Congresso Nacional

Bolsonaro diz que enviará ao Congresso reforma Administrativa na próxima semana

Presidente da República disse que "a princípio", ele vai enviar a proposta da reforma Administrativa para o Congresso Nacional na próxima terça-feira, 12

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Jair Bolsonaro vai enviar reforma Administrativa na próxima semana
Jair Bolsonaro vai enviar reforma Administrativa na próxima semana (Bolsonaro)

BRASÍLIA

O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem que, “a princípio”, enviará a reforma administrativa ao Congresso Nacional na próxima terça-feira, 12, já que é preciso apresentar a proposta com a “menor quantidade possível de arestas”.

O presidente comentou o envio do projeto ao sair do Palácio da Alvorada. Durante a conversa com apoiadores e jornalistas, uma forte chuva começou a cair, com direito a uma trovoada que interrompeu a fala de Bolsonaro.

O presidente informou que a ideia inicial é apresentar a reforma na próxima semana, a fim de diminuir pontos de divergência em relação ao tema, que mudará regras do serviço público para os futuros servidores.

A reforma que o governo prepara visa reduzir o tamanho da máquina pública, aproximando os salários de futuros servidores ao que é pago no setor privado. A proposta ainda deverá prever a contratação de servidores com um prazo maior para obter estabilidade

No último sábado, 2, Bolsonaro afirmou que as mudanças nas regras para o serviço público promovidas pela reforma devem valer apenas para “futuros concursados”.

A reforma administrativa entra no conjunto de propostas que o governo encaminha para análise de senadores e deputados a fim de reduzir gastos e acelerar a recuperação econômica.

Pacto federativo

Nesta semana, Bolsonaro entregou pessoalmente ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), três propostas de emenda à Constituição (PEC) para mudanças no "pacto federativo" que trata da arrecadação de recursos, os campos de atuação de União, estados e municípios e suas obrigações para com os contribuintes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.