefeitura de São Luís iniciarão os trabalhos.

• As reformas das feiras de São Luís foram recebidas por parte de feirantes com uma certa resistência. A preocupação dos trabalhadores acabou sendo “aproveitada” politicamente e teve consequências ruins, como o assassinato de um feirante na Cohab.

• O deputado estadual Rigo Telles (PV) apresentou uma proposta para a criação do Dia do Profissional de Comunicação de Mídia Eletrônica e Digital. A data sugerida é 23 de abril, dia em que o jornalista Décio Sá foi assassinado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.