Processo seletivo

5,1 mil avaliadores corrigem as redações do Enem 2019

De acordo com o Inep, a nota do Enem deverá ser divulgada em janeiro, em data ainda a ser definida; depois disso é que os candidatos terão acesso ao espelho da redação; para ser avaliador é preciso ter diploma em letras, língua portuguesa ou linguística

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
As provas foram feitas domingo passado,3, por 3,9 milhões de estudantes de todo o país
As provas foram feitas domingo passado,3, por 3,9 milhões de estudantes de todo o país (Divulgação)

BRASÍLIA - Neste ano, 5.168 avaliadores serão responsáveis pela correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas foram feitas domingo passado,3, por 3,9 milhões de estudantes de todo o país.

A nota do Enem deverá ser divulgada em janeiro, em data ainda a ser definida. Depois disso é que os candidatos terão acesso ao espelho da redação, com detalhes da correção, em data ainda não definida. A consulta serve apenas para fins pedagógicos. O candidato não pode interpor recurso.

O processo de seleção é feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), integrante do consórcio aplicador do Enem, sob a supervisão do Inep. Para ser avaliador é preciso ter diploma em letras, língua portuguesa ou linguística, além de preencher diversos outros requisitos. O candidato não pode estar inscrito no Enem 2019, nem ter parente em primeiro grau – pai, mãe, filho ou cônjuge – participando do exame, mesmo que na condição de treineiro, que fazem a prova apenas para testar os conhecimentos.

Processo de seleção

Os avaliadores estão agora passando por uma capacitação a distância de 93 horas, com nove módulos. Durante o curso, o candidato deve resolver questões sobre as competências do Enem em um determinado tempo, e, se tirar zero, será eliminado da seleção.

O exercício final é composto por 30 redações, que devem ser avaliadas em três horas. As redações já têm uma nota de referência, e, se houver grande discrepância entre a nota atribuída e a nota de referência, o candidato a avaliador recebe nota zero.

Ainda este mês, os candidatos com melhor desempenho serão selecionados para participar da capacitação presencial nos polos regionais, com duração de 16 horas. Neste ano, são 16 polos de avaliação no país, com a atuação de 272 supervisores.

Os avaliadores devem entregar, nesta ocasião, termo de sigilo impresso e assinado. Após o curso, os corretores fazem ainda um pré-teste com 50 redações. Eles devem atribuir notas para as cinco competências avaliadas no Enem. Essa fase é obrigatória e eliminatória.

Correção

Apenas depois de aprovados em todo esse processo, os corretores receberão as redações do Enem 2019. Serão até 200 redações por dia, com o compromisso de avaliar mais de 150 textos a cada três dias. Os corretores continuam sendo avaliados nesta etapa. A cada 50 redações, eles recebem duas já avaliadas por uma equipe de especialistas. Essas redações servirão para analisar o desempenho do corretor.

O tema da redação este ano foi Democratização do acesso ao cinema no Brasil. Os textos são avaliados em cinco competências, cada uma delas, valendo 200 pontos. A nota máxima da redação é mil.

Cada redação será corrigida por duas pessoas. A nota final do estudante será a média aritmética das duas notas. Caso haja uma diferença entre as notas de mais de 100 pontos na nota final ou de mais de 80 pontos em qualquer uma das competências, a redação passará por um terceiro avaliador.

Se a diferença entre as notas dadas se mantiver, a redação será avaliada por uma banca presencial composta por três professores, que definirá a nota final do participante.

FIQUE POR DENTRO

Quais são as competências avaliadas?

Cada competência da redação vale de 0 a 200 pontos. São avaliados os seguintes pontos:

1 - Domínio da escrita formal;
2 - Desenvolvimento do tema em estilo dissertativo-argumentativo;
3 - Relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de uma opinião;
4 - Conhecimento de mecanismos linguísticos para construir a argumentação;
5 - Capacidade de elaboração de proposta de intervenção para o problema apresentado, com respeito aos Direitos Humanos.

Pontuação da Redação

A nota máxima possível na redação é de mil pontos (200 para cada competência). No entanto, alguns motivos podem resultar no zero automático:

- Fuga total ao tema;
- Desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
- Redação em branco;
- Redação com menos de sete linhas;
- Cópia total dos textos de apoio da redação ou do caderno de questões;
- Insultos, xingamentos, desenhos, receitas ou qualquer outra forma proposital de anulação;
- Assinatura, nome, apelido, rubrica fora do local designado para a identificação do participante;
- Texto que seja predominantemente escritos em Língua Estrangeira

Fonte: Inep

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.