Conscientização

Campanha da BRK Ambiental defende a prevenção da dengue

Com apoio do médico Drauzio Varela, empresa apresenta atividade, via web, para reforçar a importância de eliminar os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, durante o ano todo

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
O acúmulo de água parada em vasos, garrafas e pneus pode atrair o Aedes Aegypti, transmissor da dengue
O acúmulo de água parada em vasos, garrafas e pneus pode atrair o Aedes Aegypti, transmissor da dengue (água acumulada)

Para conscientizar a população sobre a importância do combate à dengue, a BRK Ambiental, maior empresa privada de saneamento básico do Brasil, lança a campanha de conscientização via web “Dengue: Antes de buscar os sintomas, busque prevenção”.

A ação conta com a participação do médico Drauzio Varella e tem como objetivo contribuir com a redução dos casos de dengue no país. “Na internet, antes de buscar por sintomas, busque por prevenção. É preciso acabar com os focos de água parada o ano inteiro", recomenda o especialista.

“Nos últimos oito meses, o país registrou mais de 1,4 milhão de casos de dengue, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, um aumento de aproximadamente 600% se comparado ao mesmo período do ano passado. Estamos em mais de 100 cidades brasileiras e entendemos que também podemos usar os nossos canais de comunicação para contribuir com a disseminação de informações e com a redução dos casos da doença”, diz José Mário Ribeiro, Diretor de Concessão da BRK Ambiental no Maranhão.

Além da dengue, o Aedes aegypti, é capaz de disseminar também os vírus zika e chikungunya. No Maranhão, por exemplo, o clima quente e úmido, principalmente na estação chuvosa, agrava ainda mais a situação e favorece a reprodução do mosquito. O aumento no número de casos em 2019 foi de quase 40%. O estado já havia registrado 749 casos de dengue apenas no início do ano.

Uma das principais ações para mitigar a atuação do mosquito é a limpeza da caixa d’água. Nesse sentido, a BRK Ambiental, responsável pelo serviço de água e esgoto em Paço do Lumiar e São José de Ribamar, recomenda que a higienização seja feita a cada seis meses.

COMO LIMPAR CAIXA D´ÁGUA

o morador deve fechar o registro do cavalete para cortar o fornecimento de água que vem da rua. Em seguida, é preciso esvaziar a caixa d’água até que reste um palmo de água dentro dela. Para evitar o desperdício, a BRK Ambiental sugere utilizar essa água para atividades cotidianas, como lavar o carro, molhar as plantas ou até usar para lavar louças e roupas.
Feito isso, é iniciada a limpeza com o uso de água sanitária, esfregando o fundo e as paredes da caixa d’água com uma escova de nylon limpa. Na sequência, é necessário retirar toda a água que ainda sobrou na caixa, ligar o registro, e voltar a encher o reservatório. Com a caixa cheia, despeje 2 litros de água sanitária para cada mil litros e aguarde por 2 horas. Após esse período, feche novamente o registro e destampe a saída de água da caixa, deixando que a toda a água da caixa desça pelo encanamento. Volte a consumir a água apenas após encher o reservatório novamente e ter o abastecimento da residência retomado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.