Lançamento

Coletânea de poemas maranhenses

Resultado do concurso "Novos Poetas Maranhenses - Prêmio Gonçalves Dias", coletânea com os 40 melhores poemas, foi lançada no dia 31 de outubro, com exemplares esgotados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Obra reúne vencedores de concurso promovido pelo deputado Adriano Sarney e  AMEI
Obra reúne vencedores de concurso promovido pelo deputado Adriano Sarney e AMEI (Coletânea )

São Luís - A Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI) e o deputado Adriano (PV) providenciaram mais 100 exemplares da coletânea com os 40 melhores poemas do concurso “Novos Poetas Maranhenses - Prêmio Gonçalves Dias”, lançada no dia 31 de outubro. Os 200 primeiros exemplares foram esgotados no dia do lançamento do livro, na sede da AMEI, no São Luís Shopping (Jaracati).

“A AMEI abraçou esse projeto e me fez ter um dos legados mais importantes do meu mandato como deputado estadual. Sinto-me honrado em poder incentivar o amor por artes tão nobres quanto a poesia e a literatura”, destacou o deputado Adriano.

A coletânea reúne 45 poesias, pois inclui mais cinco poemas extras. Segundo o presidente da AMEI, José Viegas, o fato de os exemplares terem esgotado tão rápido demonstra o interesse do público maranhense por poesia. “Revela, também, a importância do concurso, que cresce a cada ano, bem como o interesse dos participantes. Foram cerca de 500 inscritos, de vários municípios do estado. Algumas cidades tiveram mais de dois representantes. Aliás, dos 100 exemplares que já providenciamos, 50 já estão reservados”, disse José Viegas.

Próxima edição
Conforme o presidente da AMEI, o edital para o concurso do próximo ano deverá ser lançado em janeiro e o juri da edição 2020 será composto também de membros de outros países, como o poeta angolano Lopito Feijóo, que esteve em São Luís este ano para proferir palestra e lançar obras na Feira do Livro de São Luís, em sua mais recente edição.

Além dele, o poeta maranhense Salgado Maranhão, radicado no Rio de Janeiro, já aceitou o convite. “Este ano, lançaremos o edital com dois meses de antecedência, para que as pessoas tenham mais tempo de se inscrever”, disse José Viegas.

O concurso foi realizado em agosto deste ano, em comemoração ao Dia Estadual da Poesia, instituído pela Lei nº 10.545/2016, de autoria do parlamentar. Foram quase 300 participantes e mais de 500 poemas enviados.

O evento de lançamento da coletânea foi realizado no Espaço Cultural da Livraria AMEI, no São Luís Shopping, com a presença dos respectivos poetas. Os poemas foram escolhidos pela banca julgadora do concurso, formada por integrantes da Associação Maranhense de Escritores Independentes. A obra está sendo vendida por R$ 30,00.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.