COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Em sua recente visita a São Luís para participar da festa dos 50 anos de sua sogra Jacira Quariguasi Haickel, o ator maranhense Rômulo Estrela colocou as conversas em dia com o Repórter PH
Em sua recente visita a São Luís para participar da festa dos 50 anos de sua sogra Jacira Quariguasi Haickel, o ator maranhense Rômulo Estrela colocou as conversas em dia com o Repórter PH
Reencontro de amigos em Brasília: Maria Vandira Peixoto e o DJ Edy, presença constante nos eventos promovidos por esta coluna
Reencontro de amigos em Brasília: Maria Vandira Peixoto e o DJ Edy, presença constante nos eventos promovidos por esta coluna

De volta à Reitoria
Confirmou-se o que já se esperava. O professor doutor Natalino Salgado Filho foi nomeado reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, tendo como vice-reitor o professor doutor Alan Kardec Barros.
Natalino Salgado reassumirá o cargo no dia 11 de novembro.
O presidente Jair Bolsonaro manteve o resultado das eleições promovidas em junho pela UFMA, que rendeu a Salgado 60% dos votos de professores, técnico e alunos.
Dessa maneira, ela cumprirá o terceiro mandado à frente da instituição e espera-se que a gestão que se inicia seja à altura do excelente trabalho realizado nas duas primeiras.

Réveillon Del Mar
Aberta a temporada de lançamentos das festas de Réveillon. Um deles é o Revéillon Del Mar 2020, organizado pela Promo3 Eventos, em parceria com a J Produções e a D+ Music.
A produtora escolheu o sambista Xande de Pilares, autor do sucesso de abertura da novela “A Dona do Pedaço”, da Rede Globo, como atração principal do evento, a ser realizado no Rio Poty Hotel.
Uma festa com dois ambientes, “Privilégio” e “Del Mar”, e serviço open bar e open food.
Até às 6h da manhã, mais de dez atrações, além da principal, se revezarão em dois palcos animando o público, que entrará 2020 em uma vibe diferente.

Show de Gabriela
Empolgando multidões por onde passa, a cantora Gabriela Rocha desembarca em São Luís nesta sexta-feira, para apresentar a turnê “Lugar Secreto”.
Dona de uma voz marcante, a artista promete uma noite com adoração e louvor.
O evento, na Tom Music, contará com a participação do cantor Carlos Alfredo e DJ Clô, atrações locais.

Show de Gabriela 2
Gabriela Rocha é considerada a maior cantora do gênero gospel no Brasil.
Após três anos, ela volta à capital maranhense para cantar melodias já consagradas do grande público e fazer um mix do seu EP “CÉU”, que tem cinco músicas impactantes, entre elas “Lugar Secreto”, e, também, do seu mais novo trabalho, lançado no primeiro semestre deste ano, contando com os sucessos “Hosana”, “Correrei”, “Estou Seguro” e “Leão”.
O canal da cantora no Youtube conta com 1.5 bilhões de visualizações e já chegou a mais de 5 milhões de inscritos, tornando-se o maior canal de artista gospel do mundo.

Novo Bicho
O diretor artístico da Companhia Barrica, José Pereira Godão, está fazendo mistério em torno do novo integrante da trupe do Bicho Terra que se juntará ao grupo nos cortejos do Carnaval 2020.
Ele conta apenas que será algo bem diferente das propostas anteriores.
Cogitou-se, inclusive, algo como o Bicho-Petróleo, em alusão à riqueza do Pré-Sal e como uma crítica ao desastre ambiental que se presencia no litoral nordestino. Mas o produtor descartou essa possibilidade.
Tudo indica que o perfil do novo Bicho, com suas cores e contextualização, será revelado até o fim deste ano.

Geração nem-nem
Ano passado, 23% dos jovens de 15 a 29 anos (10,9 milhões) não estudavam, nem trabalhavam, os chamados nem-nem. Foi o maior índice da série histórica.
Os dados foram divulgados pelo IBGE, na pesquisa Síntese de Indicadores Sociais 2019, que analisa as condições de vida da população brasileira.
Entre os jovens de 18 e 24 anos, a incidência chega a 27,9% e nos jovens adultos, de 25 a 29 anos, a taxa é de 25,9%.

Geração nem-nem 2
Segundo o IBGE, o fenômeno é fortemente influenciado pela interrupção dos estudos.
Os dados mostram que dos jovens de 18 a 24 anos nessa condição, 46,6% não tinham concluído o ensino fundamental e 27,7% terminaram apenas essa etapa.
Na faixa entre 25 e 29 anos, a proporção é de 44,1% e 31,2%, respectivamente. Dos jovens que concluíram o ensino médio, há mais nem-nem entre quem fez ensino regular do que entre os que concluíram o ensino técnico.

Silêncio das entidades
Depois de silenciarem nos governos Lula e Dilma quanto à presença de médicos cubanos atuando no País sem validação dos diplomas, entidades como a Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina agora despertaram e se posicionam contra a permissão para que cerca de 1.700 cubanos que ficaram no Brasil possam atuar no programa antigo por até dois anos, como prevê o relatório da Medida Provisória que cria uma nova versão do Mais Médicos.

TRIVIAL VARIADO

De volta à Ilha, após participar em São Paulo da comemoração do primeiro aniversário de seu primeiro neto, Afonso Amaro Leite, o empresário Amaro Santana Leite e Ana Lúcia voltaram a circular nos lugares da moda.

No Brasil, 16 pessoas morrem afogadas por dia. Os dados fazem parte de relatório da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), divulgado este ano, com ano-base 2017.

Os dados do relatório foram apresentados ontem no Programa Contraponto, da Rádio Timbira, em São Luís, pela professora da Academia Viva Água, Denise Araújo.

Tem mais: Denise Araújo alertou, com base nos dados da Sobrasa, que a cada dois dias uma criança morre afogada em casa, principalmente em piscinas.

Os dois últimos meses do ano costumam ser de marcha lenta no Congresso Nacional. O presidente Jair Bolsonaro apresentou anteontem propostas para tirar os parlamentares da zona do conforto.

Em tempo: o objetivo é ajustar as contas públicas, tanto da União como dos Estados e dos municípios. Inclui uma proposta de emenda constitucional emergencial e outra do pacto federativo.

Uma iniciativa inusitada é a que extingue municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação insuficiente para cobrir suas despesas. A saída será a incorporação por um município vizinho.

Ou seja: não dá mais para a União e os Estados sustentarem administrações que se mantêm por vaidade de líderes políticos. Os congressistas precisarão ter coragem para aprovar, não podendo se dobrar apenas aos interesses eleitoreiros.
O que o Senado mais gosta de fazer é criar comissões. Segunda-feira, surgiu mais uma, com prazo de 180 dias, para acompanhar as ações de enfrentamento às manchas de óleo no litoral do Nordeste.

Explico: deverá avaliar, propor e aprovar soluções emergenciais, além de monitorar as ações do governo. É muita pretensão e retórica para resultado nenhum.

No final deste mês, vão se completar três anos da decisão do Supremo Tribunal Federal que reconheceu as dívidas da Lei Kandir com os Estados. Concedeu prazo de 12 meses para que o Congresso Nacional aprovasse uma lei que compensasse financeiramente as perdas. Os parlamentares desconheceram solenemente.

Poucos são os governos que escapam da receita: vendem a geladeira para pagar o almoço

DE RELANCE

Vestibular e Seminário
Os vestibulares agendados da Faculdade de Negócios Faene, para os cursos de graduação oferecidos pela instituição, terão início no dia 16 de novembro. Já no mês de dezembro, a faculdade promoverá o I Seminário Maranhão Portos, que contará com a presença do presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago, que já confirmou presença.

Catadores de Resíduo
No último sábado, a companhia de operações logísticas VLI, que integra ferrovia, portos e terminais, participou do lançamento da Associação de Catadores de Resíduo de Porto Franco (Acaporto). A entidade foi criada com o apoio e incentivo do Programa de Educação Ambiental da empresa no município. Por meio do PEA, a companhia tem incentivado práticas sustentáveis em localidades de influência às suas operações, com foco em atividades que vão desde a elaboração de projetos ambientais, criação de hortas comunitárias, promoção da reciclagem de resíduos etc.

Oceanos 2019
Um júri formado por nove profissionais elegeu os 10 livros que passam para a etapa final do “Oceanos 2019”. Participaram da decisão a crítica literária Eliane Robert Moraes, o crítico literário Ítalo Moriconi, a escritora Maria Esther Maciel e a escritora Veronica Stigger, do Brasil. Também participaram a jornalista Ana Sousa Dias, o poeta Daniel Jonas e o crítico literário Manuel Frias Martins, de Portugal, e o crítico literário Francisco
Noa, de Moçambique.

Mais Oceanos
O júri destacou a capacidade das obras de associar a qualidade literária às questões contemporâneas. Na lista, figuram, sobretudo, narrativas que tratam dos temas da desterritorialização, da inquietação existencial e da sexualidade. As obras finalistas compreendem nove romances e um livro de contos. Entre os autores, concorrem cinco brasileiros, quatro portugueses e um angolano. Os vencedores serão anunciados no dia 5 de dezembro, no Itaú Cultural.

Homenagem a elas
A Assembleia Legislativa do Maranhão homenageia hoje, em sessão solene, mulheres empreendedoras maranhenses, como parte da programação da Semana da Mulher Empreendedora. O evento será realizado no Plenário Nagib Haickel. Por iniciativa da deputada Helena Duailibe, procuradora da Mulher na Assembleia, a homenagem é fruto do projeto de lei, de autoria da ex-deputada estadual Graça Paz, aprovado no ano passado pelo Parlamento estadual, instituindo o 3 de novembro como o Dia da Mulher Empreendedora Maranhense. A homenagem objetiva incentivar o empreendedorismo, dentro ou fora de casa, para que as mulheres se sintam cada vez mais independentes economicamente e livres.

Mortes violentas
O Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público sedia, hoje e amanhã, seminário sobre “Mortes Violentas de Adolescentes e Jovens em São Luís”. O evento é promovido pelo Ministério Público, em parceria com as secretarias municipais da Criança e Assistência Social, Educação, Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos e Unicef.

Mortes violentas 2
O objetivo do seminário é identificar e compartilhar conhecimentos e metodologias para o enfrentamento de mortes violentas de adolescentes e jovens. O conteúdo debatido oportunizará o desenvolvimento de programas e políticas públicas de enfrentamento e redução de homicídios.

Michael no Marcus
O cantor Michael Wesley vai se apresentar nas alturas. Ele faz show neste sábado na cobertura do edifício Marcus Barbosa Intelligent Office, na Avenida dos Holandeses, mesmo espaço onde também cantará Bruno Shinoda, que ganhou o epíteto de “Imperador das Festas”. Michael desembarcará acompanhado de toda a sua banda oficial para agitar a ala jovem que costuma aproveitar o fim de semana tendo São Luís a seus pés.

Para escrever na pedra:
“Não se pode criar experiência. É preciso passar por ela”. De Albert Camus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.